Otimização de Sites

Google Mobile Update chegou e o mundo não acabou!

Entenda o que mudou de verdade com o último update do Google e por que os rumores de apocalipse para sites eram puro exagero.

Nas últimas semanas, webmasters de todo o mundo ficaram de cabelo em pé com algumas matérias em sites e revistas, anunciando o que seria praticamente um apocalipse, o fim dos tempos para quem tem site. Segundo essas matérias sensacionalistas, o novo update do buscador Google, conhecido como Mobile Uppdate, iria rebaixar e retirar dos resultados, sites que não estivessem otimizados para navegação em smartphones e Tablets. Bom, agora que a tempestade de notícias passsou, vamos tentar entender um pouco o que de fato ocorreu e o que era exagero para consseguir views nessas matérias. Confira comigo….

O que de fato é o Google Mobile Update

google mobile update

O Update mobile do Google, foi criado para (de acordo com os critérios do google) melhorar a experiência do usuário de dispositivos móveis como tablets e smartphones, ao fazer suas buscas usando o Google. Assim, sites mais adaptados a essa nevagação, terão preferência na busca utilizando esses dispositivos.(É importante lembrar que até o momento esse update afeta apenas a busca móvel, a busca normal em desktops continua igual).

O que de fato mudou?

Um pensamento comum entre webmasters maas totalmente incorreto é de que o site sairia da 12 posição pra 1 só por estar adaptado, se os outros 11 resultados forem de sites não adaptados. Na verdade, esse é apenas mais um fator no rankeamento, não quer dizer que é o único. Autoridade da pagina, backlinks, conteúdo, tempo de carregamento, entre dezenas de variáveis que o Google utiliza continuam definindo o rankeamento. Ouvi alguns relatos de sites de amigos que em alguns resultados saíram da 9 para 7 posicao, da 11 pra 8, mas nada tão discrepante ou alarmante quanto diziam as matérias sobre o assunto.

Como saber se fui afetado

Um indício forte, pode ser uma queda abrupta na visitação do seu site, principalmente se concidir com o fim do mês de abril(após dia 22 mais ou menos), sem aparente explicação. Uma boa forma de checar se seu site está adaptado, é com uma ferramenta do próprio google, clique e teste seu site:

Google Mobile Friendly Test

Muitos erros, podem indicar uma má experiência pro visitante, e fazer com que seu site perca posições na busca mobile.O próprio Google dá sugestões de melhorias, e eu recomendo fortemente que você dê atenção a elas ok? É importante observar no analytics o quanto de suas visitas estão vindo desses dispositivos.Tenho websites que 45% das visitas são deles. Se não desse a devida atenção a esse público,estaria “no sal”.

Experiência Pessoal

Bom, como vocês já sabem, possuo vários sites e projetos na Internet, e tive pouca mudanças em termos de visitação. Somente percebi algum ganho real no site Guia dos solteiros que usa um layout responsivo adquirido na themeforest(e depois alterado por mim e minha sócia) e uma pequena queda no projeto Não Acredito blog, que realmente usa um layout ultrapassado. Há quase 2 anos, todo novo tema que coloco em meus sites, sempre colocava o novo tema responsivo, para que funciionasse em vários dispositivos, uma vez que eu mesmo também visito sites através do smartphone ou tablet. E como sei o quão irritante é navegar em um site que não responde bem nesses dispositivos.

Conclusão

Pois é pessoal, rumores a parte, a Internet não acabou nem o google matou os sites que não estavam adaptados ao mobile como deflagravam vários sites algumas semanas atrás. Qual foi a experiência de vocês com esse update? Suas visitas aumentaram ou diminuíram? Contem aí nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
visitas tv
Divulgação: 5 dicas úteis e importantes para aumentar as visitas do seu site!
perfil do blog
Conheça o Perfil do Blog, o escolhido da semana na nossa consultoria gratuita!
duvidas
Otimização: links repetidos no site atrapalham a SEO?
2 Comments
  • 18 18America/Sao_Paulo fevereiro 18America/Sao_Paulo 2016 at 2016-02-18T10:25:08+00:000000000829201602
    Resposta

    […] Google Mobile Update chegou e o mundo não acabou! […]

  • 15 15America/Sao_Paulo maio 15America/Sao_Paulo 2015 at 2015-05-15T10:51:17+00:000000001731201505
    Resposta

    Todos os updates do Google geram exageros e mitos, entre muitas outras coisas. Mas a verdade é que todo o mundo está usando cada vez mais os dispositivos móveis para navegar na internet, e por isso acredito que será indispensável usar temas responsivos. E quanto mais cedo melhor.

    Eu já alterei os temas de alguns dos meus projetos online. E a verdade é que em um dos meus blogs que ainda está com um tema antigo o tráfego caiu cerca de 30%. É um blog sobre relacionamentos que nos últimos meses vinha tendo um tráfego estável e caiu nesse último mês, por isso acredito que esteja relacionado com esse update.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage