SEO

Atenção Blogueiros! Parem de brigar com o Google ou vão dançar!

Entenda porque parar de brigar com o Google adaptando nossos blogs às mudanças de algoritmo e interação

google briga

As visitas do Google são importantes para qualquer site ou blog. Não é à toa que muita gente estuda SEO (Otimização dos sites para os macanismos de busca), faz cursos, compra livros e implementa suas técnicas. Porém, canso de ver, em fóruns e comunidades, blogueiros amaldiçoando a Google a cada mudança que ela faz nos algoritimos. Em vez de correrem atrás do prejuízo, muitos perdem tempo xingando a empresa e outros até desistem diante do desafio da mudança.Vou mostrar as últimas mudanças no “mundo Google” que afetaram bruscamente as pesquisas.

Algoritmo Panda

O Panda foi criado pela Google para rebaixar sites com conteúdo pobre nas buscas e que fazem práticas condenáveis de SEO. Muitos webmasters que tinham sites com único e exclusivo intuito de colocar anúncios do AdSense, com textos copiados até o caroço de outros, viram seu posicionamento cair, assim como suas visitas e seus lucros. Quem ficou esperneando e tentando lutar contra o Panda acabou ficando para trás e desistindo. Por outro lado, muita gente viu isso como um incentivo para otimizar seus conteúdos, melhorar seus artigos e apagar aqueles que não fossem bons ou tivessem uma alta taxa de rejeição. Quem fez isso se deu bem com o Panda e ficou melhor posicionado. Inclusive escrevi um artigo sobre como se adaptar ao Panda há algum tempo.

google_panda

Google Plus (Google+)

A rede social do Google não veio para simplesmente competir com o Facebook. É nítido que páginas que recebem o +1 do usuário tem se mostrado com melhores posicionamentos na busca, além de passar autoridade, quando seus amigos já entraram na página e a marcaram com +1. Confesso que demorei um pouco para perceber a importância, mas estou configurando a página do Mestre dos Sites para o Google+. Até já coloquei a caixinha ali do lado. Se puder nos seguir, agradeço 🙂 .

Se você é webmaster e ainda não se conscientizou da importância dessa rede, não demore, ou ficará para trás.

Algoritmo Page Layout

O Page Layout foi implementado pela Google para punir sites que abusam de anúncios e apresentam a usuário paginas em que há mais anúncios que conteúdo (às vezes nem se pode distinguir qual é qual). Uma das regras para não ser penalizado é que o usuário deve abrir a página e dar de cara com conteúdo. Nada de clicar na barra de navegação e rolar a página para começar a ver algo além de anúncios. Embora a Google tenha dito que esse algortimo afetou apenas 1% das buscas, conheço vários webmasters que dizem ter sido afetados por ele. Aqui mesmo no Mestre dos Sites fui obrigado a retirar os anúncios sob o título do post (normalmente são os que melhor convertem no AdSense) para me adaptar a esse algoritmo. Como estava caindo bruscamente nas buscas, em vez brigar com a Google, adaptei-me. 🙂

Experiência do usuário

Uma maneira de estar sempre na frente é ter em mente que as mudanças do Google visam a melhoria da experiência do usuário (pelo menos em tese). Se você está empenhado em melhorar essa experiência, isso já te mantém à frente. A Google tenta eliminar sites que abusem de anúncios, ofereçam conteúdo pobre e inútil ao usuário e usem técnicas de Black Hat SEO para se posicionarem nas pesquisas. Sites que enganam o usuário, não oferecem o conteúdo prometido e focam apenas em exibir anúncios (principalmente do AdSense) estão com os dias contados. Mais do que nunca o clichê “conteúdo é rei” deve ser aplicado em seu site.

Conclusão

Espero ter deixado claro que ao invés de brigar com o Google e gastar energia em fóruns e comunidades, é bem mais proveitoso usar seu tempo se adaptando às mudanças, otimizando seu site para reagir bem a elas. Não há opção. Ou nos adaptamos ou ficaremos para trás.

E você caro leitor? Como reagiu ao Panda e ao Page Layout? Como reage às mudanças do Google? Comente!


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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4 Comments
  • 8 08America/Sao_Paulo abril 08America/Sao_Paulo 2012 at 2012-04-08T17:26:57+00:000000005730201204
    Resposta

    Olá Amy,

    excelente artigo. Realmente o Google é uma fonte de tráfego extremamente importante para qualquer blog. No entanto acho que nos devemos começar a interrogar quem manda no nosso blog … o Google ou nós.

    É óbvio que o Google é o motor de busca com maior impacto nas entradas de visitantes, mas não é o único nem a única forma de gerar visitas de qualidade e que convertem.

    Outras das minhas interrogações actuais em relação à relação dos meus blogs com o Google é: e se o Google banir os meus sites …. o que acontece?

    Fica aqui a interrogação, e a promessa que irei escrever sobre este assunto no meu blog.

    Abraços

    • admin
      8 08America/Sao_Paulo abril 08America/Sao_Paulo 2012 at 2012-04-08T18:57:35+00:000000003530201204
      Resposta

      Bom, pode-se investir em outras fontes, como trafego direto e de redes sociais como Facebook e twitter.Quanto ao banimento, existem meios de se recorrer, falarei sobre isso em breve. Obrigado pela visita!

  • 1 01America/Sao_Paulo abril 01America/Sao_Paulo 2012 at 2012-04-01T12:27:38+00:000000003830201204
    Resposta

    Olá mestre, ainda não tenho página no G+, mas estou pensando seriamente em criar uma. Parabéns pelo post.

    Abraço.

  • 31 31America/Sao_Paulo março 31America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-31T12:57:27+00:000000002731201203
    Resposta

    Olá Almy, assim como você eu também demorei para perceber a importância do G+ em questões de SEO dos meus blogs. Realmente é uma rede social importântíssima.

    Abraços, Arlindo Armando

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