Produtividade e Organização

Eventos Presenciais de marketing: entenda sua importância!

Veja por que eventos presenciais podem mudar seus projetos digitais (site,blog, infoproduto) e por que é importante participar deles.

Recentemente estive em Florianópolis para o evento Olhocon 2015, que foi bem legal por sinal. E voltando para casa ainda no avião, comecei a pensar em como poucas pessoas que trabalham com internet dão o real valor ao que esses eventos podem proporcionar aos seus negócios digitais(seja um blog, site, Ecommerce, infoproduto, etc). Claro, esses eventos sempre estão cheios, mas comparado ao número de pessoas que vejo em grupos de facebook sobre o assunto, o percentual ainda é pequeno. Vou falar então hoje, sobre a importância deles, ainda mais que essa semana teremos o Afiliados Brasil, que considero um dos eventos mais importantes da área e que já participei em 2013 e 2014. Participações essas que inclusive redefiniram minhas ações e meus negócios na Internet. Quem quiser ler como foi:

Afiliados Brasil 2014: diário de bordo, impressões e mais. Veja como foi!

Afiliados Brasil 2013 – perdeu o evento? Veja aqui como foi!

Pois bem , vamos ao artigo…

Importância de Participar de Eventos Presenciais de Marketing

EVENTOS DE MARKETING

Bom, posso dizer que existem 3 pilares onde posso apoiar meus argumentos:

Visibilidade

Embora uma grande gama de webmasters e blogueiros prefira manter seus negócios no anonimato para evitar concorrência(e em alguns casos ela é extremamente predatória), existem áreas e nichos em que se pode aplicar a máxima de que “quem não é visto não é lembrado”. Como querer que empresas e anunciantes cheguem ao seu site se eles não sabem que você existe? Como encontrar pessoas para estabelecer negócios se elas nunca ouviram falar de você e de seus negócios? Dito isto, fica fácil entender por que a sua presença é tão importante nesses eventos. Mas não acaba por aí.

Network

“Tão importante quanto saber é ter o telefone de quem sabe”.Sim, isso pode soar como ironia somente, mas é uma frase que faz total sentido quando falamos de eventos. Foi participando deles que conheci pessoas com idéias melhores que as minhas, mais experiência do que eu e aprendi muito com todas elas. Claro, também compartilhei idéias, dicas e sobretudo fiz amigos. O que costumo pensar dos eventos hoje em dia(e que fique claro que é apenas minha opinião pessoal) é de que o network é 70% do evento: são as pessoas que você conhece, são as pessoas a quem você se conecta, que fazem com que toda a experiência realmente valha a pena. E isso é algo que jamais ocorre em eventos online em que ninguém vê ninguém. E além disso, uma simples dica de uma dessas pessoas que observa seu site, seus negócios “de fora”, pode causar uma mudança extrema e totalmente positiva em tudo que você faz.

Aprendizado

marketing

Sim, embora eu tenha falado sobre a importância do networking, é claro que as palestras podem e devem fazer com que você absorva conhecimentos e abra sua mente para novas idéias. Claro, em todo evento sempre existirão palestrantes que estarão lá apenas para se vender e sua palestra será vazia de conteúdo. Porém, ainda assim podem rolar “insights” interessantes, como aquela frase ali colocada e que te faz ter um “estalo” na mente e você pensa: por que não pensei nisso antes? Que idéia ótima! Te digo que aconteceu comigo em vários eventos que fui e com certeza pode acontecer com você.

Além de tudo que citei, é participando de eventos que você fica sabendo para onde o mercado está caminhando, quais são s novas tendências e pode se antecipar aos seus concorrentes.Se você não acompanha para onde o mercado está andando, só irá agir depois dos concorrentes e estará sempre um passo atrás.

O que levar nesses eventos?

Pode parecer estranho falar isso, mas alguns amigos e leitores me perguntaram. Basicamente, sempre levo:

Bloco de notas – é bom anotar coisas na hora, e não confiar 100% na memória. Para quem tem site então, surgem muitas e muitas ideias de artigos. A maioria dos eventos inclui um caderno ou bloco no material de voas vindas.

Cartões de visita – anotar nomes e telefones é sempre complicado. Por isso levar já seu cartão é uma excelente pedida.Assim, a pessoa ao retornar na cidade dela põe ver seu site/projeto com calma, sem stress.

Notebook ou tablet – sempre rolam intervalos e você pode querer responder emails e checar os relatórios do dia.Só tome cuidado para não acabar sendo uma fonte de distração e perder bons conteúdos das palestras.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenha fica claro por que sempre vou a eventos e recomendo que façam o mesmo ok? Nos vemos no Afiliados Brasil essa semana? Como bônus também deixo essas dicas:

Afiliados Brasil: 10 dicas pessoais para quem vai no evento em São Paulo!

Até a próxima, aproveite e conte sua experiência em eventos, qual foi o que mais gostou até hoje? 

 

 

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
erro
Divulgação de sites: conheça 7 erros que você não pode cometer!
redatores
Qual a hora certa de contratar redatores para seu site?
networking
Networking: dicas para melhorar sua rede e para ajudar a crescer!
1 Comment
  • 26 26America/Sao_Paulo maio 26America/Sao_Paulo 2015 at 2015-05-26T14:34:14+00:000000001431201505
    Resposta

    Almy, excelentes dicas, principalmente para quem está indo pela primeira vez.
    Amanhã cedo estou indo, mais uma vez, para o Afiliados Brasil (2013, 2014 e agora em 2015).
    Nos vemos por lá.
    Abraço.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage