SEO

Blogueiros, parem de chorar, o Google não vai ouvir vocês!

Entenda que atitudes tomar, ao invés de reclamar eternamente como o Google é injusto e fez suas visitas caírem. Falamos sobre como checar se seu site anda bem em relação aos últimos updates.

Recentemente, estava lendo um artigo no Ferramentas Blog do Marco Lemos, sobre como os updates tem afetado a vida de muitos blogueiros e webmasters e como eles tem perdido visitas. De forma até corajosa, uma vez que ninguém gosta de falar nada quando seu site está indo mal. Ele explicou de forma bem detalhada o que tem ocorrido, mas o que vi nos comentários foram blogueiros chorando e chorando, e ninguém parece saber o que fazer. Nos últimos meses, não só no blog do Marcos, mas em vários outros, e também em alguns fóruns de webmasters, essa “choradeira” tem se tornado comum. Claro,  muita gente deve estar se dando bem de algum modo, afinal, para algum lugar essas visitas foram. Porém, sabiamente ninguém vai fazer propaganda de que seu site vai bem para não ter ele copiado e seus ganhos roubados. Não é verdade? Como dizem os mineiros:quem come quieto come duas vezes.

Atualmente é só isso que a gente lê nos fóruns e blogs...

Atualmente é só isso que a gente lê nos fóruns e blogs…

Uma frase bem clichê que sempre é usada nesses artigos é que “não dá pra depender só das visitas do Google.” Ok, muito bonito de dizer, mas o que você faz na prática? E já parou pra pensar o por que dos updates do Google estarem afetando seu site? Pois é, vou falar um pouco sobre o por que seu site pode estar sendo afetado, de repente você pode concordar com alguns deles e passar a atacar diretamente o problema. Ou talvez esse artigo fique apenas como um exercício de debate, um brainstorm coletivo. Já até dei algumas dicas no passado sobre o que fazer para não cair nas garras do google panda, sugiro a leitura. Mas enfim, eu curti a idéia e resolvi escrever, primeiro falando um pouco sobre a choradeira na blogosfera e depois sobre umas idéias de como agir.

O Google não vai te ouvir!

Ao invés de tentar entender qual a política e atuação do Google, muitos webmasters tentam remar contra a corrente e insistem em não enxergar 2 coisas:

1- O google não é um órgão do Governo.Ele não tem que ajudar ninguém a subir site e nem tem uma obrigação nenhuma de fazer isso e nem de atuar com “justiça”em seus rankings.

2- O google é uma empresa , já ate falei isso em artigos anteriores. Por isso, ele sempre vai atuar no que der mais lucro para ele.Parece óbvio não? Pois é, mas muita gente ainda insiste em argumentos ridículos de que o Google é mal, ou que ele fala uma coisa e faz outra. Sério? Não me diga! A coca cola faz isso, o Mcdonalds faz isso e até o governo brasileiro. E sim, o Google atua de forma predatória varias vezes, visando aumentar seu lucro. Bem vindo ao mundo real!

googleupdate

Deixando a inocência de lado e agindo com proatividade, vamos tentar também contornar um pouco esse problema, e tentar fazer um diagnóstico do que pode estar ocorrendo em seu site.

 

Diagnosticando os problemas do seu site

1- Como andam seus sinais sociais?

Ok, seu site tem fanpage, twitter, instagram, pinterest, linkedin e a pqp toda. Isso é importante, sim, ter perfis em várias redes sociais. Mas não é exatamente isso que faz com que seus artigos subam no Google.Quantos curtirs ganha cada artigo novo em seu site? Quantos G+ ? Ora, não adianta ter fanpage de 120k de seguidores se os artigos do seu site nao sao curtidos nem compartilhados por ninguém. Se ninguém posta seus links no twitter ou no G+.E isso com certeza faz diferença, senão ferramentas como o ahrefs nem perderiam tempo medindo isso.

Incentive seus usuários, use plugins de compartilhar posts, que sejam de fácil uso, nada de muita janela e muito formulário antes de twittar não, isso so atrapalha,não dê trabalho ao seu leitor!

2- Seus artigos entregam o que prometem no título?

Pois é, não adianta chamar o usuário com um título apelativo e entregar um texto estilo “gerador de lero lero” que não agrega valor nenhum pro usuário. Tenho um outro site em que já escrevi artigos de 1200 palavras, com informação detalhada sobre o que prometi no título, o leitor realmente encontra o que veio buscar em meu site. Ok, muita gente vai dizer que artigos grandes são cansativos para ler, mas a verdade é que se o usuário veio do Google atrás de informação, ele quer encontrar informação ora essa! Se ele tem preguiça de ler são outros 500, mas você tem de fazer a sua parte e deixar de ser preguiçoso(a)! Alguns desses artigos gigantes meus sempre recebem boas visitas de buscadores, comentários e likes, então sinceramente acredito que não estou tão errado assim.Não tem coisa mais frustrante do que procurar uma informação, entrar em um site e encontrar um texto de 200 palavras em que só enrola e não fala sobre nada do que eu procurava.

 

 3- Entrei na Internet. Por que eu deveria entrar no seu site ?

Conheço muitos amigos que tem site e vivem reclamando do Google e que de fato dizem que não conseguem não depender das visitas dele. Muitos webmasters, tem sites pega paraquedistas e acreditam que tem um site com um público fiel. Esse é o maior erro de julgamento que vejo webmasters cometendo. Seu site deve despertar o desejo do visitante entrar nele, não esperar que eles venham pelo google. Eu por exemplo, sei que dos 6 sites que tenho, somente 2 os visitantes realmente são fiéis e pensam:ah vou la no site x ver se atualizaram com alguma coisa legal. Digo isso não so pelos que comentam , mas tambem pelo percentual de visitantes que entram diretamente. Mas se seu site não desperta isso no usuário e as visitas vem do Google, por mais que voce tenha fanpage grande ou alguns seguidores no Twitter, sinto muito, mas seu site é pega paraquedista sim, e estará cada vez mais na mira do google. Coisas que podem ajudar com que o público seja mais fiel:

-Layout agradavel de leitura, que se esforce para ser o melhor do nicho do seu site

-Pesquisa junto aos usuários para saber quem é o visitante e assim poder acertar em cheio nos assuntos que gostam.

-Interação com o visitante, seja newsletter, feeds, etc.Não deixe esses detalhes passarem em branco

Bom, esse tipo de comentário acima pode soar meio arroganete, mas é uma verdade que ocorre e poucos gostam de comentar para não gerar inimizades com webmasters amigos.

 

3- Como você trata a questão do linkbuilding?

Quebre as correntes!

Eu não sei vocês, mas toda vez que tenho alguma queda nos updates do google, são de posts que fiz guest post, ou que tentei conseguir links com amigos e os que sobem são artigos que não fiz nada além de postar e deixar os leitores compartilharem por aí. Ok, alguns que caem até consigo me recuperar, mas se você parar pra pensar, há um sinal claro aqui. De que o Google está cada vez mais “ligado na parada”no que diz respeito a links não naturais. E cada vez mais, dando valor a coisas que ocorrem de forma espontânea.Sim, eu sei, eles ainda tem de melhorar muito isso, e eu canso de ver sites comprando link descaradamente e subindo. Mas nessa conjuntura atual , não duvido que caiam logo. Por isso, quem usa uma estratégia de guest post, tem de tomar cada vez mais cuidado. Uma prática bacana é investir em estratégias de linkbait , já que os links serão naturais.

4- OK, o que fazer para depender menos do Google?

Muita coisa, sobre a qual já escrevi em um artigo tempos atrás:

Google: como depender menos das visitas dele?

Atenção! O problema não é só o Google!

 Pois é, o problema não se limita somente aos updates do Google, ele não é a única causa da perda de visita que muitas pessoas reclamam em seus sites. Vou dar um exemplo concreto que ocorreu comigo.Tenho um site de tutoriais, pega paraquedista mesmo( embora isso não signifique que o conteúdo seja ruim).Ocorre que 1 ano e meio atras quando eu ia digitar um post, procurava a keyword “assar capivara” por exemplo no google e haviam 2, no maximo 3 sites com o assunto. Hoje quando vou pesquiso de novo algum desses assuntos, existem 15…20 sites concorrendo na mesma keyword “assar capivara”, gente ate la na terceira pagina, tentando rankear nesse post, que muitas vezes nem é algo conhecido.Os updates interferem sim, mas devido a facilidade de criar e monetizar um site, a concorrência cresceu bastante, e talvez nos metabloggers ao facilitarmos o caminho, tenhamos até contribuido com isso.

Sim, tenho vários amigos e conhecidos que vendem ebooks e ensinam a fazer blogs e sites, assim como já ensinei, a idéia do post não é arrumar confusão nem criticar ninguém. É apenas constatar um fato. Se uma cidade de 12mil habitantes tem 5 padarias e os donos vivem bem, se abrirem mais 10 padarias, com certeza alguém vai se dar mal, não vai ter gente pra comer tanto pão. Muita gente pode dizer que há espaço para todo mundo, mas eu sinceramente discordo. Quanto mais pescadores nesse mar, menos peixes para todos irão existir.Ou seja, se existem mais sites, conte cada vez menos com tráfego dos buscadores!

Conclusão

Não adianta chorar e xingar o Google. Se você não tomar nenhuma ação, fica difícil que alguma ação aconteça! Quais ações você pretende tomar nos próximos emses para sobreviver a essa queda?

E aí? O que acharam do artigo? Concordam? Discordam? Falem aí nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
SEO para Blogueiros: aprenda como trazer visitas para seus blogs!
google briga
Atenção Blogueiros! Parem de brigar com o Google ou vão dançar!
SEO: conheça 10 coisas que o Google odeia encontrar em sites!
8 Comments
  • 1 01America/Sao_Paulo agosto 01America/Sao_Paulo 2014 at 2014-08-01T22:46:35+00:000000003531201408
    Resposta

    Somos uma empresa de brindes personalizados de Salvador e chegamos em seu site com a palavra “leonizemaurilio.fashionbubbles.com” o que nos traz grande insteresse em realizar uma parceria, e por isso oferecemos amostras de brindes personalizados gratuito para ser sorteado entre os visitante de seu site. por Favor entre em contato para maiores informações, estaremos realizandos esta parceria com 3 sites, e adoramos o assunto “Blogueiros, parem de chorar, o Google n??o vai ouvir voc??s!”

  • 14 14America/Sao_Paulo outubro 14America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-14T15:25:42+00:000000004231201310
    Resposta

    Trabalho de Webdesigner fica melhor quando você ganha experiência e vira freelancer para fazer o seu salário.

  • 12 12America/Sao_Paulo outubro 12America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-12T22:44:41+00:000000004131201310
    Resposta

    O universo só conspira a favor de quem age, existe uma grande diferença entre pensar e agir e tem gente que passa a vida inteira pensando e esquece que ação é o que conta; se você pensa que você pode ou sonha que pode, comece!

    Ousadia tem poder e mágica, lembrem-se que no momento que você começa o universo conspira a seu favor!

    Desde que entrei nnesta empresa eu mudei meu modo de pensar em relação ao MMN, pois vi aqui uma seriedade da parte da empresa e dos divulgadores que querem algo de verdade. Aqui não tem nada fácil, você recebe pelo que faz.

  • carlos
    12 12America/Sao_Paulo outubro 12America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-12T11:41:22+00:000000002231201310
    Resposta

    É INCRIVEL TODA A GENTE A TENTAR DERRUBAR A EMPOWER PRA DEPOIS CHAMAR OS DITOS IGNORANTES PRA REDE DELES .
    O QUE É CERTO É QUE QUEM LÁ ENTRA NUNCA SAIU E SE SAIU FOI POR QUE PENSOU QUE IRIA FICAR GANHANDO DINHEIRO FACIL DORMINDO . ISSO NÃO EXISTE! O CRISTIANO RONALDO TB É FAMOSO E TEM MTA GENTE QUE O CRITICA NÉ . MAS O QUE É CERTO É QUE ELE FACTURA MILHÕES E NÃO É A DORMIR .
    LOL ENFIM

  • 6 06America/Sao_Paulo outubro 06America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-06T11:14:39+00:000000003931201310
    Resposta

    Os blogueiros deviam sim era começar uma campanha para incentivar os internautas a usarem mais o Bing e Yahoo e tirar todo esse poder concedido ao Google.

  • 2 02America/Sao_Paulo outubro 02America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-02T21:51:35+00:000000003531201310
    Resposta

    Eu tenho alguns blogs também, um que recebia ano passado de 25k até 30k de visitas hoje tem 5k por mês. Bom é um blog totalmente sem um assunto definido. Ao contrário de outros blogs com um assunto definido que não vi nenhuma queda. Talvez seja pouco volume de visitas para eu saber se tive algum problema mas enfim.

    Recentemente comprei um desses cursos ai que é bem vendido no hotmart para ver o formato de aulas porque pensa em criar um info produto um dia e queria saber qual o motivo daquele ser o curso mais vendido. Bom é um curso para aprender ganhar dinheiro com blog. Ai na comunidade em torno do curso você vê muita gente fazendo um blog simplesmente porque achou “o nicho” mas a pessoa não tem perfil nenhum para “o nicho” e acaba criando blogs com conteúdo fraco, bem fraco mesmo para receber alguns cents do todo poderoso google.

    Uma ideia que pensei sobre como conseguir mais likes, plusOne, etc é usar os botões sociais como forma de resposta a uma pergunta. Alguma coisa no meio do texto onde você termina uma frase e coloca “você concorda? Se sim, clique no curtir”. É uma alternativa, como uma enquete usando os botões sociais. Algo como as fanpages fazem “Gosta mais do papai noel (curtir) gosta mais do coelhinho da páscoa (Compartilhar)”..exemplo ótimo ¬¬

    Sobre os Guest post, será que não acontece isso porque aquele link é o único link apontando para sua página em outros blogs? Tipo o Google vê aquilo e “pensa”: – Aháámm, esse cara só lincou esse artigo para aquele outro site??

    Uma outra coisa que penso é que o google sempre atualiza o algoritmo dele e ai os blogueiros vão lá nos textos antigos e tentam mudar tudo para deixar de acordo com as novas regras, ai entra ano sai ano e o Google muda de novo e aquele post anterior começa a passar a valer, só que o cara mudou tudo na época do update anterior…ai é aquela briga sem fim. Não seria melhor seguir dali em diante porque depois de cada atualização seu site vai acabar tendo uma média do que o Google gosta.

    Uma frase que pensei aqui agora é “você pode até passar conteúdo, mas você também passa valor junto dele?”

    Abs,

  • 29 29America/Sao_Paulo setembro 29America/Sao_Paulo 2013 at 2013-09-29T20:30:47+00:000000004730201309
    Resposta

    O que está acontecendo é muito bem feito para quem “acreditou” no “bondoso” Google…..Já falo a muito tempo para não apostarem no Google e sim em Agregadores de Links………
    O Google é uma empresa, e como qualquer empresa, quer ter $$$$$$(lucro)…..
    As visitas vão cair ainda mais…..Eles precisam vender o Adwords e faturar e ninguém que tem “milhões” de visitas vindas pelo Google quer comprar Adwords “espontaneamente”………Então, esse pessoal que diz que ganha “milhões” com o Google Adsense, é favor gastar uns “bons trocados” no Adwords e também no s produtos Google…………….

    Essa é minha Humilde Opinião…………
    Grande Abraço Mestre…………..

  • 24 24America/Sao_Paulo setembro 24America/Sao_Paulo 2013 at 2013-09-24T21:45:21+00:000000002130201309
    Resposta

    Olá Almy!

    Eu já nem choro quase que nada, pois nunca recebi milhares de visitas do google, então o pouco que recebo procuro otimizar bem para converter.

    Tenho um site que este ano tinha começado a melhorar, estava em 5 mil visitantes únicos e chegou a quase 12 mil.Depois das atualizações foi caindo e neste mês não vai chegar nem nos 5 mil rsrs.Agora fiz uma faxina e deletei quase 50 artigos que não recebiam mais visitas ou que eram de péssima qualidade e vou aguardar para ver o que acontece :'( .

    Abraço!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage