Produtividade e Organização

Como realizar um processo seletivo para novos redatores

Você já ouviu falar no ditado que diz que “uma andorinha só não faz verão”? Pois é, quando você está administrando um site, tal frase acaba sendo bastante verdade. Existe um limite, muitas vezes, que atingimos ao produzir conteúdo. Quando esse limite chega em determinados sites de nicho, se faz necessário que novas pessoas adentrem o site – haja vista que certas empreitadas, dependendo do tipo do site, são impossíveis de serem realizadas sozinho.

E é nesse momento que surge a seguinte dúvida ao administrador de um site: como faço para aumentar minha equipe? Quais as qualidades que preciso procurar nessas pessoas? Que tipo de pessoas devo evitar? Como remunerarei essas pessoas?

contratar redator

As perguntas são muitas – e assustadoras. Muitos blogueiros optam justamente por não chamar novos redatores ao site. Contudo, o tratamento que você deve dar a seu site é o de uma empresa. E uma empresa precisa de chefes, empregados, hierarquia e um processo de seleção de novos membros quando ela está expandindo. Sendo assim, pensamos neste artigo para o trato com esse difícil paradigma que todo blog grande chega: como fazer um processo seletivo?

Vejamos então, alguns pontos essenciais e algumas dicas valiosas para você que pretende realizar tal PS em seu website.

1) Não seja megalomaníaco

Não dê passos maiores do que a perna. Se o seu site está com, por exemplo, 10.000 pageviews por dia, isso não significa que você deve ter o mesmo número de redatores do que um site de 100.000 pageviews por dia. Assim sendo, saiba quais são suas necessidades. Seu site não é um grupo de férias para desenvolver novos escritores. É um empreendimento. Assim, utilize os recursos de forma eficiente. Se você precisa de apenas um redator, procure apenas um redator – e não trinta.

2) Não existe almoço grátis

Poucas coisas são grátis na vida. Televisão aberta, amostra de novos produtos no supermercado e talvez aquele poker que é jogado de graça no computador. Mas saiba que seu redator provavelmente não será de graça. Mesmo que seja, alguma vantagem você tem de dar a ele. Assim, não ache que a Lei Áurea foi revogada, você terá de pagar seu novo “empregado” de alguma forma.

3) O português é um idioma lindo quando falado corretamente

A frase acima é uma das muitas piadas da personagem Chiquinha no seriado Chaves. Não poderia ser mais verdade. Você terá dois trabalhos se contratar um redator cujo português não é perfeito: ler o texto dele e editar o mesmo para que fique adequado à norma culta da língua portuguesa. Olho nisso, a forma é tão importante quanto o conteúdo!

4) Não contrate pessoas que não lhe respeitam

O site é seu, certo? Logo, você está no topo da hierarquia. Se a pessoa com quem você está lidando é rebelde nesse aspecto, não cumpre prazos e não entende que aquilo é um trabalho, então ela não pode trabalhar com você. O respeito e a hierarquia são essenciais quando estamos trabalhando com prazos e com um veículo de mídia, cuja matéria – a informação – pode ficar defasada a qualquer momento.

Essas são as quatro dicas/princípios principais quando pensamos em novos redatores. Com efeito, você deverá conseguir pensar em alguns outros de acordo com a temática e o nicho – mas, principalmente, com o tamanho – de seu website.

E ai, concorda, discorda? Faltou algum ponto importante? Comente!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
WordPress: 4 plugins excelentes para quem trabalha com redatores e colaboradores!
visitas tv
Divulgação: 5 dicas úteis e importantes para aumentar as visitas do seu site!
Confira 7 dicas para seus sites bombarem em 2014!
2 Comments
  • 4 04America/Sao_Paulo novembro 04America/Sao_Paulo 2013 at 2013-11-04T21:19:33+00:000000003330201311
    Resposta

    Valeu pelas dicas Grande Almy.

    Estou no momento fazendo uma seleção de redatores, e seu artigo me deu umas instruções bacanas.

    Sucesso Cara.

  • Ana
    4 04America/Sao_Paulo outubro 04America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-04T08:26:58+00:000000005831201310
    Resposta

    egrana pode ser colocado junto com o adsend?

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage