Otimização de Sites Wordpress

Dicas: como deixar seu blog WordPress mais leve!


Veja como otimizar seu site para que ele fique mais rápido e o WordPress mais leve . Confira!

wordpress novo
Nenhum webmaster quer que seu site em WordPress fique lento, não é mesmo? Mas o delírio causado pela grande oferta e instalação desenfreada de plugins e add-ons pode deixar o site pesado e o código bem truncado. O que fazer para acabar com este problema? É aí que a gente entra! Veja essas dicas:

1. Não exagere nos plugins

Plugins podem ter muitas funcionalidades, mas se você instala muitos deles podem começar a ocorrer conflitos, travamentos e muitos erros. Além disso, alguns plugins consomem muito processamento do servidor e com isso, mesmo que você não tenha muitas visitas, há o risco de ser expulso do provedor! Se você tem plugins que não agregam nada ao seu site trate de desinstalá-los!

2. Atualizações

Não ignore as atualizações do WordPress. Pesquise em fóruns e se não houver problemas com quem atualizou para a nova versão, instale-a você também. Toda atualização promete corrigir e otimizar aspectos do WordPress que podem ser invisíveis na interface externa, mas melhoram muitas coisas em relação ao desempenho do seu site por trás dos códigos.

3. Hospedagem

Verifique sempre qual a versão do PHP seu servidor está rodando para que seu WordPress esteja sempre de acordo e não haja conflitos.

4. Cache

Se seu site recebe muitas visitas, talvez seja a hora de procurar plugins de cache, que geram uma página “pronta” do seu site, economizando memória e recursos do servidor. Os plugins mais recomendados são o Hyper Cache e o W3 Cache. (Em breve dedicaremos um post ao assunto, ok?)

Conclusão

Existe sempre algo que pode ser feito para deixar seu blog WordPress mais leve e otimizado. Com essas nossas dicas, certamente você perceberá melhorias. Que tal colocá-las em prática?

Se tiver mais alguma sugestão, os comentários estão abertos, ok?

 

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
dvds
Produtividade: qual o melhor jeito de salvar arquivos de forma segura?
proteger site
Como proteger seu site: mostramos dicas simples e super úteis!
site rapido
Otimização de sites: aprenda como deixar seu site mais rápido!
4 Comments
  • julho 4, 2012 at 11:18 am
    Resposta

    Mestre, ótimo artigo e aguardo ansioso os próximos sobre os plugins de cache, hahahaha.

    Eu uso o W3 e gosto muito.

    Realmente o uso exagerado de plugins “trava” muito o blog. Alias, widgets demais na sidebar também são um problema.

    Grande abraço e ótimo artigo.

  • dezembro 6, 2011 at 6:28 pm
    Resposta

    Nossa, boas dicas vou tentar ver isso de plugins, acho que tenho muitos que não uso.

  • novembro 7, 2011 at 1:02 pm
    Resposta

    […] for desnecessário, jogue fora! Já até dei dicas de como deixar seu site mais rápidos nosposts Dicas: como deixar seu blog wordpress mais leve! e Otimização de sites: aprenda como deixar seu site mais […]

  • novembro 3, 2011 at 12:30 am
    Resposta

    […] for desnecessário, jogue fora! Já até dei dicas de como deixar seu site mais rápidos nos posts Dicas: como deixar seu blog wordpress mais leve! e Otimização de sites: aprenda como deixar seu site mais […]

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage