Otimização de Sites

Conheça alguns problemas graves da redação brasileira

Os serviços de redação prestados no Brasil estão entrando numa fase cada vez mais robótica e sistemática, onde o compromisso com o contratante fica num nível muito abaixo do aceitável e o conteúdo apenas um aglomerado de informações para agradar apenas os mecanismos de busca.

Textos robóticos para mecanismos

Um dos grandes problemas são os redatores doutrinados para agradarem apenas os mecanismos de busca, ou seja, o contratante vai receber um artigo cheio de palavras-chave (algo que geralmente é bom), no entanto o leitor vai perceber isso (algo terrível), sendo um texto robótico, sem conteúdo algum, onde o redator freelancer apenas enrola para chegar ao número de palavras contratados com uma densidade de Keys aceitável.

Vamos supor que seja contratado um artigo de 400 palavras com a palavra-chave “Emagrecer rápido”, este tipo de redator corporativo vai escrever exatamente 400 palavras e rechear da palavra-chave “Emagrecer rápido”, porém o leitor quando for ler o artigo, vai notar que aquilo é apenas um conteúdo vazio para agradar o Google e os demais mecanismos.

Sempre contrate redatores de credibilidade

Sempre contrate redatores de credibilidade

Redatores sem compromisso com a verdade

Outro problema de alguns serviços de redatores freelancer é a falta de compromisso com a verdade, onde uma parte chega ao ponto de inventar informações apenas para aumentar o número de palavras do artigo.

Em outros casos, montam uma equipe de fundo de quintal, com funcionários sem qualificação alguma, onde são esses funcionários terceirizados que produzem todo o conteúdo, sendo apenas direcionado para o cliente, sem revisão alguma.

Também acontece de alguns redatores fazerem cópias funcionais de outros sites, onde apenas fazem uma substituição de palavras pro sinônimos e seguem a mesma estrutura, ou seja, plagiando conteúdo já postado.

Desconfie de preços muito baixos

Não trata-se de ser preconceituoso ou taxador com quem cobra muito barato com os serviços de redação, sendo apenas um fato que geralmente o serviço quanto mais barato, menos qualificado é. Primeiramente pelo fato de um redator de sucesso ter toda uma trajetória de estudos e testes, para conseguir oferecer o melhor serviço para seus clientes.

Serviços baratos em algumas vezes também representam falta de compromisso com prazos, pois redatores que cobram quase nada por seus serviços, tem demanda gigantesca e com isso, muita dificuldade em entregar o serviço no prazo correto.

Sempre peça referências

Uma das formas de escolher bem seu redator freelancer é requisitar referências e trabalhos já realizados pelo mesmo, para que assim possa verificar se os itens aqui citados e outros também importantes são preenchidos e assim, contratar um bom profissional, que possa fornecer bom conteúdo e atender os três elos importantes.


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Leonardo Caprara
Leonardo Caprara é gaúcho, grande admirador de futebol, amante de música e cinema (algo que fez surgir seu projeto de maior sucesso, o site Música e Cinema) e futuro jornalista (paixão que fez com que surgisse o site InfoDiretas). Juntamente com sua paixão de comunicar, começou os serviços de redação, onde já atuou nos mais variados nichos e hoje chefia uma boa equipe de redatores.
Mais alguns posts interessantes:
consultoria site
Quer sugestões do que melhorar no seu blog? Solicite nossa consultoria gratuita!
Não me faça pensar! Conheça um dos melhores livros para blogueiros e webmasters!
site fora do ar
Serviços que avisam quando o seu site sai do ar
1 Comment
  • Paulo
    29 29America/Sao_Paulo abril 29America/Sao_Paulo 2014 at 2014-04-29T09:53:17+00:000000001730201404
    Resposta

    “Uma das formas de escolher bem seu redator freelancer é requisitar referências e trabalhos já realizados pelo mesmo”

    E é assim que se perpetua a maldição das empresas e dos chefes. Jamais dão chance a quem não possui experiência, inibindo a descoberta de talentos e oportunidades de emprego. E a ironia de tudo é que, apesar dos chefes colocarem tantas barreiras na contratação, milhares de empresas possuem funcionários despreparados. É o atendente da lanchonete, é o dentista de uma clínica, é o vendedor de uma grande rede de lojas, é o atendente de telemarketing que sabe menos do que o cliente, é o médico que exagera na prescrição de medicamentos e fica por isso mesmo(o paciente que se dane com os efeitos colaterais) etc.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage