Otimização de Sites

10 dicas para escrever artigos melhores no seu site!

Quer escrever artigos com maior qualidade para seus visitantes? Veja nossas dicas!

Escrever bem é um dom para poucos. Muitos blogueiros e webmasters, fazem tudo certo: layout limpo, site otimizado, rápido, rodando tudo certinho. Mas quando chega a hora de escrever, ficam inseguros e acabam redigindo textos que não são o que esperavam, mesmo sabendo bastante sobre o assunto que querem abordar. Nesse artigo vamos mostrar algumas dicas básicas de como escrever textos melhores para seu site ou blog. Além de atrair a atenção dos leitores, artigos bem escritos fidelizam o público e propiciam compartilhamentos e links, que refletem na SEO do seu blog ou site. Vamos às dicas. escrever artigos

1. Atenção aos elementos do texto

Embora quase redundantes, é importante relembrar os itens que um bom texto precisa ter: · informações precisas · construção interessante de frases · escolhas apropriadas das palavras · passagens claras · adjetivos e advérbios bem colocados · Estruturar as orações de forma coerente (paralela) quanto ao tempo dos verbos e número · sequência correta de tempos verbais · gramática correta · pontuação e ortografia corretas

2. Evite textos superficiais

O usuário não quer “ouvir falar” sobre o assunto. Se você se comprometeu a explicar determinado assunto, então explique o assunto profundamente. Não há nada mais frustrante para o visitante do que ler um texto e sentir que continuou na mesma. Ou seja, perdeu tempo lendo um artigo completamente inútil. Se não conhece sobre o assunto, pesquise, leia, veja vídeos e só então escreva sobre ele.

3. Organize as ideias em tópicos

Tem dificuldade em começar o texto? Quebre seu trabalho em partes menores e complete as lacunas à medida que encontrar as palavras e o raciocínio correto. O tempo gasto será bem menor.

4. Não tenha preguiça de usar imagens

Imagens ajudam a entreter seus visitantes e a ilustrar pontos do texto.

escrever bem

Faça as imagens dos textos envolverem seus visitantes!

Imagens não só valorizam seu conteúdo, como ajudam a deixar mais leve a leitura. Mas tente ser criativo e não use a primeira imagem que aparecer no Google imagens. É importante se diferenciar.

5. Organize as ideias dos parágrafos

Tenha em mente que os parágrafos não são simples blocos de texto. Cada um deles deve conter uma ideia que deve, de alguma forma, estar ligada com aquilo que será tratado no parágrafo seguinte. Saiba utilizar isso a seu favor e conclua suas ideias. Não inicie um assunto no primeiro paragrafo e só conclua 4 parágrafos depois. Isso torna seu texto mais coeso e mais agradável para ler.

6. Leia seu texto em voz alta

Embora em muitos casos a sua ideia inicial seja a melhor, escrever um mesmo parágrafo diversas vezes faz com que você veja cada ponto que pode melhorar – assim como aqueles que devem permanecer. Além disso, lê-los em voz alta é fundamental para que você perceba pequenas cacofonias, rimas ou vírgulas fora de lugar.

7. Escreva como você conversa, só que melhor

Palavras melhores, melhor organização e melhor fluxo. Conheça as regras da gramática e utilize-as em prol do texto, mas não faça textos fechados estilo “bula de remédio”. Converse com o leitor, fale como se estivesse conversando com um amigo. Mas observe seu público-alvo, já que nem todo mundo aceita bem esta abordagem, mas em outros pode ser seu diferencial.

8. Expresse sua opinião

Um artigo bem escrito deve demonstrar o espírito do seu autor. Uma das coisas que mais irritam os leitores são autores “vaselina”, escorregadios, que não exprimem sua opinião no texto com receio de desagradar alguém. Pelo contrário, exprima sua opinião. Isso não só motiva o debate nos comentários como aumenta a credibilidade de quem escreve. escrever no pc

9. Passe o texto no filtro de uma segunda opinião

Tenha um revisor. Alguém que leia seus textos, não só com a intenção de corrigi-los mas para ter certeza de que a mensagem que você queria passar ficou clara. Peça a um amigo, um conhecido, ou companheiro(a) para ler o texto e pergunte o que a pessoa entendeu. Isso ajuda a direcionar o texto para a opinião que se deseja passar e também evita erros de gramática e sintaxe que possam ter sido cometidos.

10. Não ignore os elementos de texto

Use de todos os elementos textuais possíveis em seus artigos. Negrito quando for dar ênfase, itálico nas citações, uso de aspas etc. Não deixe seu texto “hermeticamente fechado”. Isso cansa a leitura. Procure usar esses artifícios sem exageros para dar mais valor ao seu artigo. Travessões, listas numeradas, listas pontilhadas, tudo pode ser usado para deixar a leitura mais agradável e fluida. Conclusão Escrever bem não apenas traz um público de muito mais qualidade, como pode ajudar a aumentar seu tráfego. Espero que nossas dicas tenham sido úteis para que você possa escrever artigos melhores para seu público. Se você quer dar novas sugestões, deixe nos comentários, ok ? Referências: Trabalhando.com e Saia do Lugar


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Produtividade: qual o melhor jeito de salvar arquivos de forma segura?
visitas tv
Divulgação: 5 dicas úteis e importantes para aumentar as visitas do seu site!
Mestre dos sites: iniciando os trabalhos…
2 Comments
  • 26 26America/Sao_Paulo dezembro 26America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-26T10:59:20+00:000000002031201212
    Resposta

    Acredito que todo blogueiro tem como objetivo criar artigos que desperte o interesse do leitor; e as dicas apresentadas por você nesse artigo são fundamentais. Acredito que, se aplicarmos essa dicas, vamos sim produzir artigos melhores e fazer nosso blog se destacar dos milhares de outros blogs online.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraço

  • 20 20America/Sao_Paulo dezembro 20America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-20T15:05:16+00:000000001631201212
    Resposta

    Olá Almy,
    eu ressalvo o ponto 8.
    Em qualquer artigo que leio, não procuro apenas informações precisas mas também a opinião de quem escreve. Isso dá alma ao artigo.
    Procuro sempre dar a minha opinião pois é isso que me motiva a escrever: partilhar o conhecimento e dar o meu ponto de vista das situações.

    Um abraço e sucesso para o seu blog.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage