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Branding e Relacionamento: seu site resolve os problemas do seus visitantes?

Entenda por que é importante resolver os problemas da sua audiência e com isso criar uma relação de fidelidade com eles.

Olá pessoal, após um longo hiato das férias estamos aqui de volta. Hoje pretendo abordar um tema que poucos blogueiros e webmaster prestam atenção, que é verificar se seus artigos realmente geram interesse em sua audiência, se realmente resolvem os problemas que eles tem antes de entrar em seu website. Ultimamente, essa expressão “resolver os problemas do seu usuário” tem sido muito utilizada por pessoas que vendem cursos online e Ebooks e ficou até meio clichê e pejorativa, mas a verdade é que ela realmente faz sentido. Irei explicar o que é isso e também qual a real importância de auxiliar o usuário, gerando empatia e fortalecendo sua marca, além de ajudar a aumentar sua audiência e até melhorar seu link building. Vamos lá?

O que quer dizer “resolver problemas do usuário” ?

É preciso primeiro entender que quando falamos “resolver problemas” podemos nos referir a um problema de verdade como por exemplo: “meu celular não conecta na internet” , “como faço brigadeiro?”, “como tiro cpf? ” , mas não somente a isso. Seu site pode simplesmente ter o conteúdo que ele deseja ler, seja sobre economia, agricultura, moda, beleza, etc. O ponto onde quero chegar é que seu conteúdo tem que ser útil de fato. Tem de ir ao encontro do que seu visitante deseja encontrar. Pode parecer o óbvio dos óbvios o que estou falando aqui, mas poucos webmaster e blogueiros tem essa noção. Pouca gente para pra pensar na importância desse fato e vou mostrar por que é importante pra sobrevivência do seu site se atentar a isso.

resolvendo problemas

Por que é importante resolver esses problemas?

Existem vários fatores:

Branding – um site que efetivamente atende ao usuário cria empatia com o público e trilha o caminho para virar referência junto ao seu segmento. Isso fortalece sua marca e ajuda na divulgação e crescimento do mesmo.

Link Building – seu site passa a ser mais linkado, e como sabemos , para fins de SEO (não sabe o que é? leia aqui) ajuda e muito a conseguir melhores posições na busca do Google. Obviamente, quanto mais visitas do Google, tanto melhor

Anunciantes- um site que vira referência, pode conseguir cada vez mais anunciantes diretos, que costumam pagar melhor do que os programas de afiliados existentes no mercado.

Além disso, seu publico se torna mais engajado, compartilha nas redes sociais seu conteúdo, se cadastra em listas de emails, participa de promoções, etc. O webmaster só tem a ganhar.

Indícios de que seu site está no caminho certo

Não é tão complicado observar isso, basta se atentar aos seguintes fatores:

– Os usuários comentam os artigos e opinam, sugerem novos artigos e contribuem com novas idéias.

– Alguns dos comentários são sempre elogiando e agradecendo a ajuda.

– Seu site frequentemente é linkado por sites que não conhece e nem tem relação.

– Vez por outra é citado em redes sociais, e recebe visitas desses locais mesmo sem ter feito divulgação no dia

– Vez por outra recebe emails dos visitantes sugerindo artigos ou agradecendo a ajuda em algum artigo.

– Cada vez recebe mais cotação de anunciantes perguntando quanto custa anunciar em seu site. (Indício de que ele pode estar se tornando referência em seu segmento).

Se nada disso ocorre, pode ser um indício de que seu site não está conseguindo se conectar a sua audiência, não resolve os problemas dela nem desperta seu interesse. Mas a boa notícia é que é possível melhorar isso. Basta tenta saber quais são esses problemas e escrever artigos direcionados a resolvê-los.

caminho certo 

Como descobrir os problemas do seus visitantes?

Existem várias maneiras:

-Escrever um artigo convocando seus usuários a expressar idéias de artigos que querem ler em seu site.

-Realizando uma pesquisa com seu público, o site Pooldaddy por exemplo permite que você crie uma pesquisa e cole o código em seu site de maneira super fácil.

-Perguntando a seus usuários nas Redes sociais como Twitter e Facebook

– Utilizando as informações do Google Analytics. Além de analisar as palavras chaves que fazem seus visitantes chegarem a seu site, analisar o que os seus visitantes pesquisam quando já estão dentro do seu site também é importante, pois podem estar procurando artigos que não existem e você pode fazê-los.

-Analisando seus concorrentes. Já explicamos como aqui e aqui. Você pode observar o que os leitores procuram em seus concorrentes e tentar fazer algo melhor e que atraia mais atenção, que resolva melhor os problemas dos seus visitantes.

Conclusão

Espero que eu tenha conseguido passar a mensagem pessoal, que é a de que um leitor satisfeito com seu conteúdo, só tem a trazer coisas boas para seu site, marca ou blog.

E você? Como se relaciona com seus leitores? Têm mais alguma dica pra passar? Deixa aí nos comentários!

 

 

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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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