Design e Templates

Acessos Mobile continuam a crescer. Seu site está preparado?

Número cada vez maior de internautas acessam os sites via dispositivos móveis, superando o acesso de desktops. Seu site ainda não está preparado? Talvez já seja tarde mais…

Essa situação é realmente preocupante para aqueles que parecem ter parado no tempo. Hoje é inegável o crescimento constante dos acessos via dispositivos móveis, algo que não deverá mudar por muito tempo, seguindo nesta constante. Facilidade, mobilidade e maior tecnologia tem incentivado o consumidor a utilizar os serviços rápitos e práticos, aumentando assim a responsabilidade de todo aquele mestre de site, que precisa estar acompanhando este crescimento.

Se pararmos para pensar no início da década, a situação era totalmente diferente, principalmente tendo em vista a precariedade dos serviços oferecidos na época, tanto em questões de aparalhos quanto em relação a qualidade do sinal de internet. Em cinco anos as coisas foram mudando gradativamente, principalmente pelo fato do investimento bilionário na indústria dos dispositivos móveis e de uma melhor administração dos serviços de internet 3g e 4g, que fizeram com que os acessos mobile crescessem muito.

Alguns sites já apresentam mais da metade de seus acessos relacionados a acessos mobile, algo que deverá (logicamente) representar igualmente (ao início da década) a renda obtida com o site.

mobile

Por que os acessos mobile tem crescido?

Para entender os motivos do crescimento do mobile não faz-se necessário muitas reflexões, pois isso sempre foi evidente com o avanço das tecnologias relacionadas a estes produtos. A vida contemporânea é muito agitada, cada segundo é precioso, portanto grande parte das pessoas necessita estar conectada quase que durante as 24 horas do dia, sendo essa uma questão não apenas pessoal, envolvendo também o lado profissional.

Passada quase a metade da década, os dispositivos móveis parecem ter alcançado um patamar intocável, pois já executam funções muito semelhantes a computadores desktop convencionais, ou seja, eliminando este tipo de acesso, que vem se tornando obsoleto. Em locais de trabalho, os velhos computadores continuam sendo os grandes companheiros, porém para algumas profissões, o mobile já pode ser considerado uma verdadeira arma de trabalho.

Como preparar seu site?

Sabendo desta situação, é muito importante preparar seu site para este tipo de acesso, pois ao contrário do que muitos pensam, as configurações não são fixas, podendo variar conforme o tamanho da tela do aparelho móvel. Para que isso não aconteça e o seu template continue bonito e bem organizado, uma boa dica é a utilização de temas responsivos, que são aqueles que já vem pronto para o uso mobile, com medidas flexiveis, possibilitando assim que o seu site adapte-se ao tipo de acesso.

Outra questão muito interessante é a construção de um template exclusivo para o acesso mobile, algo que pode ser feito tranquilamente com muitas ferramentas disponíveis para diversas plataformas. Algumas empresas de hospedagem até mesmo deixam disponíveis ferramentas gratuitas para este tipo de serviço, pois em diversos casos fica inviável adaptar um template voltado para desktop no mundo mobile, abrindo espaço assim para a construção de um segundo site, utilizado apenas por aqueles que acessam  pelo celular.

Além disso, estar com um template adaptado ou responsivo, melhora o rankeamento no Google (em nível médio), pois o mecanismo vai identificar que uma busca tanto de mobile quanto de desktop pode ser concluída no mesmo site, ou seja, você vai estar recebendo acessos de todos os lados.

E você? Como anda lidando com essa situação?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Leonardo Caprara
Leonardo Caprara é gaúcho, grande admirador de futebol, amante de música e cinema (algo que fez surgir seu projeto de maior sucesso, o site Música e Cinema) e futuro jornalista (paixão que fez com que surgisse o site InfoDiretas). Juntamente com sua paixão de comunicar, começou os serviços de redação, onde já atuou nos mais variados nichos e hoje chefia uma boa equipe de redatores.
Mais alguns posts interessantes:
direitos autorais imagem
Direitos autorais de imagens: como proceder em seu site?
modelo de site
Quer mais visitas em seu site? Simplifique ele para seus usuários!
testar resolução
Como testar a resolução de seu novo template em vários monitores!
2 Comments
  • 11 11America/Sao_Paulo dezembro 11America/Sao_Paulo 2015 at 2015-12-11T01:09:47+00:000000004731201512
    Resposta

    […] Acessos Mobile continuam a crescer. Seu site está preparado? […]

  • Paulo
    3 03America/Sao_Paulo março 03America/Sao_Paulo 2015 at 2015-03-03T08:58:57+00:000000005731201503
    Resposta

    As pessoas contemplam o acesso a partir de dispositivos móveis, porém, nem tudo o que é moderno, é bom. Um dos principais motivos do sucesso de tablets e smartphones é a preguiça do usuário. Quer tudo rapidamente, com o menor esforço possível, o que na verdade é um contrassenso diante de tanta tecnologia, visto que quanto mais acomodamos nossa mente, pior nossa capacidade de raciocínio, de estudar, trabalhar, de desenvolvimento. A indústria sabe disso e aproveitou-se. Os usuários não querem aprender informática básica, não querem pensar e nem mesmo conforto. São notórios os males da digitação em tecladinhos de smartphones, tanto para os dedos como para a coluna vertebral. Sem contar a zumbificação. Gente que em vez de conversar com os amigos presenciais, não largam o aparelhinho por nem meia hora. Sentem que são obrigados a atender todos os telefonemas e a responder todas as mensagens no mensageiro. E além disso, a produtividade ainda é feita e dificilmente não será em desktops e notebooks. Apresentações no power point, relatórios, desenvolvimento de sites, excel, programação, edição de vídeo, de fotos e muitos outros.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage