Temas Variados

Como saber que um blog terá uma boa aceitação?

O artigo de hoje é um guest post do amigo Bruno Simomura, do Meta blog  Criar Blog, que fala sobre otimização de blogs, estratégias de marketing para blogs, redes sociais e monetização.

o que é Blog

Assim que lançamos um blog no mercado, isso necessariamente ocorreu porque ficamos pensando em uma série de fatores antes de montar um blog, como por exemplo: A aceitação futura no mercado, a quantidade de buscas mensais, programas de afiliados que podem ser utilizados, ou até mesmo o simples interesse no assunto a ser escrito. Logo após os primeiros meses de trabalho, baterá à sua porta uma grande dúvida, que é: Será que estou no caminho certo, ou devo mudar a área de atuação, pelo fato de não haver aceitação no mercado?

Se em algum momento você já se deparou com essa pergunta, pode ter certeza absoluta que você está diante de uma dúvida muito comum na blogosfera, e que saber se o blog terá uma boa aceitação é quase que uma dúvida “obrigatória” para os blogueiros. O grande porém dessa história é que a maioria desses blogueiros não sabem diferenciar a aceitação do tempo necessário para a maturação do projeto.

A maturação de um projeto

Em poucas palavras, podemos dizer que a maturação de um projeto é o tempo necessário para que ele “saia do casulo” e comece a ter uma maior visibilidade no mercado. Por vezes, imaginamos que o nosso blog não recebe o tráfego que merecia, e também começamos a pensar se estamos falhando ao otimizar o blog, mas nem sempre existe um erro nesse processo, pois o seu blog está simplesmente passando por uma fase de reconhecimento e aceitação.

Reconhecendo a aceitação

Normalmente, quando saímos da fase de um blogueiro amador, e começamos a trazer maior visibilidade ao projeto, um dos índices mais comuns para determinar a aceitação do seu projeto, é a quantidade de comentários recebidos. Se você está criando uma série de artigos totalmente originais, únicos e com grande qualidade, é muito natural pensar que o seu volume de comentários tende a aumentar (a não ser que você trancou o seu blog para receber comentários), para isso, temos que levar em consideração que temos os dois lados da moeda, onde os comentários positivos são considerados como uma boa aceitação no que faz, já os comentários negativos (quando em grande quantidade), podem significar alguma atenção especial àquilo que está escrevendo.

Será que a sua linguagem é boa o suficiente para expor essas opiniões, ou quem sabe você não está criando conteúdos demasiadamente superficiais? Nesse momento, é bem legal colocar a cabeça no travesseiro e refletir, principalmente se você está escrevendo um artigo para os seus leitores, ou se está formando um blog somente para o “Google”.

Entendendo o nicho de mercado

dinheiro internet

Não adiantará você tentar abraçar o seu nicho de mercado, pois a decisão mais sensata para esse ponto, é você simplesmente dar tempo ao tempo, mantendo a qualidade dos seus artigos, e sempre buscando o aumento da sua visibilidade, sem contar que poderá diariamente promover mudanças no seu projeto, a partir dos feedbacks recebidos em cada artigo, aumentando consideravelmente a aceitação dos seus artigos perante à sua audiência, por isso, força nesse processo e promova desde já conteúdos com grande qualidade. Até!

Esse artigo foi é um guest post do amigo Bruno Simomura, do Meta blog  Criar Blog, que fala sobre otimização de blogs, estratégias de marketing para blogs, redes sociais e monetização.

Quer seu artigo aqui com um link para seu site/blog? Veja aqui como participar.


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Fire 2016 Hotmart: o evento que vai mudar a sua vida!
celular android
Versão mobile de sites: entenda por que são importantes!
analytics logo
Google Analytics: aprenda a interpretar e fazer bom uso das suas informações! – Parte 1
3 Comments
  • Stenio Ribeiro
    14 14America/Sao_Paulo março 14America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-14T02:20:00+00:000000000031201203
    Resposta

    Olá Bruno!
    Certamente temos que dar tempo ao tempo [enquanto que produzimos conteúdo de qualidade] para que nosso(s) projeto(s) possa(m) ter alguma visibilidade notável.
    Mais um ótimo artigo!
    Obrigado,
    Abraço!

  • 13 13America/Sao_Paulo março 13America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-13T16:35:53+00:000000005331201203
    Resposta

    Pois é Bruno, fiquei feliz que aceitou o convite, é bom tambem que da uma muda nos estilos dos textos, o leitor se depara com algo novo, com um ponto de vista novo :o)

  • 13 13America/Sao_Paulo março 13America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-13T12:11:08+00:000000000831201203
    Resposta

    Olá Mestre,

    Obrigado pela oportunidade de trabalhar com você no crescimento dos nossos projetos, e ainda por cima, trazer algum conhecimento aos leitores. Vamos juntos fazer a diferença!

    Abração

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage