Redes Sociais

Facebook restringe ainda mais o alcance das Fanpages!

Blogueiros, empresas e veículos de comunicação terão de ser cada vez mais criativos, agora que o facebook anunciou nova mudança no alcance das fanpages!

Que as redes sociais estão em constante mudança, e que todas essas empresas estão sempre em busca de maiores lucros, ninguém duvida. Mas nessa semana, duas mudanças lançadas pelo facebook estão dando o que falar entre analistas, empreendedores , agências e demais pessoas que trabalham com o facebook e suas fanpages para fins comerciais. Nesse artigo vou explicar brevemente o que ocorreu e como isso vai te afetar, se você também utiliza as redes para trabalho e não só diversão. Acompanhe comigo.

Facebook lança 2 novidades essa semana

A primeira novidade, é o novo layout das páginas, que ironicamente nos traz a mente o falecido orkut:

fanpages facebook

Salvo algumas páginas que utilizavam a miniatura, a princípio essa mudança não trará tanto impacto. O problema é a outra mudança anunciada.

Alteração no feed

Indo direto ao assunto, o Facebook anunciou nesta quarta-feira, 29, que vai alterar a forma como os usuários veem as publicações no feed de notícias. Segundo a companhia, a partir de agora o algoritmo da rede social dará prioridade para conteúdos postados por amigos e familiares em vez de publicações feitas por marcas e páginas oficiais de empresas.

“Quando lançamos o feed de notícias em 2006, era difícil imaginar o desafio que encaramos hoje em dia: muito mais informação do que qualquer pessoa é capaz de acompanhar”, disse o vice-presidente do Facebook, Adam Mosseri, por meio de post no blog oficial da rede social. Um ordenamento ruim de publicações, segundo Mosseri, faz com que “as pessoas não se envolvam e fiquem insatisfeitas.” Resumindo, o Facebook quer que você veja cada vez mais a foto do gatinho da sua tia, ao invés de uma notícia da página do jornal que você queria acompanhar.

Qual o objetivo do facebook ao reduzir o alcance das fanpages?

alcance facebook

De acordo com o próprio facebook:

O motivo dessas alterações é bem simples: quanto mais conteúdo que as pessoas querem ver aparece no feed, mais tempo elas ficam conectadas e mais tempo elas passam usando o Facebook. Não é uma teoria de conspiração ou nada do tipo, o próprio Mosseri disse isso. De qualquer forma, o executivo ressalta que entregar conteúdo interessante, com base no resultado de algoritmos, também é bom para o usuário.

Segundo a rede social, a mudança vem por conta de demandas da comunidade, que se mostrou preocupada em perder o que seus amigos postam, em detrimento do conteúdo das páginas. “Nossa prioridade é manter você conectado com as pessoas, lugares e coisas que você quer se conectar — começando com as pessoas que são suas amigas no Facebook”, o que sempre foi o propósito inicial da rede social, segundo eles.

O que muda para quem utiliza as fanpages de forma comercial?

A própria rede já tratou de avisar em um anúncio feito hoje mais cedo:

Nós antecipamos que essa atualização pode causar alcance e tráfego de referência (visitas enviadas para sites através de fanpages) irão cair para algumas páginas. O impacto específico sobre distribuição e outras métricas de sua página pode variar de acordo com a composição do seu público. Por exemplo, se um monte de seu tráfego de referência é o resultado de pessoas que partilham o seu conteúdo e os seus amigos a “dar like” e comentar sobre ele, haverá um impacto menor do que se a maioria do seu tráfego que vem diretamente através de mensagens de página. Nós encorajamos as Páginas a postar coisas que seu público seja suscetível de compartilhar com seus amigos. Como sempre, administradores de páginas devem consultar nossas melhores práticas de publicação.

O que ocorre é que as empresas, blogueiros e empreendedores, terão cada vez mais que investir para aparecer, seja através de anúncios, posts mais chamativos e/ou criativos, e outras maneiras de fazer com que o público interaja mais e continue a ver os artigos publicados.

Minha opinião

Bom, sabemos que na Internet não existe almoço grátis, e é obvio que o facebook quer evitar que sua rede vire uma rede de spam, como virou o myspace, Fotolog, o orkut(embora esse nunca tenha nem sido notada a existência fora do Brasil e da índia), dentre outras tantas. E claro, ele também quer gerar o máximo de lucro possível. Com essa medida ele mata 2 coelhos com uma cajadada só, afinal, faz com que as empresas gastem mais para aparecer e por outro lado, mantém o spam sob controle. A grande questão é se isso não afastará quem efetivamente não utiliza a rede somente para ficar vendo seus amigos em festas e queria sim ver publicações dos grupos e fanpages dos quais se inscreveu para receber o conteúdo, até mesmo no caso de notícias e informações profissionais. Talvez isso mude um pouco quando algum player de nome realmente grande entrar no mercado. Alguém aposta qual será? Há quem já esteja pensando em como cancelar o facebook, mas acho a medida drástica, o que você acha?

E você caro leitor(a)? Também utiliza o facebook e acredita que a decisão não foi acertada? Diz aí nos comentários!

Referências: Facebook.com News / Tecnoblog / Globo.com

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
redes sociais
Não gosta de lidar com pessoas? Não crie perfil nas redes sociais!
Imersão em Mídias Sociais 3 – última semana para aproveitar!
redes sociais
Redes sociais: seu site precisa delas?
5 Comments
  • 18 18America/Sao_Paulo agosto 18America/Sao_Paulo 2016 at 2016-08-18T00:18:40+00:000000004031201608
    Resposta

    Ótima postagem! De fato esses dias o alcance diminuiu bastante, vejo pelas páginas grandes de até 2 milhões de curtidas, tendo poucos comentários, compartilhamentos etc. Mas na minha page comecei a postar e introduzir hashtags fez uma mudança significativa. Beijos.

  • 3 03America/Sao_Paulo julho 03America/Sao_Paulo 2016 at 2016-07-03T14:33:47+00:000000004731201607
    Resposta

    Liga,não. Muitos grandes já caíram e muitos outros vão cair. Ganância demais pode ser um tiro no pé. É esperar pra ver.

  • 1 01America/Sao_Paulo julho 01America/Sao_Paulo 2016 at 2016-07-01T20:36:13+00:000000001331201607
    Resposta

    Almy, ótimo post, como sempre.
    Era de se esperar.
    O que vai acontecer?
    Quem tem páginas, seja grande empresa ou não, vai ter que pagar e consequentemente o Facebook vai ganhar mais dinheiro.
    Dessa forma, mantém o spam sob controle e ganham mais dinheiro.

  • 30 30America/Sao_Paulo junho 30America/Sao_Paulo 2016 at 2016-06-30T23:50:04+00:000000000430201606
    Resposta

    O Facebook é contra o spam… gratuito. Se pagar tudo bem.

  • 30 30America/Sao_Paulo junho 30America/Sao_Paulo 2016 at 2016-06-30T11:47:55+00:000000005530201606
    Resposta

    Era de se esperar Almy.
    Facebook já deixou claro que seu cliente não são os anunciantes, mas sim os usuários.
    Um grande desafio para analistas de redes sociais tendo que serem cada vez mais criativos, e atrair o publico correto para suas campanhas.
    Empreendedores vão precisar ter bala na agulha alem de saber para quem estão falando.
    Ótimo post, parabéns

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage