Otimização de Sites

Dúvida dos leitores: o que deixa um site lento?

Respondemos à dúvida de muitos blogueiros e webmasters: afinal, o que deixa um site lento? O que faz ele piorar sua performance? Confira em nosso artigo…

site lento

Um dos grande desafios dos webmasters e blogueiros é deixar o site com um layout bonito mas, ao mesmo tempo, fazer com que ele carregue rápido, evitando que o visitante feche a página porque ela demora demais pra carregar. Você sabia que em média, segundo pesquisas de agências publicitárias, um usuário médio de internet não espera mais do que 8 segundos para uma página carregar? Se seu site leva  muito mais do que isso para abrir, sinto muito, você está com problemas.

A ideia para este artigo surgiu de um email em que um leitor me questionou como fazer para deixar um site mais rápido. Mais do que isso, é preciso entender o que faz o site ficar lento para poder intervir.

Banners excessivos

Os banners de parceria, selos de blogs famosos e afins podem ser bons para ganhar uma visitinha aqui outra ali. Mas a soma de todos esses banners e selos faz com que seu site fique bem lento. Um dos problemas disso é que, além do seu usuário, o Google e demais buscadores também não gostam de site lento. Inclusive o Google usa isso como um dos critérios para o PageRank. Para resolver isso, analise quais banners realmente não podem ser removidos e tente ao máximo remover selos de premiações. Se seu blog não tem nem 10 mil visitas diárias, sejamos realistas: dificilmente você vai ganhar um desses concursos.

Código não otimizado

Uma das coisas que mais atrapalha performance é um códigos mal otimizado com chamadas incorretas, referências invalidas e códigos desnecessários. Se você não entende de programação web peça a um conhecido ou a um webdesigner  profissional para dar uma olhada no seu código. Você pode obter resultados muito bons otimizando seu site.

Excesso de publicidade

Sem publicidade é difícil um blogueiro ou webmaster ganhar algo, porém todo excesso deve ser combatido. E digo mais, além de deixar seu site mais lento, publicidade demais pode cegar seu visitante. Um fenômenos chamado ad-blindness, a chamada cegueira de propaganda. Com tanta poluição visual seus anúncios acabam não sendo vistos.

Plugins WordPress

Se seu site está na plataforma WordPress é preciso ficar atento aos plugins que você instala. Sabia que basta apenas um plugin mal feito para prejudicar toda a performance do seu site? Antes de instalar qualquer plugin verifique o que os especialistas falam sobre ele, veja se é recomendado. Procure também por opiniões no Google e assim você pode instalar apenas o que realmente funciona e que não vai te atrapalhar.

Conclusão

Espero ter deixado claro o que deixa um site lento. Se você possui mais alguma dica ou quer contar uma experiência que já teve, os comentários estão abertos, beleza?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
youtube bombar
Tem um canal no Youtube? Veja 10 dicas para ele bombar!
aumentar pageview
Otimização: aprenda como aumentar o PageView do seu site!
visitas tv
Divulgação: 5 dicas úteis e importantes para aumentar as visitas do seu site!
1 Comment
  • 16 16America/Sao_Paulo fevereiro 16America/Sao_Paulo 2012 at 2012-02-16T16:10:26+00:000000002629201202
    Resposta

    É importante também sempre que possível unir imagens pequenas em uma só, isso deixa o site mais leve, se forem links eles podem ser criados com um mapa de imagens, existem softs gratuitos na internet para tal fim.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage