Ganhar Dinheiro

Google AdSense: por que seu CPC tem caído? Conheça melhores alternativas!

Google Adsense anda pagando cada vez menos, com cpc cada vez mais baixo, veja que programas usar no lugar dele, e lucrar até mais com seu site.

O Google AdSense é um dos programas de afiliados para blogs e sites que mais agrada a webmasters, donos de sites e blogueiros. Não que seja o mais lucrativo em todos os casos já que há programas que pagam comissão por venda. Dependendo do nicho do site, isso pode ser bem mais lucrativo que o AdSense. Porém, ele tem algo que os programas brasileiros, em sua maioria, não tem: pagam em dia e aparentemente não roubam seus afiliados. Só que ultimamente, os afiliados do AdSense tem reclamado bastante do valor do CPC (isso quando não reclamam dos updates), ou seja, o valor pago por clique em um banner AdSense.

É assim que muito webmaster tem se sentido...

É assim que muito webmaster tem se sentido…

Por que o CPC tem caído

São três as principais razões principais, que se interligam:

Aumento no número de sites

Primeiramente, é preciso entender que, para que o anúncio apareça em seu site, além da contextualização com o assunto, ele precisa pagar um valor por clique maior do que os outros anunciantes pagam. Assim, se existirem poucos sites para esses anúncios serem exibidos, o anunciante paga um valor cada vez mais alto. Minha explicação está meio simplória, mas o princípio é esse. Só que o que tem acontecido é justamente o contrário: há cada vez mais blogs e sites de nicho (voltado a um assunto específico). A tendência é que esse leilão faça cair o preço que os anunciantes pagam pelo clique. Afinal, está “sobrando” espaço.

Abusos e violações das regras

Infelizmente, o número de sites que abusam e violam as regras do programa está cada vez maior. Entre as violações mais comuns encontradas:

– Anúncios AdSense dentro de popups
– Anúncios dentro de slides (parece até uma vitrine)
– Anúncios fixos que seguem a rolagem da tela
– Anúncios misturados a imagens, confundindo propositalmente o usuário
– Anúncios veiculados em sites eróticos
– Uso de scripts de autosurf, ou programas de trocas de cliques

Muita gente vai achar que é besteira, que o Google tem mais é que se f%$&der e que eu estou “puxando o saco” da empresa. Mas a verdade é que esses abusos acima desaguam em 2 consequências diretas:

1. Fuga de anunciantes – na maioria dos casos acima, o visitante acaba clicando sem querer, ou seja, não está nem um pouco interessado no anúncio, fecha a janela e o anunciante fica no prejuízo, já que pagou um clique à toa. Todo investimento haja riscos e ele tem que estar preparado para pagar um “clique ruim” aqui e ali. Mas quando esses “cliques ruins” se multiplicam, a brincadeira começa a ficar cara. No final das contas temos uma campanha que foi um fracasso e um anunciante insatisfeito, que vai pensar se não é melhor anunciar no jornal ou na tv na próxima vez.

2. Menos anunciantes no AdSense – Mais espaços leva a cliques baixos.

Entenderam ou preciso desenhar? 🙂

Como ajudar a melhorar isso?

Para mim é óbvio que a Google não dá conta de achar tudo de errado que os webmasters “espertos” fazem por aí. Muitos deles deixam o site irregular apenas por algumas horas do dia. Por isso, sempre que encontro um site irregular, faço questão de denunciar ao Google. Basta clicar naquela bolinha ao lado dos anúncios. Ninguém garante que vão verificar o tal site, mas já é um aviso para que eles visitem o site e verifiquem se há algo estranho.

Antes que alguém critique, falando que estou “trabalhando para o Google de graça”, na verdade estou trabalhando para mim mesmo. Afinal, se o ecossistema do AdSense ruir, todos nós, webmasters e blogueiros, vamos para a mesma vala.

Alternativas ao AdSense

Se você quer abrir o leque de opções deixo algumas sugestões de programas de afiliados.

Monetizze

monetizze funil

Pra quem acha que só existe infoproduto na rede Hotmart, a Monetizze vem se tornando um concorrente de peso. Com produtos para todos os nichos, é praticamente não encontrar algo que sirva para seu público. Tem site de moda? Lá tem cursos de unhas e maquiagem. Tem site de receitas? Lá tem curso de brigadeiros, bolos, cupcakes e muito mais. Comissões bem gordas e uma plataforma confiável é algo que você vai encontrar por lá, clique e conheça:

  cadastrar monetizze

Actionpay

Actionpay, é uma rede mundial, que atua em vários países e chegou já há alguns anos no Brasil com campanhas de lojas como Netshoes, Submarino, Centauro, Corpo Perfeito, Natue, e uma infinidade de lojas legais. Eles também possuem campanhas de recarga celular, aplicativos móveis e muito mais! conheça hoje mesmo, clique e confira:

Actionpay logo

Cursos 24 horas

Pagam comissao na venda de cursos online.  Já conheci o dono em uma palestra e só tenho boas referências deste programa. Ideal para sites voltados a educação e empregos. Clique e conheça.

Egrana

egrana-300x250

Pagam por CPM e, embora não seja nenhuma fortuna, pode ser legal para espaços onde o AdSense não funcione bem.

Hostgator

Para quem trabalha com webdesign ou tem sites desse nicho, o programa dessa empresa de hospedagem de sites paga R$60 por venda. Confira aqui.

Esse artigo foi uma sugestão dos nosso leitores! Espero que tenham curtido e sugiro para quem tem se decepcionado com o AdSense testar as alternativas acima e voltar aqui para nos contar, ok? Particularmente, prefiro não colocar todos os ovos na mesma cesta e não ficar dependente apenas do AdSense.

Se você discorda do meu ponto de vista, os comentários estão a disposição. Manda brasa!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
brava cursos
Ganhe dinheiro com seu blog! Conheça o programa de afiliados da Brava Cursos!
metodo venda realizada
Venda Realizada: conheça o método para vender sem gastar com anúncios!
ganhar dinheiro na internet
Dinheiro, dinheiro, dinheiro: não adianta mentalizar sem esforço ou seu site jamais chegará até ele!
8 Comments
  • 19 19America/Sao_Paulo abril 19America/Sao_Paulo 2017 at 2017-04-19T14:36:07+00:000000000730201704
    Resposta

    ola eu sou frotinha

  • Helbert Bello
    9 09America/Sao_Paulo março 09America/Sao_Paulo 2017 at 2017-03-09T15:19:56+00:000000005631201703
    Resposta

    Simples e direto ao ponto! Ótimo texto, também acho que devemos policiar para garantir um mercado íntegro e que pague melhor. Quem geralmente reclama do que recebe está usando de artimanhas para tentar ganhar mais, mas no final das contas nao cria valor algum para os anunciantes. O sistema é perfeito e pune os malandros, uma pena é que nisto os webmasters sérios acabam saindo chamuscados.

  • 23 23America/Sao_Paulo novembro 23America/Sao_Paulo 2015 at 2015-11-23T02:35:53+00:000000005330201511
    Resposta

    Uma dica ótima para aumentar CPC e taxa de cliques e criar uma barra de pesquisa avançada em seu site, fazer seus leitores pesquisarem na web dentro de seu Blog, geralmente nas pesquisas os anúncios que aparecem já são de CPC alto, porém estão nas primeiras linhas de buscas de pesquisas, de brinde você também aumenta muito a taxa de clique também em seu site. Sempre coloque sua barra de pesquisas avançada do Google na parte superior de seu site, ou na barra lateral direita, parte superior e não esqueça de adicionar palavras chaves relevantes, (pesquise essas palavras antes no Google adwords), vai te ajudar bastante espero ter colaborado.

  • 30 30America/Sao_Paulo outubro 30America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-30T15:32:16+00:000000001631201310
    Resposta

    Almy, estive discutindo isso esses dias com um colega e pergunto a você também: onde, nos termos de uso do AdSense, está claramente dito que não podem ser exibidos anúncios que acompanham a rolagem da tela? Lá parece ter de tudo, como iframes e afins, mas não encontrei nada específico. Ao que parece, se o ad estiver numa div com position:absolute não fere as regras em nada.

    Aliás, vários blogueiros tiraram anúncios assim com medo de punições, mas outros tantos continuam usando. Já procurei nos fóruns do AdSense e as respostas são desencontradas: alguns dizem que não pode, outros dizem que sim.

    • 31 31America/Sao_Paulo outubro 31America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-31T09:58:37+00:000000003731201310
      Resposta

      Olá Daniel, blz?

      No grupo do Adsense Brasil, ja colaram uma vez a parte do regulamento que diz sobre isso…parece que pessoal que ja foi naquele evento do Adsense tambem perguntou e explicaram que não podia.Infelizmente vejo gente por aí até cobrinaod o texto com anuncio fixo =/

      • 31 31America/Sao_Paulo outubro 31America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-31T13:47:50+00:000000005031201310
        Resposta

        Achei isso aqui:
        http://www.google.com/moderator/#15/e=b0f8d&t=b0f8d.40&f=b0f8d.544841&q=b0f8d.544841

        P: “Posso exibir AdSense em uma div fixa no topo ou lateral de uma página de modo que o anúncio não se mova quando a página é rolada, de modo similar ao leitor do Gmail?”

        R: “Não, isso seria considerado trazer atenção de forma não natural ao anúncio. Além disso, um site não pode usar símbolos como gráficos, setas ou imagens que direcionam atenção ao anúncio. Isto inclui colocar anúncios Google em scripts de caixas flutuantes.”

        Bem esclarecedor já que é uma resposta da equipe do Google.

  • Ana
    30 30America/Sao_Paulo outubro 30America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-30T10:05:55+00:000000005531201310
    Resposta

    Posso usar o adsend com o Chica fashion no mesmo blog?

    • 30 30America/Sao_Paulo outubro 30America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-30T15:17:38+00:000000003831201310
      Resposta

      Claro!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage