Google Adsense: aprenda como evitar erros que os blogueiros cometem usando ele!

Por -

Listamos 5 erros que os blogueiros cometem usando o Google Adsense e depois reclamam que não ganham dinheiro com ele.

google adsense Google Adsense: aprenda como evitar erros que os blogueiros cometem usando ele!
O programa de afiliados para sites e blogs, google adsense é referência quando se fala em ganhar dinheiro na internet, monetizando seus projetos.Porém, muita gente reclama que não consegue ganhar dinheiro com ele, que ele não funciona e por aí vai.Mas será mesmo? Por que tanta gente então diz que ganha dinheiro com ele? Bom, vou mostrar aqui então, alguns erros comuns que blogueiros e webmasters cometem ao usar o adsense, e espero que possam lhe ajudar a melhorar os ganhos com o adsense.Vamos lá?

Erros de posicionamento

Caso ninguém nunca tenha lhe dito isso, vou falar aqui agora: o adsense deixa seu site feito! Sim, caso não tenha percebido, ele polui o visual, deixa tudo meio feio e as vezes até um pouqinho mais lento.Mas isso, não é nenhuma novidade.para realmente ganhar dinheiro com o adsense, é preciso ousar, e “enfeiar” seu site.Pois é poucos blogs conseguem usar o adsense e ainda assim continuarem bonitos e leves, a não ser que seu template seja exclusivamente desenvolvido e customizado ja tendo em mente os locais dos anúncios, mas em temas free é mais do que comum que o visual seja afetado ao utilizarmos esses anúncios.Mas vamos aos fatos, voc6e quer ganhar dinheiro ou quer ficar com um site bonito?

Bom, eu não pretendo participar de nenhum concurso de beleza de sites, então tento mesmo é ganhar dinheiro com o adsense.Muitos blogueiros se recusam a colocar um bloco de 300×250 abaixo do titulo do post, o que é um erro grave pois salvo exceções, é um dos formatos mais lucrativos.Além disso, insistem no 468×60 lá no canto superior direito, que é um dos piores formatos em matéria de lucro, nem o google recomenda mais que se coloque esse banner ali.Além do 300×250 no topo, é bom colocar um 468×60 no meio do texto.Ok, não se pode confundir o usuário, mas desde que se dê algum espaço, não há problema em ter anúncio no meio do texto.Esse é um erro comum dos blogueiros e webmasters, deixar os anúncios nos cantos, praticamente gritando:olá pessoal, eu sou um anúncio,cuidado para nao clicar em mim! Aí ninguém clica e você não ganha dinheiro.

Veja o “mapa de calor” do google adsense, com os locais onde o usuário mais costuma olhar , e onde você deve pensar para colocar seus anúncios, no caso, quanto mais vermelho melhor:

heatmap adsense Google Adsense: aprenda como evitar erros que os blogueiros cometem usando ele!

Não filtrar categorias

se você usa adsense em mais de um site, talvez essa dica não seja tão eficaz,mas se você usa em somente um site, pode ser interessante bloquear algumas categorias no adsense.Por exemplo, se seu site é sobre maquiagem, anúncios sobre peças para máquinas industriais não fazem muito sentido não é? Você pode bloquear essas categorias, logando no painel do adsense e depois entrando em central de revisão de anúncios.Faça testes, nem sempre o que funciona para uma pessoa necessariamente funciona para você.

Não combinar o esquema de cores

Sim, pode não parecer, mas o esquema de cores dos anúncios influencia e muito as conversões e cliques em seus anúncios.Teste colocando as mesmas cores do site, depois teste com cores diferentes, enfim, não tenha medo de testar.Só não tente enganar seus visitantes, ao ponto de não se conseguir distinguir texto de anúncio.

layout pra site 300x221 Google Adsense: aprenda como evitar erros que os blogueiros cometem usando ele!

Não saber medir a conversão

Muitos blogueiros nem sabem quantos cliques cada bloco de anúncio leva, e nem de que site veio o maior ganho do dia.Pois é, no painel existem todas essas informações.Você ja parou para estudá-las? Qual seu bloco mais lucrativo? E o menos lucrativo? Será que não seria interessante trocar esse menos lucrativo por outro?

Não perceber que o programa não serve pro nicho

Embora o adsense seja um excelente programa, é sabido que nem todo nicho vai ter um bom lucro com ele. No nicho do mestre dos sites por exemplo, ele nem sempre é a melhor escolha. Muita gente ganha até mais dinheiro com programas como submarino, cursos24 horas ou net afiliation.O motivo? Bom, pessoas que estão lendo sobre otimização de sites já sabem o que é o adsense e não vào ficar clicando.Nesse tempo que já utilizo, uma constatação que se pode chegar, é que quanto “mais burro” o seu público do site, quanto mais leigo, melhor o rendimento do adsense, pois as pessoas leigas confundem o que é adsense e o que é conteúdo, mesmo que você não esteja trapaceando e apelando na disposição dos anúncios.

Por isso, se o seu público alvo é um pouco mas “estudado” talvez seja interessante usar outros programas de afiliados, como os que já citei aqui:

 Programas de afiliados- veja como ganhar dinheiro com seu site ou blog

Conclusão

Bom pessoal, espero que o artgo tenha ajudado na percepção de que é possivel sm ganhar dinheiro com o adsense no seu site, mas é preciso cuidado para não se cometer os erros que citei acima.

Se você pensa diferente, ou quer apenas dexar sua opinião, os comentários estão a disposição.Conta pra gente sua experiência com o adsense.

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:

Powered by FeedBurner


admin

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites

8 Comentários em Google Adsense: aprenda como evitar erros que os blogueiros cometem usando ele!

  1. Ótimo artigo Almy!

    Um erro que muitos blogueiros cometem na minha opinião é usar o Adsense ou qualquer outro tipo de propaganda logo que lança ou nos primeiros meses de vida de um blog sem ter um bom número de visitas, acreditando que vai ganhar dinheiro desde o início. Só com o tempo vamos aprendendo.

    Grande abraço!

    • Nunca concordei com esse tipo de opinião, não vejo problema nenhum em um cara iniciar um site e colocar logo de cara anúncios.

      O problema não é o anuncio, e sim o site, se o cara cria um site PARA ANÚNCIOS, com objetivo único de gerar renda, com um monte de conteúdo tosco, com publicidade, abrindo pop-up, cobrindo conteúdo e etc, ai é claro que não adianta, agora se o cara vai fazer um site serio e já fez layout preparado pra anúncios qual o problema se ele ocupar esse espaço com anúncios relevantes para a pequena quantidade de usuários que vai entrar no site?

      Mas respeito opiniões divergentes, acho que é mais uma questão de estética no inicio mesmo, afinal o cara não vai ganhar nada mas também não vai perder, os pucos centavos que entrarem estarão acumulando para o futuro ou com a renda que já é gerada.

      Vlw

  2. Existe problema em ter o link para a “Politica de Privacidade” do Adsense no rodapé do blog, lá no final afeta alguma coisa?

    • Olá Casdia,

      Eu prefiro deixar no topo, para pessoal do Google ja chegar no meu site e ja ver de cara, mas sinceramente nao sei se existe problema.Eu prefiro facilitar para eles, nao acho que els vão ficar caçando em caso de problemas não .

  3. Olá:
    Eu tenho 3 blogs de pequeno porte(vamos dizer assim) a 6 meses e só agora eu optei por me cadastrar no Adsense influenciado pelos blogs que eu leio.
    E com essas dicas que me foi passada aqui vai ficar bem mais fácil me organizar.
    Parabéns pelo artigo,esta ótimo

    Mauricio Lessa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>