Google Pagerank: ainda é importante?

Por -

Afinal, o Google Pagerank ainda é algo com que você deve se preocupar? Ele ainda tem valor que tinha no passado?

google pagerank Google Pagerank: ainda é importante?

Quem trabalha com sites e blogs há alguns anos sabe que o Google Pagerank sempre foi uma métrica respeitada, pela qual blogueiros e webmasters sempre lutaram para rankear bem. Se você ainda não sabe do que se trata, pode aprender no post Google PageRank: o que é e para que serve?

Mas será que até hoje o Pagerank deve ser levado em consideração? Vamos avaliar os dois lados da questão e deixar que você leitor tire suas conclusões para o seu caso.

Por que o Google Pagerank ainda é importante?

Venda de links - embora a venda de links seja algo condenado pelo Google, considerada Blackhat SEO, muitos webmasters ainda arriscam a sorte comercializando links, e claro, quanto mais alto o Pagerank, mais caro o link.

Agências de publicidade - Se você pretende conseguir anunciantes diretos ou tem contato com agências de publicidade, um Pagerank de no mínimo 3 ainda é pre-requisito para vários anunciantes e muitas agências ainda valorizam o Pagerank.

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Critério de desempate - embora o Google Pagerank não tenha nem de longe a mesma força de antes, quanto mais sites linkando você, maior será seu Pagerank. Isso pode acabar funcionando como critério de desempate frente a um site com as mesmas palavras-chave e conteúdo original.

 

Por que o Google Pagerank não é mais tão importante?

Algoritmos Panda e Caffeine - com os últimos algoritmos do Google para o mercado das buscas, o Pagerank deixou de ser um fator determinante no posicionamento dos resultados do Google. O algortimo Panda veio para realmente classificar páginas com conteúdo original, de sites que eram apenas voltados para anúncios e armazenar links.

Redes sociais - com o crescimento das redes sociais, mesmo  seu site não estando tão bem posicionado em determinada palavra-chave, a chance de conseguir boas visitas é grande, a partir do compartilhamento no Facebook, Twitter ou G+. Além disso isso ele acaba ganhando vários links pela internet afora.

Relevância - hoje em dia, mesmo que seu Pagerank seja baixo você ainda tem chance de ficar à frente de sites concorrentes com Pagerank maior caso seu conteúdo seja original e relevante.

Cabe a você avaliar em qual dos casos acima seu site/blog melhor se encaixa e se realmente o Google Pagerank fará diferença. Se você tem mais opiniões ou sugestões, os comentários estão abertos!

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites

5 Comentários em Google Pagerank: ainda é importante?

  1. bem explicado o post, e sempre acompanho as informações que este site disponibiliza. Por mais que esteja perdendo espaço, o PR é muito importante e refllette no que o seu site oferece. Se alguem te dpá um link, certamente é por que o conteudo e relevante. Abreços

  2. Olá Almy,
    Muito interessante o seu artigo. Acredito que o Google logo não dará mais importância ao PageRank, pois muitos utilizam técnicas muitas vezes sem sentido apenas para melhorar o ranking de um site. Mas acho difícil um site se manter quando o mesmo não possuí qualidade.
    Tenho dúvida no seguinte. Eu cheguei neste seu artigo através do agregador do Ferramentas Blog. Os agregadores não acabariam se tornando praticas de Blackhat SEO, uma vez que fazem link para outros sites? Pois notei que o agregador do Ferramentas Blog e até mesmo o Ocioso não utilizam o atributo nofollow.
    Abraço!

    • No caso dos agregadores, é importante mudar a descrição, nao postar a mesma descricao em todos, ate o momento nunca tive problemas com isto.

  3. Olá Almy,
    Seria interessante que você instalasse um plugin de notificação para eu saber quando você responderá o comentário.
    Se puder me avisar por Email para eu ver a reposta, agradeço :-)
    Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>