Divulgação de Sites

Google: como depender menos das visitas dele?

Veja como fazer para que seu site não fique tão dependente das visitas do Google, com atitudes simples.

google

As últimas atualizações do Google, com seus algoritmos panda, pinguim e page layout, volta e meia deixam blogueiros e webmasters de cabelo em pé.I sso por que, como a maioria tem grande dependência das visitas do google, e são elas que mais monetizam programas como o adsense, perder uma posição nas busca, pode significar uma perda substancial de renda nesses sites.Para tentar minimizar isso, pelo menos em parte, vou mostrar como você pode diversificar e investir em outras origens de tráfego, para não ficar tão dependente de tráfego do google.Vamos lá?

Redes Sociais

Essa é uma tecla em que não canso de bater. A maioria esmagadora dos blogueiros e webmasters, mesmo tendo muitos seguidores no Twitter e fãns em suas fanpages, ainda não utiliza o Facebook para gerar tráfego. Não estou dizendo que deve-se fazer spam o dia inteiro, obviamente que não. Mas se aproximar dos seus leitores, interagir e publicar links nessa rede, é obrigação de todo blogueiro/webmaster que se preze e que deseja aumentar o tráfego vindo dessas redes. Não basta só interagir nessas redes, permitir e facilitar com que o usuário compartilhe seus posts nessas redes, irá com certeza ser um plus na sua divulgação.Ajude o usuário a te ajudar!

Apesar de não concordar com a compra de seguidores, apóio totalmente medidas como sorteios e promoções para que suas páginas e perfis cresçam. Já usei essa tática aqui e tive um resultado muito satisfatório, principalmente no Twitter.E o principal, ganhei seguidores de verdade, de carne osso, não perfis fake que esses programas de comrpa de seguidores entregam na realidade.Seguidores reais, acabarão clicando nos links que você divulgar, o que aumentará seu tráfego de redes sociais e deixará seu site menos dependente de visitas do google

Agregadores de Links

O uso ou não de agregadores de link gera debates e discussões, eu mesmo já fiz posts, abordando os 2 lados,sugiro a leitura:

Divulgação: entenda por que é importante enviar posts para agregadores!

Agregadores de blogs: vale a pena enviar seus posts para eles?

Minha opinião final é:  se você não tem muito tráfego e não pode investir em divulgação, descubra quais os 3 agregadores que mais combinam com o assunto do seu blog( já que cada um deles tem algum assunto que não costumam aprovar), que mandam mais visitas de qualidade(de qualidade, não em quantidade) e tenha a rotina de postar nesses 3 sempre que atualizar seu blog.

Diretórios de blogs

Diretórios de blogs como o Dihitt, o Dmoz e até o Galeria de blogs do Paulo Faustino, podem ser uma excelente fonte de links e visitas para seu site.OK, admito que é chato ficar se cadastrando em um monte de diretório, preenchendo tudo e tal.Mas cá entre nós, você quer depender pra sempre do Google? Ter seu site e lucro sempre dependente das indas e vindas dos novos algoritmos?Pois é, então arregace as mangas, deixe a preguiça de lado e começe a se cadastrar nesses diretórios.Ou vai ficar pra sempre passando por isso aqui:

googe panda

Quer viver sempre a mercê disso?

Parcerias

Quando se fala em parceria entre blogs e sites, a primeira imagem que se tem na cabeça é uma sidebar cheia de banners de parceiros, pesando o layout e atrasando o carregamento da página, não é? Bom, se seu site é “de humor” isso talvez seja um pouco inevitável.Mas em outros nichos existem jeitos e jeitos de se fazer uma parceria. Você pode fazer como por exemplo o que faz o Bruno Simomura do Meta.blog, que linka os parceiros em seus artigos, o que acaba rendendo indicações de volta e ajudando a trazer visitas. Se sua área permite, pode fazer um post de “links da semana” e linkar blogs parceiros, que com o tempo irão lhe retribuir o link.Pode divulgar o link de um site amigo na sua fanpage e combinar dele fazer o mesmo por você na dele.Outra estratégia, pode ser combinar com algum blogueiro de mesmo nicho de fazer um post indo em uma direção em tal assunto, e seu amigo faz outro na direção oposta complementando o primeiro, como já fizeram Marcos lemos e Paulo Faustino nos artigos:

Não recomendo Programas Afiliados para ganhar dinheiro com Blog

Marcos Lemos, você está errado sobre os programas de afiliados!

E ainda gera um “buzz” , uma divulgação a mais, pois seus leitores acham que você estão brigando e ficam todo instante voltando para ver o que há de novo em ambos os blogs.

Yahoo Respostas

Pouca gente percebe o potencial do yahoo respostas e fico até feliz com isso, sobra mais espaço pra mim hehehe. Quantas vezes já não passei duas horas lá respondendo perguntas com links para posts de sites meus? Obviamente não é pra chegar lá e fazer spam igual um louco, responda sempre com coisas a ver.Se o usuário realmente encontrar a resposta em seu site, ele não só ficará mais tempo em seu site, como ainda irá clicar em curtir ou compartilhar por ter gostado da informação.E assim você ganhará muito mais visitas.Além disso, o yahoo sempre fica bem posicionado no Google, ou seja, você pode estar até mal posicionado e estar em briga com o Google, mas seu link estará lá nas primeiras posições, firme ,forte e enviando tráfego.

Aumente suas visitas diretas

Sim, hoje em dia, quantas de suas visitas são realmente diretas? Ou seja, o usuario realmente digitou seu endereço no navegador, por que queria mesmo entrar em seu site? Pois é, ter uma base de usuários que entra diretamente em seu site é muito importante!
Uma maneira muito eficaz de aumentar as visitas é fazendo seu site existir fora da Internet, como já mostrei no post:

Divulgação: consiga visitas para seu site fora da Internet, veja como!

Outro modo, é investir em publicidade, como comprar publicações em fanpages, comprar espaço em outros blogs do mesmo nicho, comprar publicações no twitter, fazer promoções em seu blog, as possibilidades são imensas!

Bom, espero que o artigo tenha lhe dado uma boa visão de como fazer para depender menos das visitas do Google e não ficar a mercê de suas mudanças.Se você tem mais sugestões, não hesite em deixar seu comentário ou sugestão, estamos abertos ao debate!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
visitas blog
Como conseguir mais visitas pro meu blog? Veja a resposta aqui!
relogio
Dicas: como fazer seu visitante ficar mais tempo no seu site!
interney
Blogs de sucesso 2017: Bobagento, Não Salvo e outros que chegaram lá!
3 Comments
  • 1 01America/Sao_Paulo setembro 01America/Sao_Paulo 2013 at 2013-09-01T19:48:42+00:000000004230201309
    Resposta

    Meus sites tem uma constante queda nos rendimentos dos últimos meses, tanto pela mudança no algorimo do google, quando pelo adblock, quanto a mudança nas pesquisas por imagens…e uma serie de fatores, estou estudando bem sore o tema, vou fazer com que todos os meus sites dependam menos do mecanismo de busca do google.
    Obrigado pelo artigo excelente

  • 10 10America/Sao_Paulo maio 10America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-10T23:27:53+00:000000005331201205
    Resposta

    nunca usei o yahoo respostas… e olha que em várias pesquisas que fiz no google as respostas dele aparecem no topo. Acho que vou tentar.
    Uso bastante o tal do ocioso… ele traz bastante tráfego e volta e meia consigo algum leitor fiel vindo de lá… no meu caso indexo como tecnologia… sem ficar mentindo ou usando imagens sensacionalistas… acho que funciona… tenho em média 5 postagens minhas na primeira página… sem grandes visitas, mas ocasionalmente fico na primeira dobra.
    Valeu pelas dicas,

    Abraços,

  • 9 09America/Sao_Paulo maio 09America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-09T12:31:51+00:000000005131201205
    Resposta

    Muito bacana essas dicas, não tinha me ligado de varias delas, xuxu blz!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage