Divulgação de Sites

Dicas para conseguir tráfego para seu site em 2017

Dicas e mais dicas para aumentar as visitas do seus sites, conseguindo tráfego de forma gratuita, basta ter disposição! Confira agora e impulsione seus projetos!

Conseguir visitas para o site é um dos maiores desafios de quem tem um site na Internet. Recebo vários pedidos de consultoria e ajuda em meu email ou mesmo no inbox do facebook. Mas a verdade é que não existe milagre, existe trabalho e mais trabalho. Tentativa e erro, durante testes e mais testes que vamos fazendo. E para ajudar quem está perdido nessa atividade é que resolvi escrever esse artigo de hoje, com dicas bem legais de coisas que se pode fazer para conseguir visitas, sem ter de gastar dinheiro. Mas antes vamos esclarecer um pouco para quem não está familiarizado(a) com a questão dos tipos de tráfego quem um website pode obter.

Quais os Tipos de tráfego existentes

conseguir tráfego

Embora a maioria dos leitores que frequenta nosso site já saiba, sempre temos novos leitores que podem estar começando na internet, então não custa lembrar os tipos de tráfego que podem chegar em nossos sites

Orgânico – É o tráfego proveniente de buscadores como Google, bing, ask, yahoo, etc. Costuma ser o tráfego mais desejado por webmasters pois são pessoas que nunca viram seu site, mas que tem interesse no assunto dele já que pesquisavam isso nos buscadores. Eles normalmente compram mais, clicam mais e podem acabar gostando e mostrando o site aos amigos.

Direto – É o tráfego originado quando a pessoa digita seu link diretamente no navegador.A pessoa já conhece seu site de nome, apenas digita e entra.

Referência- É o tráfego referenciado recebido de outras fontes, tais como: sites externos, blogroll de sites amigos, links em noticias, etc.

Social – Quando sua visita vem de redes sociais como Facebook, Twitter e Pinterest. Alguns autores e ferramentas também tratam o tráfego social como se fosse de referência, mas isso tem mudado nos 2 últimos anos.

Pago (campanhas) – É o tráfego proveniente de anúncios, banners, Adwords, Facebook Ads, entre outras formas de se anunciar na Internet.

Como a intenção é falar sobre formas de tráfego em que não se precise investir dinheiro, vamos evitar falar deste último nesse artigo.

Dicas para conseguir Tráfego em 2017

visitas trafego site

Um grande erro que as pessoas cometem, até mesmo por preguiça, é de achar que existe uma fonte milagrosa de tráfego, que sozinha vai fazer o site bombar. Não, não vai. Mas várias fontes pequenas, 30 visitas daqui, 100 dali, 40 de lá, 70 de cá, podem produzir um resultado bacana no fim das contas. Além de diminuir o risco de queda se alguma delas de repente não for mais eficaz para mandar visitas.Vou evitar  falar em SEO(Search Engine Optimization- técnicas para posicionar o site em buscadores como Google e Bing) diretamente no artigo, mas para quem quer se informar mais sobre o tema, deixo 2 artigos bem legais:

SEO: as técnicas mudaram mas seu visitante é o mesmo!

SEO: derrubamos 7 mitos sobre otimização!

Muitas dicas podem soar simples, mas sempre haverá algum detalhe que faz a diferença aprendi isso na prática assistindo palestras sobre assuntos que achei que dominava e que no fim das contas, vi que nada sabia. Seguem as dicas:

Atenção aos títulos dos seus artigos

O título é o que vai fisgar seu visitante para seu site, seja vendo ele na busca do Google seja vendo na Timeline do facebook. Os editores experientes de jornal, sabem que uma boa manchete é o que faz o leitor comprar:

manchete

Ok, você não precisa apelar tanto, mas deu pra entender o “espírito da coisa” não?

Um bom título faz toda a diferença entre usuário clicar e visitar seu site ou não. Como bem costuma citar o Henrique do Viver de blog, existem 4 elementos necessários que um título precisa ter para atrair a atenção do usuário:

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

Chamar a atenção do leitor  é algo simples mas que tem de ser bem pensado. Você deve usar uma palavra ou um termo que capture a atenção imediatamente do leitor. (ao final desse artigo, compartilharei algumas palavras poderosas para essa função) Você deve despertar o interesse mencionando o principal benefício que o leitor irá tirar do seu artigo. (No caso desse artigo, como gerar tráfego para o site dele)

desejo de ler o artigo precisa ser despertado através da combinação entre benefícios e um senso de urgência, veja um exemplo meu:

titulo exemplo

A keyword do que ele procura logo no início já chama a atenção.Dou urgência falando que ele vai fazer agora. Desperto desejo dele dizendo que ele vai impressionar se usar o que conto no texto. E ainda chamo pra aprender agora mesmo. Algumas vezes também coloco “clique aqui agora mesmo”ou coisas do tipo.

Não só para a busca do Google, é importante que você faça a sua chamada para ação quando estiver compartilhando seu artigo nas redes sociais, com o uso de “clique aqui para ler o artigo”, “clique e confira”e chamadas do tipo.

Outras dicas importantes sobre seus títulos:

Listas – Tudo na internet é muito rápido, objetivo e prático. Por isso, um texto enumerado e que segue estrutura de tópicos é perfeito. Para conquistar a atenção do leitor em fase inicial de relacionamento com a empresa, utilize títulos como “5 ideias criativas para…” ou “10 sinais de que…”

Criatividade – Ninguém gosta de ver sempre as mesmas coisas na internet. Aquela chamada “5 ideias legais(a 4 é a melhor)”, ninguém aguenta mais ler. Procure escrever títulos criativos, que chamem a atenção do leitor para o texto. Ser diferente é o seu próprio diferencial.

Objetividade – Simplicidade e objetividade são a dupla ideal para um bom título. Ao escrever, certifique-se de que seja simples, de fácil entendimento e direto ao ponto. Ele deve dar uma ideia do que vem a seguir, instigar.

Recompensa Digital

recompensa digital

Recompensa digital é quando você dá algo a seu usuário em troca de um “presente”, como por exemplo um ebook, uma planilha ou coisa do tipo. Normalmente você pede em troca que ele divulgue seu site com um like, um Tweet, ou pede que ele deixe o email. Essa é uma técnica legal e que já usei bastante. Explico ela detalhadamente e ainda mostro meus cases que funcionaram, no artigo:

Recompensa Digital: faça seu leitor trabalhar divulgando seu site!

Conserte Links quebrados

Algo que pode atrapalhar bastante seu visitante, tanto na questão da usabilidade (o site ser de fácil acesso ao visitante), quanto em questões de SEO, é não ter links quebrados, sejam externos ou internos. Isso prejudica a navegação interna do site, e o Google por exemplo não vê com bons olhos seu site linkando para artigos inexistentes ou sites que já saíram do ar há tempos. Manter isso em ordem, a longo prazo pode ajudar bastante seu site, e com isso claro, mais visitas virão. Uma ferramenta interessante para procurar links quebrados é o Free Broken Link checher , recomendo que teste.

Agregadores de Links/Notícias

agregadores

Você deve estar pensando: falando de agregadores em pleno 2015? Esse cara está de zuera ?

Sim, é verdade que os agregadores são conhecidos por enviar visitas “lixo”: muito tráfego, mas que fica pouco no site, não interage nem lê o conteúdo. Mas a verdade é que dependendo do assunto, essas visitas podem sim ser de qualidade. E querendo ou não é um tráfego gratuito. Existem hoje além dos já famosos Ocioso, Ueba, colmeia , alguns mais específicos como o Viver Mulher, focado em artigos femininos. Para quem tem site dessa área por exemplo, pode conseguir visitas de qualidade. Cadastre seu site, envie seus links, teste, teste e teste.Links de alguns deles:
Ocioso    Átoa na Net  GeraLinks  Uêba  Colmeia  Viver Mulher

Dê atenção ao Google webmaster Tools

google webmaster tools

A maioria dos webmasters cadastra seus sites no Google webmaster tools, manda seu sitemap e nunca mais volta, a não ser que receba um email com algum erro. E eles acabam perdendo uma excelente ferramenta para aumentar o tráfego do site. Veja o exemplo abaixo:

 

google webmasters

Clique na Imagem para ampliar. Exemplo da Tela do webmaster com 2 keys sendo analisadas.

No Exemplo acima, vemos que a Keyword como ligar restrito aparece na 5 posição e ganha apenas 10% dos cliques. Será que o título dela está legal? Está chamativo? Será que não há como deixar esse título mais chamativo? O mesmo para a keyword numero 2, que apesar de aparecer em 3 tem apenas 18% de cliques. Analisando e fazendo pequenas alterações nos títulos, em pouco tempo você já poderá observar melhoras nas visitas desses artigos. Isso é algo que vivo fazendo e testando. Claro, você pode errar a mão e pode cair, mas faz parte. A maioria dos meus testes tem sido positivos.

Curtiu? Não sabe ver isso aí no seu painel? Siga os passos:

1. logar no Webmaster tools

2. Escolher o seu site que quer analisar

3. Clique no menu da  esquerda na opção Tráfego de pesquisa

4. Escolher Search Analytics. Dá pra escolher as opções ali em cima, CTR (% de cliques a cada x impressões) e a posição média do seu site na busca por aquele termo (Keyword)

Guest Blogging ainda funciona!

Um guest post é um post convidado, ou seja, um post escrito por outra pessoa que não é o dono do blog.

guest blog

Geralmente, guest posts são escritos pelos próprios leitores de um blog que tenha um bom número de visitantes, e isso é bom para ambas as partes. Quem escreve o guest  fica conhecido pelos leitores do blog, e o blogueiro que permite guest posts ganha um artigo de qualidade sem esforço algum

Muita gente foca em fazer Guest posts, apenas pensando em Links, em apenas fazer linkbuilding para seu site. Mas a verdade que se você falar para a audiência certa, pode ter um excelente resultado. Em 2012 eu escrevi o artigo abaixo para o site do Gustavo Freitas:

http://querocriarumblog.com.br/dica-como-aumentar-suas-fontes-de-trafego-e-depender-menos-do-google/

Sabiam que até hoje recebo visitas de lá? E que muita gente que assinou o feed do site ou seguiu nossa Fanpage, primeiro me conheceu esse artigo? Claro que é algo difícil de medir, mas eu falei para uma audiência que tem interesses bem parecidos com os dos leitores dos meu site e isso se reverteu em visitas e um retorno bem legal. E funciona até hoje.Algumas dicas:

-Crie um conteúdo original e que seja do mesmo nível dos artigos do seu site, ou melhor. Nada de reciclar conteúdo do seu próprio site, você vai achar que está enganando o blogueiro e a audiência dele, mas no fim estará enganando a você mesmo(a). Além do que um artigo de qualidade pode trazer seguidores e visitas que passarão a te acompanhar sempre.

– Revise ao máximo o texto, erro de português em guest post é um mico sem tamanho. (Aliás, se acharam algum aqui no texto me avisem por favor!)

-Tente entender o que a audiência do site para o qual vai escrever gosta de ler, mesmo que o assunto seja parecido com o do seu site, muitas vezes eles já estão acostumados a determinado enfoque, ou tipo de texto.

Google Plus

google plus

Aqui eu posso dizer a velha máxima: não acredite em tudo que você lê nos jornais na internet. Quando muita gente decretava o fim do Orkut, e diziam que ninguém estava mais lá, eu ainda enviava mais de mil visitas por dia para um site. O Google Plus ainda não está maduro, ok, mas é bastante vantajoso começar a investir nessa plataforma, ainda que o Google não tenha decidido sobre seu futuro. Muitas comunidades específicas já foram criadas e uma delas com certeza tem assunto a ver com seu site. Não estou falando para ficar fazendo spam ininterrupto nelas, mas uma “sugestão de artigo” aqui outra ali, podem trazer um bom público a seu site. Aproveite e siga nossa página do mestre dos sites.

Pinterest

pinterest trafego

O Pinterest, pode não servir para qualquer nicho de site, mas é uma boa fonte de tráfego e o que é melhor:gratuita. Sites de fotografia, moda, saúde, podem ter um grande benefício ao permitir que suas imagens possam ser compartilhadas nessa plataforma. criar um perfil e publicar fotos dos seus artigos também ajuda bastante. Abaixo as visitas que consegui dessa rede em um outro projeto meu no último mês:

trafego pinterest

Crie Artigos que possam Viralizar

Um artigo ou conteúdo viral são aqueles  que têm sucesso instantâneo e se espalham rapidamente pela Internet, provocando o chamado efeito viral. Você com certeza se lembra de “Luiza no canadá”, “Sanduíche iche” ou “para nossa alegria”. Vídeos ou conteúdos que rapidamente se tornaram sucesso na rede. A idéia de artigo viral é mais ou menos essa, fazer um conteúdo que rapidamente se espalhe, o que gera (muitas) visitas, linces, seguidores e muitos outros benefícios.

marketing viral

Sim, eu sei que falar é fácil e nem sempre aquele artigo que criamos com toda a intenção de se tornar viral irá realmente fazer sucesso. Mas pode-se tentar e fazer vários testes.Idéias que podem fazer seu artigo ser viral:

– Entreviste os melhores do seu nicho de mercado.

– Seja a primeira pessoa a escrever sobre algo que ninguém ainda quis escrever.

– Escreva um artigo discordando com a opinião de um texto de alguém famoso da sua área.

– Escreva um artigo concordando com a opinião de seus usuários sobre um determinado assunto.

– Faça um artigo sobre os Top 10 profissionais da sua área

– Peça a seus leitores uma dica sobre um assunto e depois compile tudo num artigo.

– Crie um ranking dos melhores livros em seu nicho de mercado.

Já citei 2 cases meus no artigo:

Como fazer um artigo viralizar? Veja meus 2 casos reais de exemplo!

Linkedin

linkedin

O linkedin é uma rede profissional que as pessoas usam para estar em contato com outros profissionais e arrumar emprego. Mas isso não quer dizer que você não possa colocar o link do seu site no seu perfil, ou mesmo sugerir a leitura de algum artigo para seus amigos. Novamente digo:não faça spam. Mas uma sugestão de leitura, principalmente se seu site tiver o assunto correlato a sua área de atuação ou de seus amigos, pode ter um resultado bem interessante. Você pode se cadastrar aqui.

Slideshare

SlideShare é uma rede social gratuita que permite que voê publique conteúdo (PDFs, apresentações do PowerPoint, vídeos, documentos e mais) em forma de apresentação.

slideshare_logo

As suas apresentações são públicas, e podem ser buscadas, visualizadas e até mesmo compartilhadas por qualquer usuário. Elas podem aumentar a atuação online da sua marca, expandir o alcance de mercado e consequentemente gerar tráfego para o seu blog e website.

Comente de forma Estratégica em blogs do Mercado

Jamais seja o comentárista chato spammer dos grandes blogs, nem aquele puxa saco de plantão que so sabe falar: “nossa fulano, que artigo top!”em todas as postagens. Ao invés disso, comente em blogs do mesmo mercado que o seu mas com opiniões contundentes, opinando com propriedade sobre o assunto. Claro, sempre preencha os campos de assinatura com o link para seu site. Isso faz com que as pessoas passem a ter a curiosidade de visitar seu site. Não tenho nenhuma vergonha em dizer que já fiz muito isso no EscolaDinheiro ou no Criar Sites quando estava começando e realmente sempre acabam vindo umas visitinhas.

E mais um detalhe: no seu próprio site, passe a responder todos os comentários. O usuário se sente valorizado e incentivado a sempre comentar, se rolar briga entre eles, melhor ainda! Aliás, se puder, incentive o “porradeiro” !  Artigos com comentários que fazem as pessoas pararem para ler, aumentam o tempo dos visitantes na página, algo que o Google gosta muito.

Conclusão

E então? Curtiram as dicas? Agora é mãos a obra!

Depois compartilhem com a gente nos comentários os resultados que tiverem ok? Quem sabe não faço uma parte 2 desse artigo?

Referências: Neilpatel.com, Agencia Mestre, Seroundtable, Viver de Blog, Escoladinheiro, SitePX, Content Tools


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
resolvendo problemas
Branding e Relacionamento: seu site resolve os problemas do seus visitantes?
campus party
Especial Campus Party: participar de um evento pode ajudar seu site!
Blogueiros: E-mail marketing não é SPAM!
8 Comments
  • 17 17America/Sao_Paulo fevereiro 17America/Sao_Paulo 2017 at 2017-02-17T10:35:00+00:000000000028201702
    Resposta

    Olá!
    Já usava o Google Webmasters Tool para verificar a posição do meu site, mas não estava prestando atenção no CTR. Agora vou começar!!
    Muito bom o artigo! Obrigada!

  • 31 31America/Sao_Paulo outubro 31America/Sao_Paulo 2016 at 2016-10-31T16:00:44+00:000000004431201610
    Resposta

    Obrigado por dividir conosco as dicas, que foram muito bem vindas pra mim. Ainda estou no inicio da caminhada e aprendendo muito. Por favor escreva pra gente sobre os backlinks dofollow. Ficarei muito grato. Abraços

  • 12 12America/Sao_Paulo março 12America/Sao_Paulo 2016 at 2016-03-12T04:32:07+00:000000000731201603
    Resposta

    Ótimas dicas. Em um blog que tenho antigamente não tinha dominio, era blogspot, nem lista de e-mail tinha, depois comecei usar o Feedburner nele.

    Quando eu postava artigos o pessoal recebia e-mail e visita o site, e as vezes gerava venda de algum info produto. Visitas que retornam dos leitores é mais importante ainda.

  • Teste
    14 14America/Sao_Paulo janeiro 14America/Sao_Paulo 2016 at 2016-01-14T18:48:15+00:000000001531201601
    Resposta

    teste

  • 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2015 at 2015-09-23T16:56:57+00:000000005730201509
    Resposta

    […] Dicas para conseguir tráfego para seu site em 2015 […]

  • Anderson
    1 01America/Sao_Paulo setembro 01America/Sao_Paulo 2015 at 2015-09-01T09:10:24+00:000000002430201509
    Resposta

    Eu tenho um blog d filmes e séries no primeiro ano ganhava muito dinheiro com ele tipo eu tinha 50 mil vizu diárias aí com as novas regras do google as visitas caíram pra 700 diárias até abandonei o blog tinha até domio etc fiquei bolado e até vendi o meu PC , então eu gostaria d saber si teria como eu recuperar as visitas d novo , fazer meu site voltar ao topo das pesquisas no google , desde d já muito obg pelas dicas ,espero sua resposta , pós tenho saudades d voltar a mexer com isso

  • 27 27America/Sao_Paulo agosto 27America/Sao_Paulo 2015 at 2015-08-27T16:45:34+00:000000003431201508
    Resposta

    Perfeito: “Aquela chamada “5 ideias legais(a 4 é a melhor)”, ninguém aguenta mais ler”. Já deixei de ler posts porque o autor usou essa técnica fajuta. Pensei: ” Se a pessoa não sabe que esses títulos são irritantes, o texto que ela escreveu deve ser totalmente banal…
    Sobre as listas, tenho cá minhas dúvidas. Americanos certamente adoram listas, e essas dicas devem vir daquelas pessoas que traduzem posts gringos, já que nenhum texto reconhecido como muito bom, que eu me lembre, usa essa estrutura.
    Achei interessante a idéia de ‘incentivar o ‘porradeiro”.
    Parabéns pelo belo post.

  • 26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2015 at 2015-08-26T18:00:42+00:000000004231201508
    Resposta

    Já andei analisando muitos sites, sobre algumas dicas para SEO, muitas do que você disse eu já sabia, e algumas outras eu não sabia, seu post acrescentou ainda mais meu conhecimento sobre o assunto.

    Parabéns pelo artigo!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage