Otimização de Sites Temas Variados Wordpress

Dica: como evitar o hotlink – o roubo de imagens e de banda do seu site!

Veja como evitar o hotlink,  essa prática que rouba seu tráfego e recursos, prejudique seu servidor e o seu site…

ladrao virtual

Quem hospeda um site na internet sabe que, apesar de os preços terem caído bastante, ainda é bem salgado pagar um serviço de hospedagem. Agora, já imaginou se além de pagar a sua hospedagem, você tivesse que pagar para outra pessoa que você nem conhece? É praticamente isso que acontece quando algumas pessoas, por má fé ou por falta de conhecimento, copiam imagens do seu site, sem hospedá-las no site deles, linkando a imagem diretamente do seu servidor e consumindo seus recursos de tráfego e processamento, prática conhecida como hotlinking. Isso pode fazer até com que seu site seja expulso do provedor, pois eles podem entender que seu espaço está sendo usado apenas como hd virtual, ou que está consumindo mais recursos do que os contratados.

Como perceber

Um dos indícios de que pode estar havendo hotlinking da suas imagens, é sua banda de tráfego estar sendo consumida, sem que no entanto você tenha visitas suficientes para isso.

É bastante difícil perceber que seu site está sendo vítima dessa prática, mas existem algumas coisas a se fazer. Normalmente quem copiou sua imagem, copiou o post inteiro. Você pode  então digitar seu endereço em sites como o copyscape, que procuram por conteúdo plagiado. Depois de achar o conteúdo você pode visitar o site e procurar por suas imagens. Outra medida é usar o Google images e digitar exatamente o nome da sua imagem para ver se ela está em outro site.

Como evitar

Existem algumas maneiras de evitar o hotlinking de suas imagens. Alguns servidores de hospedagem já tem uma proteção anti-hotlinking no próprio painel de controle, onde as imagens só irão aparecer em sites autorizados. Assim, quem copiar exibirá apenas um espaço em branco em seu site. Há tambem um plugin para WordPress, o Hot Link Protection  que pode te ajudar a se proteger contra esta prática.

O que fazer

Se você descobriu um site que está copiando suas imagens, a primeira coisa a fazer é estabelecer um contato. Muitas vezes quem copiou nem sabe que fez hotlinking (principalmente se hospeda no Blogspot, ou se o blog é bem amador) ou que essa prática pode prejudicar seu site. Tente fazer contato e solicite a retirada das imagens. Se ele te ignorar, você pode fazer o seguinte:
1. verifique o caminho da imagem
2. edite  o post, subindo novamente a imagem, mas com outro nome
3. substitua a imagem que está sendo copiada por outra de mesmo nome, fazendo propaganda para seu site.

Se a resposta tiver sido muto mal-educada, experimente usar uma “foto imprópria” para substituir a copiada. Garanto que ele vai agir rapidinho para retirar a imagem. 🙂

Conclusão

É importante notar se você não está sendo vítima dessa prática para que seu site continue otimizado e não consuma mais banda do que o contratado. Além disso, até para o Google é bom evitar que as imagens estejam duplicadas por aí.

Espero ter ajudado com essas dicas. Se souber de mais alguma, colabore com a gente aí nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
censura nunca mais
Blogueiro toma multa de mais de 106 mil Reais por post irregular durante as eleições!
cardquali
Consultoria gratuita: analisamos o site cardquali.com!
feeds
Feeds: entenda como são importantes!
4 Comments
  • 18 18America/Sao_Paulo outubro 18America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-18T20:42:48+00:000000004831201110
    Resposta

    Esse problema já aconteceu comigo. Um dos meus blogs ficou em baixo muito antes do final do mês, devido a ter atingido o limite de banda mensal.
    Como o tráfego não tinha aumentado significativamente, só mais tarde percebi que era devido ao hotlinking.

    Nesse mês tive que fazer upgrade do alojamento e pagar mais para voltar a ter de novo o blog acessível.

    Há que ter muito cuidado com isso.

  • 9 09America/Sao_Paulo outubro 09America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-09T19:44:43+00:000000004331201110
    Resposta

    Se vc tiver acesso as configurações do seu servidor web (apache) pode bloquear o hotlink, dá até pra fazer exibir outra imagem no site da pessoa que fez o hotlink.

    O único problema é que vai ferrar com quem usa leitores de rss,

  • admin
    7 07America/Sao_Paulo outubro 07America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-07T17:40:23+00:000000002331201110
    Resposta

    Boa tarde Marta, como vai você?

    Eu falei q vou abordar o assunto sim, num futuro proximo, mas nao disse q seria o proximo.existem alguns posts ja agendados e escritos.

    Forte abraço

  • Marta Sofia
    7 07America/Sao_Paulo outubro 07America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-07T12:57:26+00:000000002631201110
    Resposta

    muito desiludida
    afinal nao nos epxlicou o ataque ddos e como defener
    por favor explicenos ainda hoje…

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage