Otimização de sites: aprenda como deixar seu site mais rápido!

Por -

Deixar seu site mais rápido pode ser mais simples do que você imagina!

site rapido 277x300 Otimização de sites: aprenda como deixar seu site mais rápido!
Não é de hoje que o Google e outros mecanismos de busca levam em consideração o tempo de carregamento de um site como critério para posicioná-lo nas pesquisas. Por isso, é mais do que importante que seu site esteja sempre o mais leve possível pra carregar. Juntei aqui algumas dicas simples, mas que pouca gente parece prestar atenção.Vamos a elas?

1. Faça todos os testes disponíveis!

Existem várias ferramentas que podem te dizer qual é o tempo que seu site leva para abrir. É importante testar pelo menos duas e fazer uma média, já que cada ferramenta tem uma métrica diferente. Recomendo os sites Pingdom Tools e Webwait.

Um bom tempo para o carregamento de um site é de 7 segundos para baixo. Embora isso seja um tanto relativo, acima de 10 segundos, já é preciso se preocupar e fazer uma análise para verificar o que pode ser mudado. Esse é um dos segredos da otimização de sites.

2. Bote o lixo para fora!

Botões de parceiros que não enviam visitas, banners de campanhas que não te ajudam em nada, scripts mostrando a quantidade de usuários online, previsão do tempo, contador de visitas. Você realmente precisa disso tudo na barra lateral? Essas informações são relevantes para seus usuários? Na maioria dos casos eles apenas exibem informações que de nada valem pro usuário, e que estão ali para satisfazer o ego do webmaster. O problema é que, além de não servirem pra nada, eles acabam deixando seu site bastante lento, já que muitos usam javascript e costumam travar. Seja criterioso(a) com o que você põe em seu site. Visite algum blog de sucesso e veja se tem tudo isso. Afirmo que em 90% dos casos eles entregam um site limpo e sem essas bobagens para o usuário.

3. Google webmasters - uma excelente mão na roda!

Poucos webmasters entendem o real potencial do Google webmasters e desperdiçam uma excelente ferramenta para avaliar seu site. Na barra direita do Google webmasters você encontra a linha <google labs>, onde você pode clicar e ver quantos segundos o seu site leva para abrir de acordo com as métricas do Google. Ele ainda te dá sugestões de como melhorar seu site. Que tal passar a segui-las?

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


4. Atenção às imagens!

Outro detalhe que pouca gente dá atenção: se você vai usar a imagem que tem 500×400 pixels redimensionada para 250×250, por que não fazer o upload já nesse tamanho economizando leitura de código e também espaço em seu servidor. Pode parecer bobagem, mas são pequenos detalhes assim que auxiliam o carregamento do site como um todo. Além disso, faça sempre testes. Veja se a imagem em .png fica menor ou maior, e se mantém a qualidade. Recomendo o mesmo com banners de parceiros que você não puder retirar. Redimensione para o tamanho que você quer e armazene no seu próprio servidor, já que chamadas buscando a imagem usada no seu site em outros locais tornam carregamento mais lento. E se a hospedagem da imagem sair do ar, deixarão um horrível espaço branco. Ao reduzir as imagens será perceptível como seu site carregará mais rápido.

5. Teste seu servidor

Quando se fala em otimização de sites não há como deixar de lado a questão do seu servidor. Poucos webmasters atentam para o fato de que há muita diferença entre o tempo de carregamento de um servidor de hospedagem para outro. Recomendo bastante cuidado ao escolher a hospedagem – já falei sobre isso nesse post. Um teste simples que pode ser feito é o teste de ping. Abra o prompt do ms-dos em seu Windows e digite:

ping www.seusite.com.br (o endereço do seu site)

Se a resposta estiver em mais de 100ms significa que seu servidor está bem lento para responder, o que pode causar lentidão ao acessar seu site. Verifique se outras pessoas que usam a mesma hospedagem que você estão enfrentado o mesmo problema. Talvez seja hora de trocar de hospedagem. Aqui no blog por exemplo utilizamos a Hostgator e não temos tido problema.

E então pessoal? Gostaram de nossas dicas? Agora é mãos a obra para deixar seu site mais rápido! Fiquem ligados que em breve tem mais! Se quiserem estar sempre por dentro dos nossos artigos, sigam nosso twitter:

twitter Otimização de sites: aprenda como deixar seu site mais rápido!

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites

17 Comentários em Otimização de sites: aprenda como deixar seu site mais rápido!

  1. Olá Almy, adorei as dicas e as ferramentas. O meu site estava bem lento, segui os teus conselhos e agora o tempo médio de carregamento é 3.50.
    Obrigada.
    Um abraço.

  2. Pois é, Almy,

    Fiz a pesquisa com o Pingdom e o Webwait conforme você sugeriu. Mas, acho que faltou exemplificar melhor de que modo proceder no trabalho de melhoria.

    Vi que meu tempo de carregamento está mais lento do que você sugeriu, mas não sei efetuar as correções.

    Por que você não publica um tutorial sobre isso?

  3. Excelentes dicas! Confesso que não havia testado o tempo de carregamento do meu web site.. no entanto alem dessas dicas,claro que é fundamental se aprofundar mais no assunto

  4. Ola Almy, obrigado pelas dicas, gostaria de mais uma explicação se possível, minha hospedagem é gratuita da hostinger, mas todo mês venho recebendo aviso de CPU excedente 70% do limite permitido da CPU. não sei oque fazer pois a hostinger já desativou varias vezes meu site. oque eu faço para acabar com a excedência da cota de 70% da CPU.?

    Obrigado Pela ATENÇÃO!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>