Ganhar dinheiro: como montar um midia kit!

Por -

Veja como mostrar informações aos possíveis anunciantes e valorizar seu site com um midia kit bem feito…

dinheiro internet Ganhar dinheiro: como montar um midia kit!
Quem pretende ganhar dinheiro com seu site sabe que nem sempre os programas de afiliados rendem o esperado, e que um anunciante direto pode trazer bem mais lucro. Porém, para que seu anunciante saiba qual o tamanho e tipo do seu público, valores cobrados, como anunciar e outras informações, é preciso mostrar seu portifólio, comumente conhecido como midia kit.Ja escrevemos até um artigo onde existe um modelo de midia kit para baixar.

Quando montar o midia kit?

O momento ideal para montar um midia kit depende muito do seu nicho. Mas tenha em mente que dificilmente alguém vai querer anunciar em um site que possua menos de mil visitas diárias (ou, fazendo uma conta simples, 30 mil mensais).

Formato

Muitos blogueiros e webmasters utilizaram o Power Point para a construção do midia kit. Como nem todo mundo possui o Office instalado (muitos usam Mac ou Linux) é melhor usar um formato mais aceito universalmente, como o PDF. O próprio Power Point permite salvar seu trabalho como um arquivo PDF hoje em dia.
Informações

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Existem muitas informações importantes que interessam ao seu anunciante, que podem ser conseguidas no Google Analytics. Por exemplo:

- Número de visitas diárias (média dos ultimos 3 meses)

- Número de visitas mensais (média dos ultimos 3 meses)

- Pageviews mensais (média dos ultimos 3 meses)

- Número de seguidores (followers)/fãs nas redes sociais como Facebook, Twitter Orkut

- Número de usuários (leitores de feeds) assinando seus posts

- Informe ao anunciante quem é o seu público. Se são homens, mulheres, qual faixa etária e região do país etc

Se alguém já anunciou em seu site, cite o nome dos anunciantes como referência. Se seu site já foi matéria de algum outro site, jornal ou algo do tipo, fale sobre isso no midia kit. Mas seja criterioso! Não adianta citar um post no blog desconhecido do seu amigo, ok?

E nunca invente visitas. O anunciante pode até anunciar uma vez. Mas ao não ver resultado, não anunciará de novo e falará mal do seu site.

Preços

Defina preços para cada formato onde deseja divulgar publicidade. Se vai vender um banner por período semanal, dê desconto caso a pessoa queira anunciar um mês inteiro. Torne seu produto atraente.

Não pratique preços exorbitantes. O anunciante não é bobo. Mas não precisa vender espaço a preço de banana! Pergunte a si mesmo se pagaria o valor que está pedindo para anunciarem em seu site.

Conclusão

Montar um midia kit é algo que todo blogueiro ou webmaster tem de fazer se quiser vender publicidade diretamente. Se você ainda não fez o seu, mãos à obra!

 

Se você possui mais alguma dica, os comentários estão abertos às suas sugestões!

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites

10 Comentários em Ganhar dinheiro: como montar um midia kit!

  1. O meu site é bem específico, fala sobre produtos para cabelos tendo em média 300 visitantes diários. Apesar disso empresas vem me procurando, perguntando pelo meu mídiakit, mas não tenho segurança em fazer ainda. Como você mesmo falou, como vou criar um mediakit com uma audiência tão baixa? O meu conteúdo é de muita qualidade e com o tempo aumentará meu número de visitantes, estou passando por uma fase de testes onde estou vendo o que funciona ou não no blog, daí aparecem propostas que eu não sei como responder. É complicado. Não sei se quero monetizar agora, mas também não sei o que dizer para não prejudicar futuras negociações quando o blog estiver com maior audiência.
    Algum conselho?

  2. Sim, eu responderia o seguinte:

    Boa tarde agencia xyz,

    Embora nosso site tenha pouco tempo vida , estamos tendo um excelente crescimento em pouco tempo.No momento ainda estamos em fase de testes de várias formas de divulgação onde esperamos obter bons resultados.Dito isto, acreditamos ainda não ser produtivo para o anunciante investir em nosso site nesse momento inicial.Mas desejamos continuar em sua carteiria de contatos, para futuras parcerias,ok?

    é o que costumo responder…

  3. Olá Almy,

    Tenho tido contatos de pessoas que querem anunciar no meu blog.Confesso que eu não esperava por isso,e agora eu quero investir mais na qualidade dos artigos e estratégias de SEO para atrair mais anunciantes.Mas eu acho que para ter mais de mil visitas em um blog demora muito tempo você não acha?

    Erik José da Costa

    http://blog.empreendedorweb.com

  4. O grande problema é a pessoa pagar pelo anuncio, nao ver resultado (ja que como voce disse o site nao tem muitas visitas ainda), e depois ainda falar mal do seu site por que gastou dinheiro a toa.O que voce pode fazer é tentar negociar um preço justo, de acordo com o numero de visitas que possui.

  5. Tenho um blog sobre produção musical amadora. Procurei uma loja que vende itens para músicos, Djs, produtores, e etc. Fiz uma proposta, coloquei um Banner deles em meu blog, publico matérias citando a loja e recomendo aos meus leitores, em troca, eles me dão descontos, me mandam brindes e etc. Já recebi um fone como presente. Tenho uma média diária acima de 500 visitas.
    Será que estou errado, anunciando sem cobrar? Não tenho mídia Kit ainda, tenho um projeto paralelo e pretendo esperar até tudo estiver mais estabilizado para montar o meu.

  6. Olá Fernando, tudo bom?

    Não acho que esteja errado, se a parceria lhe traz frutos, não há problema algum.Até por que, com 500 visitas mesmo sendo um site de uma area bem especifica, é complicado conseguir anunciantes.

  7. Olá. o meu blog fala sobre Beleza e o foco é maquiagens e produtos usados.
    ainda nao tenho confiança em eu mesma criar midia kit e meu blog ja vai fazer 1 ano, mas o numero de visitas ainda nao é mto grande. mas tenho parceria com o blog e recebi mais uma proposta. a parceria nao seria para cobrar pelo anuncio e sim receber produtos e fazer resenhas e posts sobre ele. o q seria mais aconselhavel que eu respondesse pois uma empresa entrou em contato e pediu o midia kit.

  8. Boa tarde.

    Criei minha loja virtual a pouco tempo e gostaria de aumentar o número de visitas. Poderia me dar uma ajuda? Há algo que tenho que melhorar no visual da minha loja, algo que tenho que colocar ou tirar? Recentemente investi no Uol links patrocinios e teve bastante cliques e quero saber se tem alguma outra alternativa para divulgação da minha loja.

    Grato

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>