Temas Variados

Afiliados Brasil 2016: veja tudo que rolou por lá!

Estive no evento Afiliados Brasil semana passada e lhes conto um pouco do que passei por lá, acompanhe!

Todo mundo que me acompanha há algum tempo, sabe que eu sempre faço esse relato quando volto do evento Afiliados Brasil. Pra quem ainda não conhece, é o maior evento de marketing de afiliação do Brasil, e até hoje não perdi uma só edição. É muito bacana para conhecer outras formas de trabalho na Internet, conhecer pessoas experientes do mercado, assistir boas palestras da área e fazer aquele networking regada a muito chopp.(Parte a qual normalmente me dedico mais).

Normalmente faço um comentário sobre todas as palestras que assisti, mas a verdade é que esse ano não vi quase nenhuma. ( O quê? Foi la fazer o que então, alguns dirão) A verade é que como sempre compro vip com acesso aos vídeos, preferi focar no Networking e ver as palestras em casa.(Inclusive, 2 que queria ver nem dava pra entrar ninguém). Então quem espera um relato mais comum talvez se desaponte um pouco. Mas haviam muitas e muitas palestras legais, inclusive misturando bem os temas esse ano, o que achei um ponto bem positivo.

Deixo claro aqui que tudo que vou falar é minha opinião pessoal , é a minha visão dos fatos, ninguém precisa concordar ou ficar putinho com algo que falei.(mas se ficou so me chamar inbox lá no Facebook) Se você procura um diário do evento, talvez não seja o melhor lugar para ler sobre ele.

Afiliados Brasil 2016 – O que eu vivi por lá!

afiliados brasil cheia

                                A foto final. Creditos: Divlgação Afiliados Brasil 2016

Dia 18 – Partindo!

O evento em si começou para mim no dia 18, encontrei o Gustavo Freitas e o Lucas Mariano já no aeroporto e já começamos a trocar idéia na viagem. No aeroporto encontramos mais 2 do meio, o Roberto Costa e o Tarsis Almeida, amigos desde a época do Orkut em que frequentava a comunidade Adsense Brasil. Um pouco do delicioso trânsito paulista para irmos nos adaptando, e já estávamos no hotel. Também encontrei algumas caras novas como o Gilmael Jr e a Marilúcia Santos. Após encontrar grande parte do povo do Buteco do Adsense, partimos pra almoçar no Americas, comprar umas muambas nos chineses da paulista e voltamos ao hotel. Aliás, falando nisso, uma coisa legal é que 90% das pessoas ficaram ali no Hotel WZ Jardins, o que acabou fortalecendo o network, já que você descia pro café esbarrava em alguém no elevador, ia pegar taxi tinha gente pra rachar, voltava do evento tinha gente nos sofás, estava esperando alguém, já tinha conhecido pra conversar. Achei bem legal isso que rolou.

A noite, encontramos o Rafael Rez(um dos 3 organizadores do Afiliados Brasil) e mais algumas figuras conhecidas que sempre estão nos eventos como o William Rufino, Leo Cabral,Rafael Gomes, Michael Alberto, Aline Couto, Cassiano travarelli, Bruno testoni e  mais alguns que confesso que esqueci o nome, era gente pra cacete! Haveria um networking com cerveja, mas não vimos ninguém e todos com fome, partimos para o Achapa nas imediações.Lá já estava uma galera grande do Buteco do Adsense, como o Vinicius Viana, Yuri D’ almeida, Jadson barbosa e muitos outros amigos de longa data(Alguns conheço desde 2009 no orkut). Após umas boas cervejas, resolvemos partir para os bares da Augusta (sim, para os bares e não para onde você imaginou aí ). Momentos de união e zoera, que só eventos como esse podem proporcionar.

A conversa foi indo, indo e indo, quando vi já eram 4:20 da manhã. Um dogão da madruga e um taxi depois, estávamos no hotel.

Dia 19 – The zoera never ends…

O dia começou bem, bem mal pro meu lado. Já estava sem voz (será que a cerva do dia anterior teve algo a ver com isso?), em um evento que uma das partes mais importantes é o network. Após um breve café, ja encontrei o Leo Barcelos, e partimos todos pra rua. Um breve almoço, encontramos mais alguns conhecidos e começava o evento.

Uma novidade esse ano é que o credenciamento foi logo na entrada.Por ali já deu pra ver que o evento havia crescido bastante em relação a outros anos. Além de muito mais decorado, uma fila um tanto quanto demorada e que alguns amigos tiveram de enfrentar duas vezes, pois faltavam informações de qual era a correta. Uma sugestão para o ano que vem é de que as pessoas já imprimam o cartão em casa e lá na hora apenas passe rápido num leitor lcd. Não sei se é tão caro/complicado mas acredito que andaria mais rápido. Algumas pessoas até perderam a primeira palestra por causa da fila.

stands afiliados

A área dos Stands. Créditos: Divulgação Afiliados Brasil

A abertura do evento ficou a cargo do Flávio Raimundo, sempre zoeiro. Sendo sincero, foi a que mais gostei dos 4 anos que fui, deu uma raquetada boa em alguns segmentos do mercado que estão se tornando verdadeiras seitas/igrejas, tanto nos dogmas quanto no modo de agir, com suas regras fechadas e danças.

Em seguida foi a vez do Carlos Ramos, que entrou ao som de tropa de elite, totalmente o oposto do que foi falado na abertura huehuehue. Como não tenho saco pra esse tipo de palestra “herbalife motivacional style” acabei indo pra área de Networking e fiquei por lá até a hora do Coffee. A área estava imensa, parecia um shopping center, com inúmeras empresas que cada vez mais reconhecem o valor de um evento desse tipo. Aproveitei para já entrar em contato com algumas empresas com que já trabalho e tirar algumas dúvidas. Claro, uns chopps grátis também não fazem mal a ninguém. :p

Após o coffe, fui ver a palestra do Léo Cabral, que foi bem interessante, ele abriu alguns números legais. Talvez pra quem já saiba muito de Adwords alguns conceitos tenham sido meio básicos, mas no meu caso que não manjo praticamente nada, achei bem legal. Os detalhes sobre compra de tráfego em outras redes também foram legais. Curti a palestra.

Em seguida foi a palestra do Leonardo Zanette, que mostrou alguns conceitos legais para pessoas que ainda não vivem fulltime a vida de empreendedor digital. Bom, partimos pro hotel e depois janta no Hooters, que foi bem legal. Havia decidido não sair esse dia, mas ao descer no posto do lado do WZ hotel, alguém sugeriu de conversar tomando umas 2 long neck e ir embora. Chegamos as 23 e pouco e o papo foi tão longe, que quando resolvi olhar no relógio já era 4:30 da manhã.

Dia 20 – A incrível missão de acordar cedo

Haviam algumas palestras que queria ver de manhã, então mesmo tendo dormido apenas poucas horas na noite e ainda sem voz, tomei café e parti pro evento com a galera. Cheguei no fim da do Maicon Rissi. Em seguida, subiu ao palco o Ramon Vailatti da C2, falando sobre como gerar 100k por mês com CPA. Já havia visto alguns slides da palestra no evento da C2 em Santa Catarina inicio do ano, mas foi bem didatica a palestra, mostrando várias campanhas que existem. Bom para quem quer diversificar os ganhos. Em seguida subi pro Coffee pra curar a ressaca interagir mais no network. Aproveitei para conversar com mais algumas empresas com quem trabalho e rever pessoas, como a Gracy Mariano, do Uol. Eles estavam com uma ação bem bacana de levar uma bolsa para notebook com seu nome , aproveitei e fiz uma do Mestre dos sites. 

tem buteco do adsense

Após o Coffee, vi a palestra do Gustavo Freitas do Clube do Marketing Digital, que mostrou erros que cometeu quando lançou o produto dele. Como é algo que pretendo fazer em um futuro próximo, a palestra dele me ajudou bastante a repensar algumas coisas.Muita gente curtiu, se você pretende lançar algum curso/infoproduto não deixe de ver quando sair em vídeo. Em seguida, parti para ver a palestra do amigo Roberto Costa, onde rolaram alguns problemas técnicos no equipamento do evento, atrasando um pouco. Fui até informalmente citado na palestra:

palestra roberto afiliados brasil

Bom, fomos então almoçar na tal Vento Haragano pra ver se é aquilo tudo que dizem, e realmente era, muito bom! O difícil foi não querer ir pro hotel dormir após encher a pança de carne. Bom, a única palestra da tarde que eu realmente tinha curiosidade de ver era a do Alejandro Salinas sobre black hat, mas colocaram ele no menor auditório que tinha e assim, não deu nem pra entrar. Ok, voltei pro Network e fiquei lá até o fim do dia, já que rolaria um coquetel massa da monetizze. Para quem não conhece (sério?) ela é uma empresa que chegou ao mercado há algum tempo, e deve concorrendo com Hotmart e Eduzz no ramo de infoprodutos. Mas a julgar pelo barulho que vem fazendo e suas inovações, está crescendo a olhos vistos. Conheça eles clicando aqui.

O coquetel foi bem legal, mais espaço e tempo para as pessoas se conhecerem tomando uma cervejinha, idéia excelente. Nesse dia apenas saí pra jantar e tomar uma com o povo, nos bares da vila madalena,pois o cansaço estava batendo, junto com uma chuva danada. Muitos amigos aproveitaram para conhecer a vida noturna de SP, como a Funhouse e outros lugares. Dessa vez acabei passando.

Dia 21 – Churrasco texano, Cervejas e Wall street

Acabei conseguindo dormir um pouco mais (5 horas por noite ao invés de 4) e partimos para a palestra que era do Márcio Motta da Monetizze. Após a palestra dele fui pro Networking e fiquei lá até a hora do almoço. Aproveitei pra conversar bastante esse ano com pessoal das empresas, como a Zanox e CityAds, é bem legal poder conversar em 10 minutos algo que levaria uma longa fila de emails para resolver. Uma dica que dou para quem vai é não desperdiçar essa chance de conversar diretamente com o pessoal das empresas, não ficar com vergonha nem achando que “não vai mudar nada!”.

Almoçamos num lugar irado de churrasco texano, chamado BOSS BBQ, muito bom, recomendo!

Na volta, após mais um pouco de network, assisti a palestra do Camilo Coutinho, que foi bem legal, com muitos insights bacana de conteúdo para vídeo e bem humorada. Absorvi muita coisa para projetos que pretendo colocar em prática em breve. Quem ainda não faz nada em vídeo, tá dando mole e eu com certeza sou uma dessas pessoas. Em seguida foi a vez do Paulo Faustino encerrar o evento com sua já famosa palestra sobre compra de tráfego. O trio de organizadores então encerrou o evento, já marcando o de 2017. Anotou na sua agenda? Aqui já tá anotado!

Aproveitando que era o último dia, ainda jantamos, fomos num bar maneiro (Wall Street)

wallstreet

Voltamos pro hotel e ficamos até as 7 da manhã conversando. Ainda encontramos um povão que voltava da Woods e chegava pro café, e outros que iam indo embora. Meio triste ver que foi tão rápido, mas enfim…

Acordamos com aquela sensação de ter passado por dias bem felizes e foi o que rolou! Deixo meus sinceros agradecimentos lá embaixo.

p.s: Não poderia deixar de agradecer ao Luiz Cavalli  pela brodagem e promover um experimento social onde ele fez a galera “ijupter” desapegar do dinheiro e um mendigo ganhar 700 reais em 10 minutos.(Chupa Erico Rocha!)

Pontos negativos do Evento

O credenciamento demorado – uma sugestão seria poder já levar impresso de casa, e na hora só conferir. O kit depois as pessoas pegariam no network durante o evento por exemplo.

Local/Interesse de algumas palestras – sei que o evento deve se pagar e algumas palestras tão no pacote dos patrocinadores, mas algumas palestras do auditório grande, nao tinham ninguém. Se juntasse o povo cabia no auditorio vermelho até. Enquanto outras havia gente saindo pelo ladrão nos auditórios menores. Uma eu nem consegui entrar e outra só entrei por q cheguei na metade da anterior, quando estava la dentro não cabia mais ninguém. Não sei, de repente uma pesquisa de interesse, talvez ajudasse a resolver isso, imagino que eu não seja o único chato falando sobre isso, já que vi alguns amigos reclamando também. Ainda bem que temos os videos :). Seria interessante também, dar uma reciclada em algumas palestras, tem palestrante falando a mesma coisa há 2, 3 anos.

O café caiu de qualidade – Sem querer pagar de morto de fome, mas o coffee break do ano passado dava um pau nesse. Entendo que o público cresceu, mas sei lá, achei meio caído.

Alguns probleminhas de infraestrutura – Nada de grave, mas algumas bobeiras que podem ser corrigidas, todo evento está sujeito a problemas e imagino que nesse caso a culpa seja mais do próprio Centro de convenções Rebouças do que da organização. Conectores  de vídeo dando pau, Tv de retorno que as vezes dava ruim, som que deu pepino aqui e ali. Bobeirinhas, nada que estragasse o evento, mas que imagino que valha a pena reiterar junto ao rebouças. Ouvi algumas pessoas reclamando de Wifi mas sinceramente, querer que um wifi aguente 1600 pessoas e fique 100% acho complicado, fora que a pessoa trabalhar com Internet e não ter um mínimo plano de internet no celular é de cair o c* da bunda se repensar prioridades.

Pontos positivos do Evento

Vídeos das palestras – mais do que nunca, vi como os vídeos das palestras são importantes, não so pelo fato de alguma lotar, como pela questão de as vezes você estar com sono/passando mal na hora. O fato de existirem gravações também nos deixa mais livres para o networking, ainda mais que cada vez temos mais empresas no local.

A área dos Stands/mudanças – o que já era bem legal, duplicou, triplicou, sei lá, só sei que ficou grande pra caraio!  Muita empresa, abrangendo todos os níchos possíveis e impossíveis de como é possível ganhar algum dinheiro na internet. Não importa que tipo de site você tivesse, lá haveria alguma empresa com algum programa pra você. Essa diversificação ficou muito boa, curti demais. O aumento do espaço após a reforma do rebouças resultou em um ambiente gigante que ficou muito bom!

O coquetel – Esse ano foi patrocinado pela Monetizze e deixou o Networking que já era bom, muito melhor! Como diz o ditado:o alcool entra e a verdade sai. Assim muita gente deixou a vergonha de lado e resolveu conversar mais.

A equipe – Dos organizadores até as recepcionistas e seguranças, sempre tentando tirar dúvidas e na maior boa vontade para atender todo mundo, por mais cansados que estivessem, sempre respondiam com um sorriso no rosto na maior cordialidade.Estão de parabéns!

Pra quem não foi…

Só lamento. Sei de amigos que não foram por motivos importantes familiares, mas quem não foi por simples pão-duragem ou medo de ver gente, digo que deu mole de novo. Olha como o evento tem crescido:

crescimento afiliados br

Imagem elaborada e divulgada pela organização do Afiliados Brasil

Pode ter certeza que seus concorrentes ou ao menos parte deles estavam lá, enquanto você ficava em casa comendo pizza e vendo Globo repórter.

Agradecimentos

Essa galera abaixo ajudou a deixar esses dias de eventos bem mais legais, seja trocando ideia, tomando café, bebendo junto, lanchando junto, ensinando a ficar rico, conversando no posto ou simplesmente mandando aquele: e aí?

A lista é grande, se esqueci de você, me xingue nos comentários,alguns linkei os projetos se alguem quiser conhecer:

Leo Barcelos, William Rufino, Fernanda Mafia, Milla Bessa, Nelson Schuk, Roberto Costa,Yuri D´almeida, Cleverson Lima, Anderson Pontes, Ramon Vailatti, Rafael Radawski, Gustavo Freitas,Diego Freitas, Jadson Barbosa, Thiago Correa, Fernando & Kleber, Jhonatas Ricardo, Itallo Anthonny, Rafael Zucco, Silas Payao, Douglas Archanjo, Rafael Lobo, Rafael Gomes, Guilherme Scotta, Everson Schá, Victor Palandi, Rodrigo Lacerda, Lucas Mariano, Michael Oliveira, Tarsis Almeida, Matheus Teixeira e Jennifer, Luiz e Carlos Moreno, Danilo Dorgam, Marilucia Santos, Gilmael Jr, Rafael Rez, Marcio e Fernanda Motta, Márcio Marçal, Flávio Raimundo, Camilo Coutinho, Alejandro Salinas, Mitchell Monteiro, Jessica Campos, Pedro Mendes, Flávio jose, Daniel Azzi, Bruno Testoni, Aline Couto, Cassiano Travarelli, Alexandre Venturin, Gracy Mariano, Graciela barbieri, Eduardo Ribeiro, ufa!

Bom pessoal, até ano que vem! O evento vai acontecer dias 1, 2 e 3 de Junho/2017 , nos vemos lá?

Aproveita e fala aí nos comentários o que achou do evento!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
videos
Videos: como eles podem ajudar alavancar seu site
oportunidades de networking
Networking: aprenda a transformar eventos em oportunidades para seu site!
compra coletiva
Compras coletivas: entenda por que esses sites estão afundando!
8 Comments
  • 5 05America/Sao_Paulo junho 05America/Sao_Paulo 2016 at 2016-06-05T14:32:09+00:000000000930201606
    Resposta

    Bá, ótimo conteúdo! eu estava lá! show de bola! ano que vem novamente no WZ

  • 3 03America/Sao_Paulo junho 03America/Sao_Paulo 2016 at 2016-06-03T21:23:03+00:000000000330201606
    Resposta

    Ae Almy! Queria ter ido no Wall Street com vcs! Mas o Bovinos tava tentador ?

    Adoro teus resumos pra selecionar as palestras pra ver online. A gente fica caçando chope o dia inteiro e perde todas as palestras da tarde hahahha Afinal, sacada boa é sacada de bêbado.

    Bjo e até a próxima!

  • Marcelo Leitner
    26 26America/Sao_Paulo maio 26America/Sao_Paulo 2016 at 2016-05-26T11:06:56+00:000000005631201605
    Resposta

    Fui um dos que não foram por motivos familiares, mesmo com viagem, hospedagem e ingressos já acertados… É uma pena eu ter perdido toda essa experiência aqui relatada. O que me conforma é que a tecnologia pode me fazer acompanhar grande parte desses momentos em tempo quase real, kkkk. Também estou um pouco conformado, porque acredito encontrar uma grande parte dessa galera no Fire 2016 e porque, graças ao ingresso VIP, vou poder assistir ao conteúdo que perdi. Valeu Almy! Abraços

  • 25 25America/Sao_Paulo maio 25America/Sao_Paulo 2016 at 2016-05-25T23:53:54+00:000000005431201605
    Resposta

    Já virou tradição esperar seu relato após Afiliados Brasil… Esse, como sempre, bem detalhado e pessoal com seu ponto de vista do evento (como deve ser).

    Quanto ao evento, muito bom como sempre, principalmente pelo tanto de gente e empresas que ele reune.

    Parabéns mestre!

  • 25 25America/Sao_Paulo maio 25America/Sao_Paulo 2016 at 2016-05-25T23:43:52+00:000000005231201605
    Resposta

    Sempre o post mais esperado pós-afiliados! Muito obrigado pela menção e fico imensamente feliz de ter levado o conteúdo até a galera do auditório. Abração!!

  • Itallo
    25 25America/Sao_Paulo maio 25America/Sao_Paulo 2016 at 2016-05-25T23:24:48+00:000000004831201605
    Resposta

    Ótimo! Ano que vem estarei lá novamente!!!

  • 25 25America/Sao_Paulo maio 25America/Sao_Paulo 2016 at 2016-05-25T23:17:36+00:000000003631201605
    Resposta

    Almy, sem dúvidas, mais um evento fantástico que tive o prazer de ir com você.
    E quem não foi? Perdeu!!!

  • Clever Lima
    25 25America/Sao_Paulo maio 25America/Sao_Paulo 2016 at 2016-05-25T23:11:46+00:000000004631201605
    Resposta

    Não conheço esse tal de “Cleverson” Lima kkkk; relato fantástico como sempre!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage