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Bing, Yahoo e Google: por que é importante que eles achem seu site?

Entenda por que o tráfego vindo dos buscadores Bing , Yahoo e Google é tão desejado por blogueiros e webmasters…

sites de busca

Já imaginou se seu site recebesse, sem esforço, 10 mil visitas diárias? E se essas visitas clicassem no seu AdSense, ficassem bastante tempo no site e clicassem nos banners de seus anunciantes? Eles ficariam satisfeitos pelo investimento, e você, satisfeito pelo esforço recompensado. Ilusão? Por mais que isso seja apenas um exemplo, é mais ou menos assim que se comportam as visitas vindas de buscadores.

Por que visitas de buscadores são importantes?

Existem muitos fatores que tornam as visitas de buscadores importantes para seu site. Veja alguns dos principais motivos.

Qualidade – Se você usa palavras-chave que realmente tem a ver com seu texto, sem tentar enganar o usuário (por exemplo usando a tag: “fulana sem roupa” em um artigo sobre bolo de chocolate), as visitas originadas de buscadores serão de excelente qualidade, ficarão bastante tempo no seu site, clicarão em anúncios, e assinarão seu feed. Isso também fará sua taxa de rejeição cair.

Marketing – Buscadores são uma excelente ferramenta de divulgação, pois levam até seu site um público que jamais saberia da existência dele de outro modo. Além disso, quando uma agência procura um site para anunciar, uma das métricas pedidas por eles é o número de visitas vindas de buscadores.

Dinheiro – Anúncios despertam mais a curiosidade dos visitantes novos, que não conhecem seu site, já que um público fiel tende a ignorar anúncios com o tempo. Sem contar que novas visitas são necessárias para conseguir anunciantes diretos e fornecem diferencial para agências.

Qual o melhor?

Essa é uma pergunta quase retórica. Quando você precisa de um buscador, de qual você lembra? Pois é, o Google é líder disparado na preferência dos internautas e é dele que vêm cerca de 85% das visitas originadas de buscadores. Obviamente, Yahoo e Bing ocupam um espaço que não pode ser desprezado por você blogueiro ou webmaster na busca por visitas. Principalmente o Bing tem se aprimorado e crescido bastante nos últimos tempos.

Como aparecer para eles?

Um bom começo é criar um sitemap do site para os buscadores e fazer o cadastro no Google Webmasters, conforme ensinei nesse post. Enquanto o Yahoo ainda está engatinhando neste sentido, o Bing também possui uma ferramenta para webmasters cadastrarem seus sites.

Como melhorar meu posicionamento?

O Google usa uma medida chamada pagerank, que avalia a autoridade do seu site, e o posiciona nas pesquisas. Embora muitos digam que hoje em dia o pagerank já não é tão usado, ainda é cedo para desprezá-lo. Para melhorar seu pagerank, você deve ter conteúdo de qualidade e links apontando para ele. Quem está iniciando costuma pedir links em sites de amigos. É uma boa estratégia de início, mas não abuse!  Não faz muito sentido um link para o seu site sobre agricultura em um site sobre rock. Também não é legal que seu site ganhe 50 links de uma hora pra outra. Acredite, o Google não se deixa enganar tão fácil, e seu pagerank não subirá dessa maneira.

Outra coisa importante para melhorar sua posição nas buscas é não enganar o usuário. Usar tags enganosas só farão sua taxa de rejeição subir. Seu usuário não ficará nem 3 segundos no site, já que não encontrou o que procurava. Lembre-se que os buscadores priorizam uma boa experiência do usuário. Faça com que ela seja positiva!

Pois é pessoal, espero ter ajudado. Compartilhem com a gente suas experiências após usar essas dicas, ok?


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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