BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Otimização de Sites / Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!

Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!

Entenda como o Google PageSpeed pode ajudar a deixar seu site mais rápido e ganhar mais visitas do Google!

google speed teste Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!
Google PageSpeed

Uma das preocupações de quem tem um site é sua velocidade. Por isso, nada mais importante do que usar ferramentas corretas de medição. Se sua intenção é deixar seu site mais rápido e receber mais visitas do Google, vou mostrar uma ferramenta permite tudo isso: o Google PageSpeed test.

O que é o Google PageSpeed test?

O Google PageSpeed é um aplicativo do Google que mede a velocidade do seu site e avisa o que precisa ser melhorado, sugerindo o que pode ser feito. Estas dicas vêm listadas por ordem de prioridade e com elas você ou o seu webdesigner tem uma melhor ideia sobre o que ajustar. Existem muitas ferramentas pela internet que fazem isso. Porém, se você quer visitas do Google, nada melhor que a ferramenta do próprio Google gostar do seu site, não é verdade? O diferencial dessa ferramenta está na possibilidade de analisar páginas não só da perspectiva de um desktop como também de um dispositivo móvel.

Como utilizar o Google PageSpeed?

Primeiramente, acesse o site, clicando aqui.

Digite seu site na linha e clique para ele analisar. Você deve ver uma tela nesse estilo:

google speed test 300x140 Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!
Google PageSpeed test - clique para ampliar

Para cada site analisado a ferramenta dá uma pontuação de 0 a 100, de acordo com os recursos que eles usam e ainda detalha, com quatro níveis de prioridades, o que precisa ser feito para melhorar. O PageSpeed ainda disponibiliza uma API com a mesma capacidade de análise de performance encontrada nas extensões. A API pode ser utilizada via Curl, JavaScript, .Net, Go, Java e várias outras linguagens.

Analisando os dados do PageSpeed test

A avaliação do PageSpeed é bastante ampla, precisa e avalia, por exemplo, a entrega de conteúdo de uma URL consistente, se é preciso diminuir a quantidade de JavaScript em partes específicas ou juntar imagens em um sprite CSS. Algumas coisas podem soar como preciosismo uma vez que nem o próprio google.com tira nota 100, mas é importante observar cada detalhe, pois cada pequena parte que puder ser melhorada refletirá em um site mais rápido.

Após a análise é a sua vez de colocar a mão na massa e melhorar o tempo de carregamento do seu site. De acordo com informações do próprio Google “A redução do tempo de carregamento da página pode reduzir as taxas de rejeição e aumentar as taxas de conversão”.

Conclusão

Bom, espero que o Google PageSpeed test ajude a melhorar a velocidade do seu site. Já falamos várias vezes que um dos quesitos que o Google utiliza para posicionar seu site tanto na busca comum quanto no Google imagens é a velocidade de carregamento. Por isso, não tenha preguiça de analisar e corrigir todos os detalhes que ele indicar. Pode ser chato agora, mas o resultado será notado em pouco tempo.

Conta pra gente: o que você conseguiu melhorar em seu site após a análise do Google PageSpeed?

Fonte: Target e Zooming

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


About Almy

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites

Check Also

morte sites

E se você morresse hoje? O que aconteceria com seus sites?

Não importa o que se faça, um dia todos vamos morrer. E seus sites e ...

3 comments

  1. Olá, obrigada pela sua dica, já estou lendo!

    Beijos

  2. Parabéns pelo post está fantástico!
    Esclareceu muito bem minhas dúvidas, e me ajudou muito.
    Parabéns pelo blog, desejo muito sucesso! Tanto na vida pessoal como em sua carreira.
    Continue assim.

  3. Estranho tirei nota 88 mas acho meu Blog tão lento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>