Ganhar Dinheiro

Mistérios do Google Adsense: respondemos alguns deles!

Por que meus ganhos caíram? Por que meu cpc era bom e hoje é um lixo? Respondemos essas e outras perguntas frequentes dos fóruns do Adsense por aí…
Que o Google Adsense é um excelente programa de afiliados, ninguém tem dúvidas. Claro que existem no mercado uma série de programas de afiliados muito bons, mas o Adsense ainda é de longe o mais confiável e um dos mais utilizados. Isso não impede no entanto, que as pessoas tenham várias dúvidas sobre ele, ou entendam errado certos conceitos, mesmo entre editores já “velhos de guerra”. Navegando por aí em fóruns e grupos no facebook, vejo algumas perguntas comuns, que resolvi trazer aqui as respostas. Muitas delas são saídas do próprio fórum de webmasters do Google com a posição da empresa, outras tive ajuda de alguns amigos e outras são baseadas em coisas que aprendi ao longo dos anos.
Desde já, deixo avisado que se você discordar de algum ponto ou achar que falei besteira, os comentários estão a disposição para discutirmos . Acompanhe comigo!

Mistérios do Google Adense – dúvidas frequentes dos editores

misterios adsense

1- O que é melhor que fique mais alto: ctr, cpc ou rpm?

 O RPM é uma relação do CPC e do CTR a cada 1000 impressões. Ou seja, aumentando o CPC ou o CTR, consequentemente o RPM vai aumentar. Como só conseguimos, até certo ponto, interferir no CTR através de testes de posicionamento, faz sentido ir testando ele pra ver se o RPM aumenta ou não. Não adianta tentar pensar muito no CPC isoladamente.
 

2- Meu site tinha RPM de U$7,00 quando tinha 100 visitas diárias, por que hoje em dia com 1200 visitas diárias não fica nem em U$4,00 ?

 Existem várias explicações para isso:

– Todos nós sabemos, que salvo campanhas específicas de Facebook, o melhor tráfego para adsense costuma ser o orgânico. Ocorre que quando suas visitas crescem, seu tráfego começa a vir de várias fontes, algumas inclusive sobre as quais você não tem o menor controle como tráfego de spam, redes sociais, visitas diretas, blogs que te linkaram e por aí vai. Assim, o volume de pessoas que entraram apenas por curiosidade e não são necessariamente as mais interessadas no seu nicho, aumenta. Com isso, a possibilidade de cliques nos seus anúncios diminui e faz com que o ctr e consequentemente o rpm caiam.

– Outra possibilidade, é que os anunciantes estejam bloqueando seu site na rede de display. Vou explicar melhor com um exemplo: Se você roda uma campanha no facebook e percebe que uma determinada faixa etaria por exemplo está com clique alto e nao vende, você tende a retirar essa faixa dos seus anuncios não é? No Adwords é parecido, se o anunciante da rede de display verifica que ta pagando muito caro na rede de display e percebe que a culpa é de determinados sites, ele vai logicamente retirar esses sites da sua campanha. Agora imagine 2 ou 3 anunciantes fazendo isso. O leilão do clique vai despencar e seu clique vai lá pra baixo. Isso sem contar que a chance de só sobrarem anunciantes de coisas que não tem a ver com seu site é maior. Assim não só o cpc cai como o ctr tambem resultando em um rpm bem menor.

– Outro fator de explicação para isso é quando a pessoa deixa o layout extremamente agressivo e as pessoas acabam clicando sem estarem muito interessadas. É óbvio que o anunciante fica de olho, ninguém quer jogar dinheiro fora. Uma maneira de evitar isso, é verificar se estão ocorrendo muitos cliques inválidos em seu site, pois podem te atrapalhar e até levar a uma notificação. (e em casos mais graves a banimento da conta)

3- A keyword desentupidoras, para anunciar no adwords é mais de 20 reais, montei site sobre isso, até com a keyword no domínio e meu clique não dá nem 0.10. O google está me roubando?

Atualmente é só isso que a gente lê nos fóruns e blogs...

Essa é uma dúvida antiga dos editores, mas recorrente. Ao anunciar no Adwords, você escolhe entre anunciar na rede de Display (sites com adsense) ou na SERP(página de resultados do google). O que ocorre é que 20 reais é para anunciar na pesquisa, na página de resultados do google, como no exemplo abaixo, onde destaco a área de anúncios em vermelho:
links patrocinados serp
Na rede de display(sites que exibem anúncios Adsense),  esse valor é muito menor, as vezes 10 vezes menor( Claro que o resultado para o anunciante costuma também ser inferior, mas aí são testes e mais testes para comprovar o melhor retorno). Por isso é importante não se deixar enganar pelos valores do Adwords na hora de criar um site, se seu único foco é ganhar dinheiro com Adsense.

4- Posso usar Adsense e outros afiliados junto?

 Sim, desde que não sejam formatos concorrentes, como alguns anúncios de textos contextualizados do Uol cliques ou da Yahoo. Obviamente, anúncios de sites adultos, pirâmides e coisas do tipo o google não vê com bons olhos. Mas anuncios de lojas, infoprodutos do hotmart e coisas do tipo costumam ser usados sem problema. Aqui mesmo uso outros 3 afiliados em conjunto com o Google Adsense. Sempre pratiquei a idéia de que não é bom deixar todos os ovos na mesma cesta, até já dei sugestões nos artigo:
5- Meu cpc no início do site era 0.20, hoje é de 0.06. Por que?
 
Essa foi parcialmente respondida na pergunta 2. Mas temos de levar em conta também com a sazonalidade. Por exemplo, se você tem um site de educação, é claro que no ano novo ou no natal, haverão poucos anunciantes. Afinal, quem quer estudar  durante as festas? Assim, com menos anunciantes o cpc cai e seus ganhos também.
 
6- É verdade que o formato 300×600 não pode ser exibido para dispositivos móveis?
Sim, e nem sou eu que estou dizendo, são as diretrizes do próprio Google. Frequentemente isso se torna foco de discussões, como nesse tópico aqui. O que ocorre é que o anúncio é muito grande e com certeza aparecerá cortado para dispositivos como smartphones por exemplo. E não exibir totalmente o anúncio, cortando parte dele é uma regra do google que pode até gerar banimento da conta se for descumprida. Além disso, se o anúncio não é visto propriamente, acaba não sendo clicado, concorda? Alguns editores utilizam um código para checar se a visita é de desktop ou mobile e exibir o formato apropriado, ou então usam o anúncio responsivo que o próprio adsense fornece.
7- O banco rendimento é mesmo o melhor banco para receber do Adsense?
bancos adsense
Nem sempre, depende do caso. Se você é pessoa física e recebe menos de U$3000 por mês, o banco do Brasil é até melhor, pois apesar de cobrar u$20 de taxa enquanto o rendimento cobra u$15, ele não tem deságio na ordem. Exemplo: digamos que o dolar hoje na cotação oficial esteja a 4.08, no banco rendimento você receberia a cerca de 4.02 até. Já no banco do Brasil recebe a 4.08. A unica parte chata é que nem sempre os gerentes entendem direito como funciona o recebimento da ordem, mas se você já chegar com as informações em mãos resolve isso tranquilo. Eu por exemplo ainda tenho uma conta PF que recebo pelo BB. Só recebo no rendimento como PJ, pois para pessoa jurídica a taxa do BB é de U$100 e aí o banco rendimento é realmente melhor.
8- O regulamento diz que só posso usar 3 blocos de anúncios, mas sites como Baixaki e globo.com chegam a usar bem mais que isso. Por que?
Existem dois motivos:
– Alguns publishers maiores e de grande volume de acesso e ganhos, normalmente contam com algumas “regalias”: um suporte mais presente , liberação de quantidade maior de blocos e até a permissão para usar um bloco fixo(que segue a tela ao descer o mouse) na sidebar. Alguns amigos que tem sites com bom volume de visitas receberam uma ligação do team google, ou foram ao evento presencial do Google e tiveram o formato fixo liberado por exemplo.
– Em alguns casos, em que a página é muito grande, o Adsense funciona normalmente com mais de 3 blocos. Muitos conhecidos usam assim, em textos com 4500 palavras, pagina muito grande e esse tipo de coisa, e nunca tiveram problema. Eu particularmente não recomendo usar e nem uso, se não for com explícita autorização do suporte deles.

9- O site XYZ tem layout mega agressivo, e praticamente induz ao clique. Por que ele não foi banido até hoje?

Bom, além de uma certa incapacidade da equipe do Adsense conseguir dar conta de todos que burlam, existe um outro grande porém. Digamos que o site seja sobre fofocas de novela, e o anúncio que aparece é do esmalte da fulana da novela. Ora, a conversão pode estar tão boa que o anunciante não vai tirar seus anúncios desse site e isso pode ocorrer com vários deles. Se o site sempre converte bem e tem poucos cliques classificados como inválidos (já que apesar da possibilidade do usuário clicar sem querer, ele realmente vai navegar no anuncio e o clique não será invalidado) dificilmente vai acender uma luz vermelha para o google. Se ninguém denunciar (e mesmo se denunciar) ele pode ficar ali anos sem ser banido. Mas claro, há casos e casos.

10- Meu site teve os anúncios desativados coma alegação de que é apenas um site feito para adsense e com pouco conteudo(thin content), mas um amigo meu tem um site pior e nunca deu em nada. O que eu faço? É perda de tempo preencher o formulário de apelação deles?

cartao amarelo

 

Sim, o Google não é governo, nem Juiz e não tem obrigação nenhuma de ser justo. Sim, injustiças acontecem, bem vindo(a) ao mundo real. A questão é: quer voltar a ter o adsense no site? Se a resposta for sim, faça o seguinte:

1- Coloque um layout que pareça de um site real, não precisa ser bonitinho e cheio de frescuragem, mas desde que não seja algo escrachadamente para Adsense. Colocar fanpage na sidebar e um slide na entrada, diminui a chance de parecer um site feito só para o Adsense.

2- Corrija todos os erros que eles apontaram, todos mesmos, não queira dar uma de esperto! Coloque o rabinho entre as pernas e corrija tudo que acha que não está legal, melhore os textos, coloque mais imagens nele, enfim, deixe o site com a cara de um site onde você mesmo entraria.

3- Preencha a apelação e fale tudo que você corrigiu e melhorou no site, nada de xingar ou reclamar. Se você quer o adsense de novo no site deixe seu orgulho de lado, enfie o rabo entre as pernas e realmente fale tudo que foi melhorado, e realmente melhore essas coisas.

Mesmo conscientemente evitando fazer coisas fora do regulamento,  ja tive 2 sites que os anuncios foram desativados e nos 2 casos consegui fazer eles voltarem, seguindo as dicas acima.

Conclusão

Essas foram apenas umas dúvidas frequentes que sempre recebo de amigos no Facebook e observo em fóruns. Se você tiver mais alguma, deixe nos comentários também!
Algumas dúvidas mais básicas eu optei por não responder, até por que já existe um artigo muito bom do Gustavo Freitas sobre isso: Tudo o que voce queria saber sobre o Adsense

Nesse artigo contei com a colaboração e alguns insights dos amigos Roberto Costa,  Mitchel Monteiro, Vinicius Viana
p.s: Sim, troquei de template no site, deixei algo bem simples e clean, pra dar destaque ao que realmente importa: o conteúdo! :)

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
E-commerce e o abandono de carrinhos:como corrigir isso?
E-commerce: 5 dicas para evitar que usuários abandonem o carrinho em sua loja virtual!
piramides financeiras
Telexfree, BBom e Multiclick: por que pirâmides conseguem enganar tantas pessoas?
ladrao internet
Cuidado: conheça os novos golpes sobre ganhar dinheiro na Internet!
9 Comments
  • 17 17America/Sao_Paulo março 17America/Sao_Paulo 2016 at 2016-03-17T00:39:10+00:000000001031201603
    Resposta

    Post perfeito. Ne tirou muitas dúvidas principalmente relacionadas ao banco rendimento

  • 2 02America/Sao_Paulo março 02America/Sao_Paulo 2016 at 2016-03-02T10:51:47+00:000000004731201603
    Resposta

    realmente tem muito mistérios mesmo !

  • 26 26America/Sao_Paulo fevereiro 26America/Sao_Paulo 2016 at 2016-02-26T17:27:13+00:000000001329201602
    Resposta

    Muito bem explicando

  • 25 25America/Sao_Paulo fevereiro 25America/Sao_Paulo 2016 at 2016-02-25T14:31:13+00:000000001329201602
    Resposta

    Não sabia que o formato 300×600 era proibido para dispositivos móveis.

    • admin
      26 26America/Sao_Paulo fevereiro 26America/Sao_Paulo 2016 at 2016-02-26T00:13:49+00:000000004929201602
      Resposta

      Pois é, na verdade, algumas pessoas usam um codigo na pagina, if= desktop, exibe ele, se for dispositivo movel exibe outro codigo. Ali no link do forum que deixei eles falam mais sobre isso :)

  • 22 22America/Sao_Paulo fevereiro 22America/Sao_Paulo 2016 at 2016-02-22T11:05:37+00:000000003729201602
    Resposta

    Legal o artigo. No meu caso, o RPM e CTR diminuíram bastante nos últimos anos, que já eram poucos por causa do segmento. Estavam numa faixa de 1,5 e 1,0% respectivamente, hoje seguem no padrão de 0.30%. Muito dessa mudança atribuo ao fato de hoje 70% dos acessos virem de mobile, um dispositivo que muda bastante o comportamento de navegação dos visitantes.

    • admin
      26 26America/Sao_Paulo fevereiro 26America/Sao_Paulo 2016 at 2016-02-26T00:15:13+00:000000001329201602
      Resposta

      Com certeza muda!

  • 22 22America/Sao_Paulo fevereiro 22America/Sao_Paulo 2016 at 2016-02-22T10:40:20+00:000000002029201602
    Resposta

    O que estranho são as pessoas clicarem em anúncio rs. Com tantos bloqueadores de propaganda, e pela própria característica de recusarmos, os cliques deveriam ser tão poucos que não compensaria o uso do adsense.
    Eu, por exemplo, nunca cliquei. É como comercial de TV: mudo de canal.

    • admin
      26 26America/Sao_Paulo fevereiro 26America/Sao_Paulo 2016 at 2016-02-26T00:15:48+00:000000004829201602
      Resposta

      Ainda bem que nem todo mundo pensa assim né? Senao eu e mais um monte de gente ja teríamos ido a falencia :p

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage