Otimização de Sites

Afiliados Brasil 2017 diário de bordo: Tudo que rolou por lá!

Afiliados Brasil 2017 foi marcante e fundamental para o mercado de Marketing Digital, confira meu diário de tudo que passei por lá e como foi o evento.

Quem lê esse meu site há algum tempo, sabe que faço esse relato quando volto do evento Afiliados Brasil. Dessa vez inclusive, algumas pessoas até me cobraram esse texto. O Afiliados Brasil é o maior evento de marketing de afiliação do país, e até hoje não perdi nenhuma edição. Pois é uma excelente oportunidade de acompanhar o que anda rolando na área, encontrar os amigos, trocar idéias, roubar nichos, aprender coisas novas, fazer Networking, contactar empresas e claro, encher a cara com os amigos.

Não sei na cidade de vocês , mas onde eu moro o mercado ainda é pouco amadurecido em relação a marketing digital (aqui só se fala em agência ou pirâmides). Assim, esses 3 dias de evento são os únicos dos 365 do ano que não me sinto um ET (sentimento esse que percebi que ocorre com muita gente que vive em cantos longínquos desse nosso país imenso), além de ser uma ótima oportunidade em que posso falar de igual para igual sobre meu trabalho com as pessoas e rir das mesmas piadas :p.

Ah sim, para quem perdeu meu relato do ano passado fica o link:

Afiliados Brasil 2016: veja tudo que rolou por lá!

Afiliados Brasil 2017 – diário de bordo

AVISO IMPORTANTE!! Esse texto contém palavrão pra po$#$#, relatos de alcoolismo e outras fuleragens, se você é sensível, não leia!

Não preciso nem lembrar que tudo que relatado abaixo é minha sincera opinião sobre a viagem/evento. Quem espera uma análise focada em mercado, métodos engana trouxa, auto ajuda babaca, sacadas matadoras e coisas do tipo, melhor nem perder tempo lendo. Também não estou recebendo jabá de ninguém, mas posso mandar meu mídia kit se alguém quiser pagar no review do ano q vem (Tchutchutchupáaa!) .

Dia 31/05 – pré evento

Esse ano, resolvi levar minha noiva  para ela conhecer o pessoal e o evento.  Viajamos a noite, pois morar em uma cidade provinciana, apesar de ser a capital do meu estado,  tem seus problemas. Habitualmente nas edições anteriores, cheguei um dia antes do evento, normalmente na hora do almoço, mas como o único vôo sem escala era noturno, assim o fiz.

Já no aeroporto encontrei o Lucas Mariano, brother que atende vários gigantes do mercado, referência em hospedagem de sites. Acabei chegando cerca de 23;00 hrs no Hotel WZ. Em relação ao Hotel (isso não tem relação com a organização do evento, a maioria das pessoas ficam lá por causa da localização privilegiada), embora eu ache o custo benefício bem ruim, acaba valendo a pena pelo Networking no café, poder rachar úber e táxi com os amigos, subir a pé para o evento conversando, dentre outras vantagens de estar no mesmo local que todo mundo (o posto 24hrs q vende Heineken geladinha ajuda também!).

Nesse mesmo dia, eu já tive a oportunidade de encontrar o povo quase todo do Buteco do Adsense e mais monte de gente  que conheço/acompanho  desde 2010 no orkut por aí… William Rufino, Roberto Costa, Milla Bessa, Nelson Schuck, Luiz Moreno, Vinicius Viana, Marcos Peixe, Jonathas Bispo, Luiz Cavalli, Rodrigo Pasa, Rafa Gomes, Jadson Barbosa, Alberto Andre, Anderson e Lisana Pontes, Victor Palandi…Nossa! Era gente pra caramba, que com certeza vou esquecer alguém,  mas espero que ninguém se chateie por isso! Na recepção do Hotel ainda vi mais gente do meio: Cassiano e Aline Travarelli, Bruno Testoni, Paulo faustino, Leo Cabral, dentre outros…

Dia 01/06 – Início do evento

Foi meio complicado acordar no friozinho, principalmente por ter dormido tarde, mas lá fomos nós pro café e depois para o primeiro dia de evento. Porém antes do evento,  dei uma passadinha nos chineses da Paulista pra comprar muamba equipamento informático. Achamos um lugar pertinho do hotel pra almoçar (Belo Valete) e já partimos para o evento.

Confesso que desde a entrada já fui surpreendido, porque entre ficar na fila, pegar credencial e material de apoio, não demorou 1 minuto direito. Fiquei feliz porque a  equipe do Afiliados/2017 ouviu o povo, já que ano passado isso levou uns belos 20 minutos na fila. Ponto para organização do Afiliados!

Infelizmente cheguei meio atrasado, peguei o fim da abertura do Flávio Raimundo e Paulo Faustino, mas pude ouvir eles contando sobre o novo ciclo do evento, que na próxima versão (ano que vem) mudará para o Centro de Convenções Frei Caneca e promete até palestrantes internacionais. Estou aguardando ansiosamente!

Assim, em seguida foi a vez da Martha Gabriel subir ao palco.

Martha Gabriel – palestra excelente, ela apresentou mostrando tendências e  todas as mudanças de paradigmas que a tecnologia tem feito em nossas vidas e na sociedade. Para além de mostrar tendências interessantes, para quem trabalha com websites e soube filtrar, viu ali naquela palestra, vários nichos para investir. Mãos à obra, galera!

Após a palestra dela, subi pro Network Coffee e acabei ficando por lá, já que encontrei uma enxurrada de gente, quis fazer contato com as empresas e só voltei na palestra do Martinho.

João Martinho – com um trabalho consistente, ele explicou como usa SEO para faturar como afiliado. Embora a maioria dos conceitos eu já tivesse visto, observei que muita gente curtiu, já que esses são assuntos que quase ninguém aborda ao vivo, principalmente em relação a domínios expirados. O auditório lotou, muita gente ainda ficou de fora querendo entrar.

Rafael Rez – confesso que nem entendi porque essa palestra não foi no auditório azul, já que o Rez é um dos maiores nomes do mercado quando se fala em marketing de conteúdo e foi um dos membros fundadores do evento. A palestra foi muito boa, ele explicou os conceitos que fazem pessoas comprarem e  eu anotei bastante coisa que pode ajudar tanto na elaboração de copys para venda, principalmente para a ideia de melhorar textos para determinados nichos. Fora que o  Rafael deu exemplos bem engraçados e demonstra muito bom humor para fazer críticas sobre alguns temas. Admito que o único problema que percebi nessa palestra, foi o calor com o auditório lotado de gente.  =/

Happy hour

O dia terminou com um super coquetel/happy hour no próprio evento, e aquela foi mais uma chance de melhorar o Network e fazer mais contato. Aliás, acho essa iniciativa ótima, pois pessoas que trabalham por trás do computador não costumam ser as mais sociáveis e o álcool(liberado) acaba proporcionando “certo relaxando” para os que são tímidos.

Churrasco do Deny

Eu não poderia deixar de fora esse acontecimento, pois o dia ainda teve espaço pra um churrasco na casa do Deny ( o cara é fera e uma lenda do Adsense no mercado) com vários empreendedores do meio e amigos do Buteco do Adsense. Rolou por lá, mesmo que informalmente por fora da grade do Afiliados, muitas dicas e trocas de informação,  além de (é claro que não poderia faltar!) muita cerveja, já que o anfitrião nos deixou literalmente “em casa”.

Dia 02/06 

Bom, graças as bebedeiras no saguão do hotel atividades de network da noite passada, nesse dia eu acordei meio tarde, mas ainda deu tempo de tomar café e conversar com galera que ainda estava por lá.

Cheguei no evento e acabei me dedicando mais ao network, não assisti muitas palestras nesse dia (na real acho que foi a edição do evento em que menos assisti palestras).

Victor Palandi – Estreando no evento, o Palandi deu dicas variadas e super úteis para a produção de conteúdo do seu projeto, seja para blog, YouTube, iTunes, Facebook ou qualquer outra plataforma.

Durante a tarde acabei esticando o almoço e só voltei na hora do Coffee. Houve uma troca de palestras, posso ter confundido mas acho que foram as seguintes:

Carlos Eduardo Amaral – o  cara é o mestre do tráfego do Plano detox! Ele mostrou como criar e escalar campanhas em Native Ads, com o Taboola por exemplo e com resultados surpreendentes. Bastante interessante!

Slim Caps – pessoal do Slim Caps explicou a história do negócio, do marketing a distribuição, problemas enfrentados e superados, além de falar sobre os planos para o futuro. Pena que nenhum deles inclui o lançamento de um programa de afiliados, fato que frustrou muita gente.

Dia 03/06 

Mais um dia de muito aprendizado e muita troca de informação. Me lembro de ter assistido:

Outbrain – Acho que esse horário também foi trocado, mas em fim, galera do Outbrain mostrou como eles estão presentes em vários veículos e como pode ser lucrativo investir nesse modelo de native Ads. Foi muito interessante, é algo que pretendo testar em breve. O modelo pode ser usado tanto para anunciantes, quanto para quem quer divulgar esses anúncios em seu blog.

Camilo Coutinho – mais uma excelente palestra do Camilo do canal Play de Prata, pena que já tinha começado quando entrei e eu perdi uma parte. Apesar disso,  deu tempo de ver dicas muito legais e ele ainda fez um case ao vivo de vinheta para empresas. Quem ainda não se ligou na importância dos vídeos, e não começou a fazer algo nessa área está perdendo tempo e deixando “dinheiro na mesa”.

Márcio Motta (Monetizze) – a palestra já começou emocionante, quando ele e a Fernanda Motta subiram no palco para receber o prêmio de melhor plataforma, quem acompanha(ainda que de longe, como é meu caso) essa história,  sabe o caminho que eles percorreram pra chegar onde estão. Foi demais (confesso que meu olho ficou suado quando os filhos deles subiram junto na entrega dos prêmios)!

A palestra do Márcio foi indispensável, pois ele mostrou algumas dicas sobre o que os produtos de sucesso tem em comum, somados a isso, ele revelou bons insights para produtores e afiliados.

Além disso,  preciso falar sobre a Stand da Monetizze, que estava super animada! Pena que nem eu e nem minha noiva ganhamos o capacete do Senna ( e ela é muito fã do Senna, até mais que eu! Ela ficou babando no capacete que era super bonito!) e  também não ganhamos a viagem pra BH que eles sortearam:

 

Caio Ferreira – profissional e produtor de nome conhecido no mercado, deu excelentes insights sobre planejamento, agruras da vida de um afiliado e produtor profissional. Achei  que ele deu dicas super úteis e que servem de aprendizado para todos.

Paulo Faustino – nome que dispensa apresentações! Faustino esse ano, mudou um pouco o tema que sempre abordava nos anos anteriores e, além disso,  mostrou algumas ferramentas que auxiliam na conversão e também na produção de conteúdo que vende. Foi bem didático!

afiliados 2017 final

Comemoração Monetizze

Em comemoração aos prêmios que ganharam (mais do que merecidamente, diga-se de passagem!) no Afiliados Brasil, a Monetizze surpreendeu mais uma vez,  com um super coquetel na cobertura recém inaugurada do WZ Hotel. Foi  um momento de muita diversão e alegria, com vários nomes do mercado e com todo mundo junto e celebrando, não importava se era alguém que fazia 6 dígitos no mês ou 3, ou 0! Valeu muito!

Não sei se foi apenas eu, mas  percebi um sentimento diferenciado por parte das pessoas envolvidas em trabalhos como o nosso, notei que elas estão preocupadas em construir não só empresas e projetos, mas também laços de amizade e parceria. Fato esse, que me deu uma boa sensação, de que estamos no caminho certo e não é por acaso, mas por esforço e resiliência!

Não posso esquecer de mencionar ainda, a bela vista do lugar que mostrava São Paulo de um olhar totalmente diferente, a cidade vista do alto (e mais diferente ainda quando o álcool começou a agir), toda iluminada…Foi bem bonito!

Acredito que esse tenha sido um dos pontos  mais expressivos da viagem/evento. Quem foi,  pode dizer! Acredito que concordarão comigo, já que a galera se divertiu “sem limites” (o cheiro de vômito no elevador confirma que a diversão foi boa! Hehuehue).

A Monetizze mandou muito bem,  percebi que eles “humanizaram” o  evento, ao levar em consideração a importância que é investir nas relações das pessoas, sejam eles produtores ou afiliados,  assim encurta-se as distâncias,  promove diálogos! Na minha opinião, isso faz afiliados e produtores parceiros e ajuda a empresa a voar cada vez mais!

Depois de tanta comemoração o jeito foi ir direto para o café (foto abaixo):

 

Voltando pra casa

Depois de acordar no domingo  com dificuldades ( a festa da noite anterior realmente havia sido excelente!), chegou a hora de dizer adeus aos amigos e conhecidos (embora eu ainda tenha ficado até segunda com mais alguns deles). Fui embora de SP com a cabeça fervilhando de idéias, projetos em mente e com a certeza de que ano que vem estaremos juntos no novo espaço (Frei Caneca).

É bom celebrar o mercado, as amizades e a vida enquanto compartilharmos nossa existência nessa época e nesse planeta. Que venha o Afiliados Brasil 2018!

 

Pontos a melhorar para o  próximo Evento Afiliados!!

Dimensionamento das palestras – algo que ocorre já há algum tempo e que infelizmente acredito que não seja de solução simples, pois sei que o evento tem de se pagar e o patrocínio está condicionado a palestras dos apoiadores, mas  foi complicado a quantidade de gente no calor (já que o ar não dava conta, fato que até alguns palestrantes reclamaram) no auditório amarelo.

Em umas das palestras  cerca de 40 pessoas ficaram do lado de fora, enquanto no auditório grande uma empresa deu uma palestra pra um público que caberia até no auditório vermelho. Talvez uma pesquisa prévia se o palestrante já tem um público fiel que vai ao evento seria interessante, poderia contribuir para um melhor manejo disso.

Cito como exemplo as palestras do Rafael Rez ou Gustavo Freitas: ambos tem uma legião de seguidores e alunos. Fica a minha sugestão para que palestras como essas, em um próximo evento, aconteça no espaço principal. Sei que existem os vídeos, mas essa nossa área tecnológica é tão dinâmica/corrida, que talvez quando forem liberados para assistirmos online, muitos conteúdos já estarão ultrapassados….

Slides sem revisão – longe de mim querer pagar de “professor Pasquale”ou “polícia da gramática”, pois eu também cometo meus erros de português aqui e ali (inclusive nesse texto que vocês estão lendo!), mas vi alguns slides com português sofrível, parece que alguns palestrantes fizeram na pressa e nem pediram pra ninguém dar uma lida ou revisada. Concordo que o que vale é o conteúdo, mas fica muito feio exibir isso para uma platéia. Pode parecer implicância minha, mas isso depõe contra o próprio palestrante. Por isso fica a dica para que os palestrantes peçam para alguém ler, ou na dúvida jogar no Google mesmo, existem dicionários muito bons na Internet!

 

Pontos  a manter (positivos) para o próximo Afiliados!

Estrutura do Evento –  Nota 10!! Ressalto aqui desde o cuidado com a entrada para que fosse ágil o credenciamento, quanto aos detalhes da sinalização, brindes entregues, arrumação do espaço e sonorização. Percebi que vários problemas que ocorreram ano passado, não aconteceram mais! Acho que durante o evento inteiro só vi o microfone falhar uma única vez (o que é absolutamente normal!),  mesmo assim, a equipe da organização o substituiu em menos de 10 segundos.

É relevante dizer que até quando houve um problema técnico, na palestra do Luciano Larossa que precisou ser trocada às pressas, a equipe da organização demonstrou cuidado e compromisso, eles fizeram questão de repetir essa palestra no último dia, para que ninguém ficasse sem assistir! A estrutura do evento e agilidade da organização para resolver problemas foi impecável!

Mudanças nos Palestrantes e temas – Aqui falo sobre os anseios de algumas pessoas (e me incluo nessa)  que foram atendidos,  esse ano a grade ficou muito mais variada e abrangeu muito mais temas do mercado existente. Foi super importante ver “caras novas” como Martha Gabriel e Bia Granja, quem aparentemente eram de áreas mais distantes do perfil do evento, mas que somaram e contribuíram bastante!

Até mesmo quem já vem palestrando há algum tempo, também trouxe novidade ou mudou um pouco o estilo de palestrar. Ao meu ver, isso foi bem legal!

Deixo minha  aqui a opinião sincera,  como frequentador assíduo do evento, que todos que subiram ao palco nesse ano, não decepcionaram!   Fizeram bonito mesmo! Porque o mais importante disso tudo, é  inovar!

Instigar os frequentadores/ouvintes é o caminho certo, pois assim os organizadores conseguiram oxigenar o evento, além de evitar que as pessoas que já foram nas versões anteriores deixem de ir por acharem algum conteúdo repetitivo.

Conclusão

Bom, reafirmo que valeu (e muito!) a pena estar mais uma vez por lá! Foi fundamental rever amigos, renovar parcerias, estabelecer novos contatos e aprender bastante. Estaremos por lá em 2018 mais uma vez, dessa vez no Centro de convenções Frei Caneca, nova casa do Afiliados Brasil.

E você que foi, o que achou do evento esse ano? Conta aí nos comentários!

Revisão de texto: Luísa Nogueira


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
consultoria site
Quer sugestões do que melhorar no seu blog? Solicite nossa consultoria gratuita!
youtube bombar
Tem um canal no Youtube? Veja 10 dicas para ele bombar!
relogio
Dicas: como fazer seu visitante ficar mais tempo no seu site!
6 Comments
  • 15 15America/Sao_Paulo junho 15America/Sao_Paulo 2017 at 2017-06-15T00:01:56+00:000000005630201706
    Resposta

    Ano que vem eu não perco por nada hahahahah Obrigada por compartilhar conosco.

  • 11 11America/Sao_Paulo junho 11America/Sao_Paulo 2017 at 2017-06-11T16:37:18+00:000000001830201706
    Resposta

    Como sempre, um ótimo relato do Afiliados Brasil. Sempre fico aguardando este relato após o evento, especialmente este ano que por ser expositor na Monetizze, só pude assistir 2 palestras.

  • 9 09America/Sao_Paulo junho 09America/Sao_Paulo 2017 at 2017-06-09T02:17:44+00:000000004430201706
    Resposta

    Oo Almy! Bom conhecer tua esposa! Manda bjo! E só pelo linkão já valeu ter ído no evento HAHAHAHHA! Bjo!

  • 8 08America/Sao_Paulo junho 08America/Sao_Paulo 2017 at 2017-06-08T14:22:13+00:000000001330201706
    Resposta

    Almy, um ponto que seria legal, seria entendermos qual é o tipo (ou quem) os visitantes querem ouvir. Esse ano, trouxemos o Legião dos Heróis, Canaltech e Contioutra (pensando em conteúdo), mas às vezes, ficamos perdidos sobre quem levar para palestrar (eu sou bem contra jabá). Caso tenha sugestões, me mande, pf. 🙂

  • Vinicius Zeca
    8 08America/Sao_Paulo junho 08America/Sao_Paulo 2017 at 2017-06-08T12:17:10+00:000000001030201706
    Resposta

    O evento foi ótimo mesmo.

    Acho que no site do AB deveria ter como o participante mostrar quais palestras lhe interessam mais. A partir disso os organizadores decidem quem palestra em qual sala.

  • Tamara
    8 08America/Sao_Paulo junho 08America/Sao_Paulo 2017 at 2017-06-08T10:31:40+00:000000004030201706
    Resposta

    Faltou eu na foto do café 🙁

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage