Otimização de Sites

Layout: por que é importante tratar da aparência do seu blog?


Mostramos por que é importante cuidar da aparência do seu blog e como isso pode ajudá-lo a crescer. 
layout pra site

O guest post de hoje é do designer gráfico, webdesigner e ilustrador Fábio Birous, e que também atuará como revisor aqui no Mestre dos Sites. Você pode conferir seus trabalhos no site do Estúdio Dr. Quem! Já utilizei os serviços e recomendo!

Afinal, layout é o que?

Provavelmente você já ouviu falar do termo e até faz uma ideia do que é. E, por ser um termo cada vez mais comum, muitos profissionais de comunicação caem no erro de assumir que todos entendem o que significa. Mas, será que está claro para você o que quer dizer layout?  

Em uma tradução ao pé da letra, layout (ou leiaute, aportuguesado) seria “botar fora”. Algumas outras possíveis traduções seriam disposição, esquema, plano, traçado, esboço, aparência e visual. No contexto gráfico seria exibir ou externar visualmente uma ideia ou conceito. 

Como estamos falando de web, em um site, o layout é a forma como seus elementos estão organizados, dispostos. Esses elementos são tudo o que se vê (imagens, tipografia, cores, fios, tarjas, formulários, botões, widgets etc) e também os espaços brancos, por exemplo. O layout também influencia o mood do site, ou seu “clima” e personalidade, além de mediar a experiência de interação do usuário.

Mundo real x Internet

Nós gostamos de entrar em lojas bem planejadas, bem localizadas, com fácil acesso. Vitrines, as cores das paredes e até o piso passam informações e são pensadas para dar conforto ao cliente e valorizar produtos. 

Se o visual de uma loja interfere em seu sucesso, por que seria diferente na web?

O arranjo dos elementos de um site é definitivo para atrair o olhar do usuário para as áreas mais importantes e facilitar a navegação, garantindo uma experiência consistente durante o tempo em que o usuário permanece nele. Sites com boa escolha de cores e imagens, que oferecem o que se procura de forma rápida e fácil passam impressão de organização e profissionalismo, além de serem bem lembrados e comentados. Por outro lado, sites com cara de antigos ou muito confusos, geralmente causam má impressão e repulsa.

Lembre-se: um site que causa boa impressão se reverte em usuários satisfeitos e boas taxas de retorno!

Importância do profissional

Não é suficiente fazer um site com bom conteúdo, afinal, isso é o mínimo que se espera encontrar em um site. A partir daí você deve se preocupar com a decisão a ser tomada: usar templates prontos ou contratar um webdesigner?

Enquanto que nos templates prontos alguns elementos (tipografia, tamanhos de letra, cores, fundo, margens, alturas e larguras e elementos decorativos, entre outros) já estão definidos ou são configuráveis, o seu gosto pessoal e noção estética podem não ser suficientes para determinar um layout único ou afinado com o nicho do seu site. Nesse momento o trabalho de um webdesigner profissional pode revelar-se crucial já que ele usará critérios para determinar o estilo e elementos gráficos adequados, além de preocupação com aspectos como acessibilidade usabilidade, para definir não apenas o layout correto, mas garantir que não fique poluído, com informações confusas ou que brigam pela atenção do usuário.

Conclusão

Para garantir aos seus leitores uma boa experiência de navegação devemos prestar atenção no layout já que ele determina não apenas organiza o que é visto, mas também influencia o que se sente. É preciso haver sintonia entre a estética adotada e a intenção do seu site. E, de preferência, a navegação deve ser feita de forma agradável e transparente, garantindo acesso fácil ao que se procura e retornos ao seu site. Boa sorte!

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
site com virus
Segurança: evite que seu site seja infectado por malwares!
google analytics
Google Analytics: aprenda a interpretar e fazer bom uso das suas informações! – Parte 2
nao me faca pensar
Não me faça pensar! Conheça um dos melhores livros para blogueiros e webmasters!
6 Comments
  • Tete Rocha
    agosto 15, 2012 at 9:52 pm
    Resposta

    Ótimo artigo.
    E realmente o trabalho do Estúdio Dr. Quem! é muito bom. Recomendadíssimo!

    • julho 6, 2014 at 8:23 pm
      Resposta

      Obrigado, Tete Rocha. Agora é esperar a oportunidade de escrever algum outro. Aguardando o convite do amigo Almy!

  • julho 9, 2012 at 10:51 am
    Resposta

    Adorei a postagem, parabéns.

  • julho 4, 2012 at 8:41 pm
    Resposta

    Fábio, certamente o layout tem uma importância muito grande, devendo-se haver uma moderação, tanto na simplicidade quanto na exuberância. Layouts e sites únicos são mais fáceis de lembrar, e são os quais sempre voltamos a navegar quando precisamos do conteúdo relacionado, disponível no mesmo.
    Abraços,
    Digo Cabral

    • julho 6, 2014 at 8:23 pm
      Resposta

      É, Diego. Com os templates prontos – alguns pagos – pipocando por aí, é importante ficar atento aos possíveis excessos. Ruído de informação pode afastar usuários, em vez de atraí-los.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage