Temas Variados

Cispa: conheça essa lei americana que quer controlar a Internet!

Senado dos Eua lança nova lei de controle da internet, que tem apoio do Facebook, a Cispa!
cispa

Quando achamos que as coisas não podem piorar, eis que somos surpreendidos novamente.Todo mundo se lembra, no início do ano, as polêmicas sobre a lei Sopa e a Pipa.presenciamos até o fechamento do megaupload, até sites como o inocente xideos foram ameaçados pelos Eua. Mas não parou por aí.Agora, os EUA querem lançar auma nova lei para controlar a internet, a CISPA.

O que é cispa?

A CISPA (Cyber Intelligence Sharing and Protection Act), é um projeto de lei apoioado por 100 membros do Congresso dos EUA. Se for aprovado, permitirá a espionagem por parte do Governo dos EUA e de empresas privadas, de qualquer um de nós, a qualquer momento e por quanto tempo quiserem, sem mandado judicial e sem dar explicações.Isso significa que algumas das maiores empresas .com, incluindo prestadoras de serviços como Google, Facebook, Twitter, podem coletar informações confidenciais e enviá-las para o Pentágono, se solicitados pelo governo.Achou isso absurdo? Pois saiba que esta lei é apoiada por ninguém menos do que Mark Zuckerberg, o dono do Facebook e até pela Microsoft.

Os críticos já vêm condenam o CISPA pelo poder que ela dá a qualquer entidade federal que alegar estar sendo ameaçada por interações online.Kendall Burman do Centro para Democracia e Tecnologia diz RT que o Congresso está analisando um grande número de projetos de cybersegurança que podem ser aprovados como lei.Para aqueles defendem uma Internet livre, ela adverte que as regulações do CISPA são motivo de preocupação, especialmente com os poderes que ela dá a Barack Obama.

Por que o facebook e a microsoft apoiam o Cispa?

O principal motivo pelo qual as empresas estão apoiando o CISPA é porque ele tira a pressão das empresas privadas de regular os usuários. O SOPA exigia que as empresas privadas mantivesse um registro de o que seus usuários estão fazendo e tornava as empresas responsáveis por seus usuários. O CISPA transfere este papel e responsabilidade para uma entidade do governo. Efetivamente, ele faz com que a empresa não possa ser processada por passar as informações de um usuário para o governo.

Na carta de apoio do Facebook, Joel Kaplan, Vice Presidente de Políticas Públicas dos Estados Unidos, explica o motivo por trás desse apoio:

A legislação deste projeto de lei remove as regras opressivas atuais que atualmente podem inibir a proteção do cyber ecossistema, ajudando assim a fornecer uma estrutura mais sólida para o compartilhamento dentro da cyber comunidade enquanto ainda respeita os direitos de privacidade e expectativas de nossos usuários. Através do compartilhamento de informações de ameaças, as entidades públicas e privadas serão capazes de combater com mais eficácia atividade maliciosa no cyberespaço e proteger consumidores.

Pois é pessoal, a coisa está complicada.O que voce acha dessa lei? Concorda? Discorda?Espalhe sua opinião por aí, esse texto pode ser reproduzido a vontade ok, basta nos citar como fonte, com um link por exemplo.

Referências:Gizmodo e Tecmundo


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Como comprar itens de informatica com desconto? Veja aqui!
afiliados 2013 geral
Afiliados Brasil 2013 – perdeu o evento? Veja aqui como foi!
feliz natal
Feliz Natal e obrigado pela companhia!
1 Comment
  • Ric
    24 24America/Sao_Paulo abril 24America/Sao_Paulo 2012 at 2012-04-24T13:40:16+00:000000001630201204
    Resposta

    desse jeito todo mundo vai acabar migrando pra Deep Web.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage