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Facebook Ads: 7 dicas para fazer anúncios melhores e que convertam mais!

Dicas importantes para que seus anúncios no Facebook Ads valham muito mais e multipliquem o valor investido no longo prazo.

Recentemente, escrevi alguns artigos sobre como o Facebook anda diminuindo o alcance de páginas e tratando de forma diferente a exibição de páginas e dos feeds dos amigos. Bom, todos nós sabemos que não existe almoço de graça na Internet. Por mais que não concordemos com algumas regras do Facebook, infelizmente é lá que grande parte do público da internet está, e se queremos atingir nosso público temos de ir atrás dele, seja investindo no Facebook Ads – os anúncios internos que o Facebook exibe para os leitores -, seja na barra da direita, seja no próprio feed, como história patrocinada.

Dicas para anúncios melhores no Facebook Ads

As dicas podem parecer simples, mas são altamente efetivas:

Destaque diretamente os benefícios do seu produto ou serviço.

facebook ads

O público do anúncio tem de ser fisgado de cara. O anúncio do Facebook deve ser direto e conciso, para chamar atenção da pessoa que está sendo impactada por ele. Frases curtas, que já chamem para a ação ou mostrem uma oferta irresistível podem (e devem) ser usadas. Obviamente, não se pode fazer um anúncio enganoso. Ressalte os motivos que fazem sua publicação ser convidativa.

Estude o que a concorrência anda fazendo

Você não precisa copiar os anúncios do seu concorrente, mas pode ter excelentes ideias dando uma olhadela. Pode perceber o que seu concorrente faz e você não. Se seu concorrente insiste no mesmo tipo de imagem, texto e call to action, é por que está dando certo. Use a mesma estrategia! Isso vai te poupar vários reais que seriam gastos em testes.

Defina o objetivo da campanha

Sem objetivo definido fica difícil medir se a campanha foi sucesso ou não. Ao criar a campanha é preciso ter em mente o que você quer que ela atinja. O objetivo é apenas divulgar sua marca? Então histórias patrocinadas podem ter um resultado melhor do que campanhas para ganhar curtidas. O objetivo é vender um produto? A estrategia deve ser diferente. Cada objetivo requer um tipo de campanha, e defini-lo com antecedência fará com que sua campanha seja mais efetiva e custe menos.

Aprenda a segmentar seus anúncios

Não definir o público do anúncio não é perda de tempo. Muita gente acha chato ficar testando vários públicos na barra de publicação para checar o alcance. A questão é: não adianta anunciar para quem não é consumidor do seu produto, site ou marca. Por exemplo, se você tem uma loja de bebidas (que só podem ser consumidas por maiores), por que anunciar para adolescentes de 15 anos? As perguntas abaixo podem ajudar a entender isso melhor:

Qual é o meu público alvo?
Características principais? (idade, sexo)
Meu produto é ligado a qual área? (nichos)
Quais os possíveis interesses do meu público?
Que páginas ele pode estar curtindo na rede?

Comprar fãs nem sempre é a resposta

Muita gente tem visto palestras onde as pessoas ensinam a comprar fãs com valores mais baixos e acham que esse definitivamente é o melhor modelo de campanha para todos os casos. A verdade é que isso depende muito da sua página. Com a redução do alcance das páginas do Facebook, pode não ser uma estrategia tão efetiva. O melhor caminho é promover um relacionamento com seus fãs, fazer com que cheguem a seu site ou loja, ou que conheçam seu produto. Investir em fãs é como fazer melhorias em uma casa alugada. A qualquer momento o dono do imóvel pode querer a casa de volta e não há nada que se possa fazer. O Facebook pode mudar as regras a qualquer instante e o dinheiro gasto com fãs pode ir pra o ralo.

Atenção às imagens

Nem sempre colocar imagens apelativas, como mulheres de biquíni ou pessoas com carrões é o que vai chamar atenção ao seu anúncio. Isso atrai público de baixa qualidade e você paga por cliques ineficazes. É certo que os usuários das redes sociais se guiam mais pelas imagens do que pelos textos. Portanto, ao fazer uma nova campanha escolha a melhor imagem e, dê preferência ao formato 100px por 72px.

É importante lembrar: no caso das histórias patrocinadas no feed, não se pode colocar uma imagem que tenha mais de 20% de texto. O Facebook tem uma ferramenta para verificar isso. Clique e conheça.

Sugiro também a leitura do artigo Facebook ads: 12 melhores tipos de imagens para atrair e persuadir usuários

Conclusão

Espero que tenham curtido essas dicas sobre o Facebook Ads que podem soar simples à primeira vista. Se você “arregaçar as mangas” e se dedicar nesses estudos, pode ter resultados bem mais interessantes do que anda tendo hoje. Troque seus anúncios com frequência. Por mais que isso seja um trabalho um pouco chato para melhorar os resultados com Facebook Ads, saiba que é muito importante procurando otimizar os resultados e custo da sua campanha.

E você? tem alguma dica que não encontrou aqui e acha bacana? Compartilhe conosco nos comentários.

Fontes: Celula ideias, Agencia Mestre & Escola dinheiro


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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