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Como eu escolho um Infoproduto pra divulgar?

Não sabe como escolher um infoproduto para divulgar? Vou mostrar nesse artigo como que eu faço, espero que te ajude.

Quem tem sites e blogs, sabe que viver apenas da renda do Adsense ou anunciantes diretos é sempre arriscado, o mais seguro e interessante é diversificar sua renda.Isso é algo que faço a algum tempo e recomendo a todos que querem ter uma vida longa nesse mercado. Hoje atuo com Google Adsense, cpa, afiliação de lojas, venda de pulicidade direta, artigos patrocinados, etc. E nessa diversificação incluo a venda de infoprodutos.

Falando em infoprodutos, uma dúvida que muitos webmasters e blogueiros tem é sobre qual infoproduto divulgar em seus sites, afinal existem centenas deles nas plataformas mais conhecidas. Não sou top10 em nenhum ranking deles hoje em dia (ja fui em 1 ou outro no passado), mas acredito que posso dar uma dica ou duas sobre como você pode fazer essa escolha, baseado em algumas experiências que tive. Mas calma lá, você nem sabe o que é infoproduto? Então deixa eu te explicar primeiro.

O que é um Infoproduto?

infoproduto

Indo direto ao assunto, a grosso modo os infoprodutos são produtos digitais onde você não consegue tocar com as mãos. Por exemplo: vídeos, músicas e áudios, programas de computador, apostilas e livros digitais (ebooks), etc. Por exemplo, digamos que eu sou um professor de inglês e quero vender o acesso a video aulas. Você blogueiro que tem um site sobre aprender ingles, pode divulgar essas aulas e ganhar comissão com elas. Alguns infoprodutores chegam a pagar 50 a 60% de comissão, o que se torna muito mais vantajoso para um blogueiro, do que ficar esperando cliques minguados do Google Adsense.

Como eu escolho um Infoproduto para divulgar

Existem algumas coisas que ajudam minha escolha.

Sites do nicho

Parece óbvio falar isso, mas vejo muita gente querendo vender curso de contabilidade em site de culinaria, e reclamando por que não vende, xingando o produtor e a plataforma. Ora, se você tem um blog de culinária, tente vender infoprodutos que tenham a ver com isso. Cursos de doces, salgados, culinaria vegana, enfim, as possbilidades são imensas. Conheço pessoas que retiraram os banners de adsense do site, por que o ganho com a venda de infoprodutos se tornou 4 a 5x maior do que os rendimentos que haviam com adsense. Tenha atenção ao seu nicho!

Plataforma

A plataforma, é a empresa onde os produtores colocam seus cursos/video aulas/produtos, etc. Hoje em dia algumas delas já vendem também produtos físicos, não se restringem apenas a infoprodutos. As 3 mais famosas são:

Hotmart

hotmart fire

No Brasil, foi a primeira a se destacar. Atualmente dominam o mercado, embora outras plataformas tenham feito com que eles comecem a se movimentar e atender melhor os clientes. Por ser uma empresa grande, o suporte é um pouco demorado o atendimento, mas tem produtos bons e é altamente confiável.

Monetizze

monetizze funil

Pra quem acha que só existe infoproduto na rede Hotmart, a Monetizze vem se tornando um concorrente de peso, com suporte ágil e os saques caindo em sua conta com extrema rapidez.  Com produtos para todos os nichos, é praticamente impossível não encontrar algo que sirva para seu público. Tem site de moda? Lá tem cursos de unhas e maquiagem. Tem site de receitas? Lá tem curso de brigadeiros, bolos, cupcakes e muito mais. Comissões bem gordas e uma plataforma confiável é algo que você vai encontrar por lá, clique e conheça:

  cadastrar monetizze

Eduzz

eduzz logo

Embora tenha se destacado no mercado, eu particularmente não gosto de utilizar e parei totalmente de divulgar infoprodutos dela. Muitos bugs no sistema, problemas com boletos  e outras coisas do tipo, me fizeram optar por não utilizar mais. Porém, alguns amigos ainda utilizam e tem bons resultados(muito melhores do que os meus).

 

Produtor

A reputação do produtor, é algo que levo bastante em consideração antes de divulgar qualquer coisa. Sempre prefiro divulgar coisas de pessoas que já conheço o trabalho ou que ja tem certa “fama” no mercado. Mas cuidado, quando me refiro a fama, é em relação a honestidade e caráter. Existem muitos produtores “famosos” que eu já ouvi péssimas histórias e tive experiências ruins. Alguns que gosto. Alguns  profissionais que conheço pessoalmente como o Gustavo Freitas, Guilherme Scotta, Tarsis Almeida , Gustavo Provasi, divulgo os produtos de olhos fechados e recomendo fortemente. Ou mesmo os que não divulguei, mas que sei da qualidade do trabalho como o Rafael Rez ou Camilo Coutinho, também são de alta confiabilidade. Antes de divulgar qualquer produto, pesquise sobre ele em grupos no facebook, se há reclamações, se procedem, faça uma pesquisa minuciosa, para que você não perca tempo futuro com alguém te passando a perna.

Regras do Produtor

regras do produtor

Alguns produtores tem regras rígidas para que você divulgue seus produtos. E eles tem total razão: “meu produto minhas regras, se você quer divulgar tem de acatar as mesmas” porém, eu escolhi não trabalhar com algumas restrições:

Produtor que não deixa trabalhar com SEO – to fora! Nem começo a divulgação. Algumas pessoas trabalham bem com campanha, mas no meu caso, digo que ainda tenho uma longa estrada a aprender, por isso prefiro trabalhar com Seo. Se isso é um problema para o produtor, vida que segue, não trabalharei com ele.

Produtor que muda as regras do jogo a todo instante. – comissão muda toda hora, diz que não pode isso, depois diz que pode, muda links a todo tempo,stress total. Se não consigo saber disso antes, caio fora quando essas coisas ocorrem.

Ferramentas de Apoio

Banners, imagens, links para páginas diferentes, iscas(ebook de brinde para que o comprador entre no funil), Upsell (produto mais caro vendido para quem está no funil do produtor e que você recebe comissão), rankings com premiações, enfim, fico sempre atento a tudo que o produtor oferece na divulgação. Eu particularmente não gosto de divulgar produtos em que o produtor não faz nem banners para os afiliados. Se o próprio produtor não correu atrás, eu que terei de correr para ele? To fora!

Página de vendas

Sempre investigo a página de vendas, para verificar se a proposta tem a ver com o público alvo do meu site, se não existem vários cookies escondidos ou coisas do tipo. Páginas geradas na própria plataforma,com erros de português gritantes, imagens quebradas, também fico com pé atrás, me parece que o próprio produtor não quis investir em seu produto. Eu particularmente não gosto de páginas com vídeos de mais de 10 minutos, mas já divulguei alguns produtos que tem e correu tudo certo. Aqui acho que fica a seu critério.

Validade do Cookie

Explicando de forma mais direta e simplista, o cookie é o arquivinho responsável por “dizer” ao produtor e a plataforma que a venda veio do seu link de afiliado, que a comissão sobre aquela venda foi gerada e pertence a você. A validade do cookie é importante, pois alguns produtores colocam apenas 7 dias, o visitante pode ter ficado indeciso e quando resolveu comprar, já não estava mais marcado e você que ajudou no processo de compra não receberá comissão. Complicado, não? Eu sempre tento escolher cookies de no mínimo 15 dias.

Conclusão

Bom, essas são algumas regras pessoas que utilizo na hora de escolher um info produto para divulgar. Muita gente pode nem concordar, mas é o que tem dado certo pra mim, algumas pessoas podem fazer tudo 100% diferente e ter mais sucesso do que eu? Com certeza e provavelmente tem(estou bem longe de ser um “guru dos 7 digitos”), mas é como gosto de trabahar e me sinto bem com isso.

Se você tiver mais alguma dica e quiser compartilhar nos comentários, deixa aí pra gente!


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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