Produtividade e Organização

Atenção blogueiros! O sedentarismo pode matar vocês!

Você fica horas na frente do pc atualizando seus blogs ou navegando na internet e só come porcaria ? Pois saiba que isso pode até te matar, veja como acabar com o sedentarismo e a má alimentação!

Desde o princípio da Internet, os internautas e blogueiros sempre foram retratados como pessoas acima do peso e sedentárias. E a verdade é que isso não está muito longe da realidade. Infelizmente, ainda não existe como fugir desse estereótipo, se passamos cada vez mais tempo em frente ao pc e cada vez menos praticando exercícios. Um estudo publicado há alguns anos, chamado “sentar está matando você” mostra claramente, como a expectativa de vida das pessoas que apenas ficam sentadas sem fazerem exercícios, é reduzida. Elas podem acabar tendo graves problemas de saúde, estão cada vez mais propensas ao surgimento desses problemas. Por isso, hoje resolvi falar um pouco sobre algo que pouca gente dá atenção, que é o tempo que ficamos no pc e deixamos de fazer exercícios e outras atividades. Isso pode provocar vários problemas de saúde, sobre os quais falaremos a seguir. Mas primeiro é preciso entender o que é o sedentarismo.

O que é o sedentarismo?

 

sedentarismo

Como acabar com o sedentarismo?

Pois é, aqui vão algumas dicas:

1. Não fique parado(a)!
Evite ficar muito tempo parado, sempre que puder dê uma caminhada, seja para mudar a TV de canal, ou ir à cozinha, é sempre bom caminhar. Pequenas mudanças em sua rotina que quebrem a inércia podem ser suficientes para promover o mínimo de exercício físico necessário. Quer ver só?

* Levantar da poltrona para mudar a TV de canal;
* Levantar para ir à cozinha;
* Levantar para atender o telefone;
* Caso trabalhe sentado, levante-se para caminhar em intervalos regulares.

Existem muitas coisas para fazer e não ficar parado, e é a soma de simples passos que muda tudo!

2.Mudança de pequenos hábitos

Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para caminhar um pouco (desde que a segurança o permita).Além disso, troque o elevador pela escada sempre que possível.

3.Carro só quando não houver jeito.

Limite o uso do automóvel para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados.

Como melhorar a alimentação

sedentarismo

Pois é pessoal, além de melhorar a saúde acabando com o sedentarismo, outro fator em que devemos prestar bastante atenção é em nossa alimentação. Hoje é comum quem fica no PC demais atacar o fast food toda semana, várias vezes por semana, algo que no longo prazo só pode ter um quadro pra lá de desastroso:

-problemas de pressão

-problemas cardíacos

-problemas estomacais

Isso só pra citar o mínimo do óbvio hein? Veja algumas dicas para se ter uma alimentação melhor:

1 – Aumente o consumo de fibras, ingerindo frutas, vegetais e leguminosas, como feijão, lentilha, soja, grão de bico. Dê preferência por leites desnatados;

2 – Restrinja o consumo de açúcar e doces;

3 – Use sal com moderação;

4– Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes do preparo; Utilize sempre óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos: óleo de canola, milho, girassol e soja;

5– Evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc;

6-Restrinja o consumo de maionese, manteiga, creme de leite, bacon, salame, mortadela e presunto;

Relato verídico:como eu perdi 6 quilos em 3 meses.

Bom , nada melhor do que dar um exemplo ao invés de apenas ficar falando não é verdade? Ano passado, eu pesava 88 quilos e hoje peso 82. Parece pouco? Pode até ser, mas me animou a tentar chegar a minha meta que é de 76.Isso foi o resultado de algumas mudanças pequenas mas efetivas na rotina,não precisei passar fome, nem me matar em uma academia. O que eu fiz:

– Descobri uma atividade fisica que eu gostava, mas nem sabia que gostava: a bicicleta. Pode parecer clichê, mas quando você encontra uma atividade que curta, você começa a fazer muito mais. Já havia tentado frequentar academai mais de 5 vezes, eu começava , fazia 2 meses e parava. Passei até a ir trabalhar de bike, pedalando meia hora pra ir e meia hora pra voltar. Ao contrário da academia que eu vivia faltando e fugindo a bicicleta virou diversão.

-Parei de comer hamburguer dia de semana a noite. Sim, as vezes acabo dando uma escapulida, mas comer hamburguer dia de semana e principalmente a noite é algo que muitos blogueiros e internautas fazem, até pra não ter de sair da frente do pc.Ja vi muito isso com a turma que joga online e não quer perder um só round.

-Parei de comer “igual um boi” na hora do almoço, comendo menos, mas mais vezes durante o dia, espalhando mais as refeiçoes e troquei o açucar pelo adocante.Também reduzi o refrigerante para só no final de semana.

Pois é, parecem coisas simples né? Mas fazendo só isso aí, consegui sair dos 88 pros 80. Dei uma pequena escorregada no final de ano, festas e tal e estou em 82 agora. Mas já correndo atras do prejuízo!

Corrija sua postura no PC

No informativo abaixo, fica também uma dica para adequar sua postura quando estiver no computador:

postura

Conclusão

Pois é pessoal, espero que o alerta seja ouvido e que vocês se cuidem antes que seja tarde demais ok? Tudo bem que seus sites ou blogs requerem trabalho para dar certo, mas de nada adianta acabar com a saúde e não conseguir estar vivo para poder aproveitar não é verdade?

Compartilhe sua história com os outros leitores, vocês está acima do peso? Passa muito tempo em frente ao pc? Conta pra gente!

Fonte: Guia dos solteiros / Terra Saúde / Uol saude


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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