Redes Sociais

Globo retira links do Facebook: o que isso significa?

Notícia de que a Globo retirou seus links do Facebook dá sinais importantes para o mercado web e sobre como está se desenhando o futuro da Internet. Entenda aqui.

Uma notícia interessante surgiu hoje nos meios de comunicação e mídias sociais. As organizações Globo, ou ao menos sua parte atuante na internet, o portal Globo.com, resolveu retirar seus links do Facebook, como forma de forçar seus visitantes a não se acomodarem a receber o título das matérias no Facebook e voltarem a acessar o portal pela home. Agora, todos os usuários que lerem uma chamada na rede social de Mark Zuckerberg terão que acessar o portal do veículo em questão para ler a notícia. Segundo o site Meio e Mensagem, um dos principais motivos da atitude é a queda de audiência, por conta do Facebook.

A assessoria de comunicação da Globo afirmou que a empresa não está saindo do Facebook e nem de nenhuma outra rede social. “Só que permanentemente revemos a melhor forma de estar nestas plataformas”, afirmou. Os perfis dos veículos da Globo no Twitter e GooglePlus continuam lá, com links que redirecionam os usuários para o portal. Ao que parece, é uma nova estrategia da empresa no segmento da Internet.

globo tira link facebook

 

Analistas de mídias sociais logo ficaram em polvorosa e há os que concordam e os que discordam da atitude da Globo.com. Vamos conhecer seus argumentos e, ao final, minha opinião.

A Globo acertou ao retirar os links do Facebook?

Os argumentos dos analistas a favor da decisão da Globo são:

– Uma empresa desse porte não toma decisões baseadas em “achismo”. Eles tem números, pesquisas, dados e fatos que são devidamente estudados por uma equipe competente antes de tomar qualquer atitude desse porte. E com certeza esses números e fatos embasaram essa decisão

– Hoje em dia muitas pessoas que querem notícias alheias procuram no Facebook. Por exemplo, a morte do cantor Chorão, do C.B. J. – Quantos souberam através do Facebook e quantos tem costume de entrar num portal e navegar pelas principais notícias? As pessoas apenas lêem o tópico, subtítulo e não entram na notícia do portal. O Facebook cada vez mais absorve a Internet para dentro de si, e ficar atrelado a esse modelo é altamente arriscado.

– Os portais, produtores e distribuidores de conteúdo de diversos formatos já tem diversas iniciativas de lidar (seja o resultado final bom ou ruim) não apenas com o uso indevido de suas propriedades mas também como cada um trabalha sua política editorial (que varia de produto pra produto, às vezes) e estão observando como isso tende a impactar no negocio no médio e longo prazo. Ou seja, a Globo sinaliza, até mesmo para o mercado, que é preciso pensar a longo prazo nesse sentido.

– O link no Facebook “facilita” o acesso ao conteúdo, e isso diminui o número de páginas por visita e a duração média da visita no site, pois a maioria só entra pra ver o link que clicou e sai em seguida. No fim de tudo, diminui a exposição dos anunciantes, ou seja, diminui a lucratividade.

globo facebook

A Globo errou ao retirar os links do Facebook?

Bom, por outro lado, alguns analistas acham que as organizações Globo erraram e justificam:

– O grande problema é que a Globo.com está sozinha nessa decisão, enquanto que seus concorrentes como UOL, Terra e outros continuam lá,  divulgando seus links e sem acenar para uma possível atitude de fazer o mesmo que fez a Globo.

– O Facebook é unanimidade quando se fala em redes sociais, e participar menos dessa rede pode ser um tiro no próprio pé, pois a marca será cada vez menos lembrada pelos Internautas, que são cada vez mais preguiçosos para abandonarem o Facebook e navegarem em outros sites. Quantas horas por dia você leitor passa na Internet? Quantas delas fora do Facebook?

– Se partimos do principio que essa medida é correta, então os outros portais estão errados? Acho que não. Acredito que é um teste, e depois de um tempo eles verão se vale a pena ou não estar presente no Facebook. Vai de cada empresa.

– As redes sociais estão aí e não vão embora. Se e quando o Facebook acabar, vamos migrar para outra plataforma. Não faz sentido essa medida, se logo haverá outra rede, suscitando o mesmo debate.

– Houve um tempo em que a Globo decidiu criar um microblog próprio, à imagem e semelhança do Twitter – e que fracassou, evidentemente. Agora, resta saber o que vem por aí.

Minha opinião – A Globo errou ou acertou?

Como foi dito, uma empresa desse porte não toma uma decisão importante assim sem se basear em números, que certamente apontaram para, ao menos, fazer um teste com essa abolição dos links no Facebook. Um ponto importante: embora muitos critiquem a atitude da Globo, é fato que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já declarou várias vezes que a intenção do Facebook é agregar tudo em uma só plataforma, para que cada vez menos as pessoas precisem sair dele. Se pensarmos nisso, a atitude da Globo faz todo sentido. Se pensarmos em termos de mercado, faz mais sentido ainda, afinal, como medir a conversão dessas visitas vindas do Facebook? A visita pode ter vindo de um grupo, de uma fanpage ou de um perfil de alguém e fica difícil medir a atuação da empresa na rede ou quantificar isso em um midia kit para os anunciantes. Faz muito mais sentido investir em AdWords, por exemplo do que permanecer no Facebook. Será um usuário que só clicou no link, entrou e saiu na hora, deixando pra trás uma taxa de rejeição alta de presente.

O mais importante nesse momento é notar o que farão os grandes portais. E sim, caro webmaster ou blogueiro, apesar de não parecer, isso te afeta totalmente. É uma hora excelente para repensar suas atuações nas redes sociais, ou até pensar se de repente o Facebook não está roubando tráfego do seu site?, e como é possível reverter isso.

Compartilha com a gente o que você dessa notícia! Vamos debater? Você concorda ou discorda da Globo?

Referências: Info , debate no grupo Entusiastas da Social midia e Webmanario


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
like facebook
Como usar o facebook de forma mais efetiva para divulgar seu site!
spam
Redes sociais: cuidado para não se tornar um spammer!
redes sociais
Não gosta de lidar com pessoas? Não crie perfil nas redes sociais!
3 Comments
  • Tin
    4 04America/Sao_Paulo maio 04America/Sao_Paulo 2014 at 2014-05-04T20:11:25+00:000000002531201405
    Resposta

    Facebook é um lixo, cheio de gente retardada e preguiçosa. Em cada site q entro vejo uns 10 logotipos do Face e apenas 1 do próprio site.

    Um tiro no pé, já falo isso faz anos.

    Mas tem algo muito maior acontecendo, mas isso eu não falo hehehe.

    Tin

  • 17 17America/Sao_Paulo abril 17America/Sao_Paulo 2013 at 2013-04-17T23:54:55+00:000000005530201304
    Resposta

    Oi Almy!

    A Globo com certeza fez isso depois de muito analisar.

    Não é por acaso!

    São negócios!

    Agora, gosto de ver a preocupação quanto ao crescimento do Facebook. Mostra a força da rede social.

    Abraço!

  • 16 16America/Sao_Paulo abril 16America/Sao_Paulo 2013 at 2013-04-16T17:10:11+00:000000001130201304
    Resposta

    Olá, boa tarde,

    Eu concordo com voce, a Globo tem conhecimento do que está escolhendo e usa de estrategias seguras.

    Não costumo procurar noticias atraves do Facebook (posso ler, mas não é fonte de), quando quero vou diretamente nos links que espero obter respostas.

    Bjs

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage