Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!

Por -

Entenda como o Google PageSpeed pode ajudar a deixar seu site mais rápido e ganhar mais visitas do Google!

google speed teste Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!

Google PageSpeed

Uma das preocupações de quem tem um site é sua velocidade. Por isso, nada mais importante do que usar ferramentas corretas de medição. Se sua intenção é deixar seu site mais rápido e receber mais visitas do Google, vou mostrar uma ferramenta permite tudo isso: o Google PageSpeed test.

O que é o Google PageSpeed test?

O Google PageSpeed é um aplicativo do Google que mede a velocidade do seu site e avisa o que precisa ser melhorado, sugerindo o que pode ser feito. Estas dicas vêm listadas por ordem de prioridade e com elas você ou o seu webdesigner tem uma melhor ideia sobre o que ajustar. Existem muitas ferramentas pela internet que fazem isso. Porém, se você quer visitas do Google, nada melhor que a ferramenta do próprio Google gostar do seu site, não é verdade? O diferencial dessa ferramenta está na possibilidade de analisar páginas não só da perspectiva de um desktop como também de um dispositivo móvel.

Como utilizar o Google PageSpeed?

Primeiramente, acesse o site, clicando aqui.

Digite seu site na linha e clique para ele analisar. Você deve ver uma tela nesse estilo:

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


google speed test 300x140 Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!

Google PageSpeed test - clique para ampliar

Para cada site analisado a ferramenta dá uma pontuação de 0 a 100, de acordo com os recursos que eles usam e ainda detalha, com quatro níveis de prioridades, o que precisa ser feito para melhorar. O PageSpeed ainda disponibiliza uma API com a mesma capacidade de análise de performance encontrada nas extensões. A API pode ser utilizada via Curl, JavaScript, .Net, Go, Java e várias outras linguagens.

Analisando os dados do PageSpeed test

A avaliação do PageSpeed é bastante ampla, precisa e avalia, por exemplo, a entrega de conteúdo de uma URL consistente, se é preciso diminuir a quantidade de JavaScript em partes específicas ou juntar imagens em um sprite CSS. Algumas coisas podem soar como preciosismo uma vez que nem o próprio google.com tira nota 100, mas é importante observar cada detalhe, pois cada pequena parte que puder ser melhorada refletirá em um site mais rápido.

Após a análise é a sua vez de colocar a mão na massa e melhorar o tempo de carregamento do seu site. De acordo com informações do próprio Google “A redução do tempo de carregamento da página pode reduzir as taxas de rejeição e aumentar as taxas de conversão”.

Conclusão

Bom, espero que o Google PageSpeed test ajude a melhorar a velocidade do seu site. Já falamos várias vezes que um dos quesitos que o Google utiliza para posicionar seu site tanto na busca comum quanto no Google imagens é a velocidade de carregamento. Por isso, não tenha preguiça de analisar e corrigir todos os detalhes que ele indicar. Pode ser chato agora, mas o resultado será notado em pouco tempo.

Conta pra gente: o que você conseguiu melhorar em seu site após a análise do Google PageSpeed?

Fonte: Target e Zooming

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites

3 Comentários em Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!

  1. Parabéns pelo post está fantástico!
    Esclareceu muito bem minhas dúvidas, e me ajudou muito.
    Parabéns pelo blog, desejo muito sucesso! Tanto na vida pessoal como em sua carreira.
    Continue assim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>