Wordpress

10 plugins WordPress essenciais!

Acabou de inaugurar seu site? Mostramos 10 plugins WordPress essenciais para instalar.

Esse post é uma idéia da leitora Fernanda Fischer. Se você também tem ideias e sugestões para artigos, mande para contato@mestredossites.com.br

plugins wordpress

Conheça plugins wordpress essenciais para você!

 

 

Os plugins WordPress são um dos maiores motivos de alguém escolher essa plataforma dentre as várias ferramentas de distribuição de conteúdo disponíveis no mercado. Com eles nem é preciso saber programar. Basta um clique e novas funções são adicionadas a seu site. Quem instala o WordPress, até sabe que existem muitos plugins bacanas com várias funcionalidades interessantes. Porém, para os iniciantes é sempre complicado instalar qualquer coisa no site, sem saber se o plugin é de qualidade ou se vai trazer problemas para a instalação. Já falei aqui sobre o problemas causados por plugins WordPress no artigo Dicas: como deixar seu blog WordPress mais leve!

Para evitar problemas, separei alguns plugins que uso há algum tempo. Ainda que não use todos no Mestre dos Sites, tenho outros sites onde eles são utilizados e assino embaixo. Não me causaram nenhum problema. Tentei focar no ponto de vista de quem acabou de criar um blog WordPress e ainda não tem tanto conhecimento. Muita gente, por exemplo, prefere o WordPress SEO by Yoast em vez do All-in-one SEO Pack, mas como o foco é quem está começando, o All-in-one SEO Pack é bem mais fácil de ser configurado. Vamos então começar:

Plugins WordPress essenciais para seu site 

1. Akismet

Um dos grandes problemas enfrentados por webmasters que utilizam WordPress, são os spams de comentários. Esse plugin elimina 99% dos spams! Ao ser instalado ele pede uma api key. Para consegui-la, basta se cadastrar no site deles no link onde ele pede a key. No site deles, se quiser você pode fazer uma doação, mas se estiver sem grana basta colocar o valor em 0 US$ e mandar criar a chave. Você receberá um código. Basta colar no WordPress e pronto! Site livre de spams! Baixe o Akismet aqui.

2.  Logaster

O  Logaster Logo Generator  é um excelente plugin do  serviço on-line para criar logotipos e identidade corporativa. Basta digitar o nome do seu site e plugin irá criar dezenas de logos que são salvos na biblioteca de mídia do WordPress. Os logos são totalmente integrados no WordPress para que você possa facilmente adicioná-los à home page ou artigo / tema / etc. Usando um shortcode do WordPress (disponível na página do logotipo).

Logos criados também são salvos no site Logaster e disponíveis após a inscrição. Ele permite que você baixe arquivos de logotipo de alta resolução, crie favicons, cartões de visita, envelopes, cabeçalhos e edite desenhos a qualquer momento.

 

3.  All-in-one SEO Pack

Apesar do WordPress ser naturalmente otimizado para buscas (Search Engine Optimization – SEO. A otimização para que seus artigos sejam encontrados por motores de busca como Google e Bing), existem plugins que ajudam bastante, principalmente se você não sabe o que está fazendo. O All-in-one fica empatado com o famoso Platinum SEO e também com o WordPress SEO by Yoast. Se você está começando, recomendo o All-in-one, pois ele é bem mais fácil e já vem praticamente configurado. Baixe aqui o All-in-one.

4. Google XML Sitemaps

Um sitemap bem configurado ajuda o Google e outros buscadores a entenderem como seu site está organizado. Assim, ele consegue achar seus conteúdos mais facilmente, o que ajuda a ter suas páginas indexadas. Obviamente, quanto mais páginas indexadas nos buscadores, melhor. Baixe aqui.

5. Contact form 7

Um formulário de contato é de grande importância em qualquer site , ainda que não tenha fins comerciais. Seus leitores poderão sugerir, criticar, apoiar, debater, sugerir pautas e muito mais, através do formulário de contato. O Contact Form 7 é bem fácil de configurar e indicado para iniciantes. Baixe aqui o Contact Form 7.

6. Friendly SEO images

seo image

Apesar do Google ter mudado o esquema de busca por imagens, ainda é importante que elas estejam disponíveis para serem encontradas facilmente. Assim, este plugin pode ajudar bastante ao otimizar títulos e descrições das imagens para o Google e demais buscadores. Basta clicar aqui e baixar.

8. New Adman

Muita gente se confunde na hora de colocar os anúncios em seu blog. É fato concreto: anúncios em meio ao conteúdo convertem mais do que anúncios na sidebar. Todavia, nem todo mundo sabe programação para colocar os códigos do AdSense ou qualquer outro programa de afiliado que você utilize em meio ao conteúdo. O New Adman é um plugin super simples de usar, que permite inserir anúncios em meio ao conteúdo, antes dele ou no fim. Atualmente utilizo o New Adman em todos os meus sites, inclusive no Mestre dos Sites. Outro ponto positivo é que ele permite retirar os anúncios de um post específico, ótimo para exclui-los de um artigo patrocinado, por exemplo. Você pode baixar aqui.

 

9. Tweet & Like

As redes sociais estão cada vez mais difundidas na internet e permitir que seus leitores divulguem seus artigos nessas redes é algo que  não se pode ignorar. O Tweet & Like (plus one) tem botões das redes mais utilizadas como Twitter, Facebook e G+ e é simples de usar e de carregamento bem leve. É o plugin que uso no Mestre dos Sites. Ele está presente no diretório de plugins do WordPress.

 

10. Nrelate Related Content

Plugins de posts relacionados são excelentes para mostrar conteúdos ao visitante e mantê-lo em seu site, diminuindo a taxa de rejeição e aumentando o tempo de navegação e o PageView. Por outro lado, muitos deles consomem demais os recursos do servidor. Não é o caso do Nrelate, recomendado por vários profissionais de SEO e usado aqui no Mestre dos SitesBaixe clicando aqui.

 

10. WP Security

wp security scan

O WP Security Scan é um excelente plugin que o ajudará a ficar de olho na segurança do seu site WordPress. Ele analisa todo o seu site procurando por vulnerabilidades e depois mostra um relatório muito prático que o ajudará a corrigir todos os pontos que ele sugere. Recomendo também a leitura do artigo WordPress: dicas de plugins de segurança para seu blog.

Bônus:  Link Juice Keeper

O Link Juice Keeper tem uma função interessante. Quando o usuário clica em um link quebrado em seu site, ao invés de ser levado a uma página de erro 404, ele é levado para a homepage, aumentando a chance de ver outros conteúdos e passar mais tempo no site. Alguns webmasters não gostam muito dessa função e preferem exibir a página de erro. Como ainda não tenho uma opinião muito concreta sobre isso, utilizo em alguns sites e em outros não. Recomendo que faça seus testes, de acordo com o que julgar mais interessante para seu usuário.

Conclusão

O poder da plataforma WordPress é incrível e os plugins facilitam a vida de webmasters e blogueiros, no trabalho com esse framework.

Se você tem sugestões de novos plugins WordPress que também ache essenciais, deixe sua sugestão nos comentários, ok? Faça como a Fernanda e envie suas dúvidas pro nosso email! Quem sabe não serão respondidas em um artigo como este?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
seo wordpress
WordPress: conheça 3 plugins para melhorar a SEO do seu site!
enquete2
WordPress: 3 plugins para enquete em seu blog!
plugin comentarios wordpress
Plugins WordPress: qual o melhor plugin para comentários?
4 Comments
  • 3 03America/Sao_Paulo junho 03America/Sao_Paulo 2016 at 2016-06-03T13:55:22+00:000000002230201606
    Resposta

    Me ajudou bastante a conseguir organizar e otimizar meu blog ! Muito Obrigado !

  • 7 07America/Sao_Paulo fevereiro 07America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-07T13:20:42+00:000000004228201302
    Resposta

    Show de bola as dicas, como nosso amigo aí de cima não conhecia o Adam. Legal conhecer novas ferramentas.
    Abraços e sucesso

  • 5 05America/Sao_Paulo fevereiro 05America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-05T23:23:29+00:000000002928201302
    Resposta

    Boas dicas, e sem dúvida, plugins indispensáveis.

    Paz, Saúde e Sucesso.
    Até breve.

  • 5 05America/Sao_Paulo fevereiro 05America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-05T19:31:53+00:000000005328201302
    Resposta

    Olá Almy!

    Ainda não conhecia o plugin New Adman. Vou testá-lo, pois é realmente e justamente o que eu procurava.

    Grato pelas dicas!

    Abraços!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage