SEO

Google: os primeiros passos para quem acabou de criar um site

Dicas simples, porém altamente eficazes, para seu site recém-criado aparecer bem no Google.


visitas do google

Quem cria um site na Internet quer visitas. E as visitas de maior qualidade costumam vir dos buscadores que apontam seu site como resultado.

Ou seja, estar bem posicionado no Google, o principal buscador, é primordial para que você alcance sucesso com seu site.Vamos então te dar algumas dicas para você que acabou de colocar seu blog no ar.

1. Google Webmasters

O primeiro e mais importante passo é se cadastrar no Google Webmasters, um serviço gratuito da Google. Após cadastrar o seu site, em cerca de 48 horas o Google passa a indexar, monitorar e ainda sugerir melhorias e otimizações para o seu site. E a melhor parte? Tudo de graça! Inscreva-se aqui!

2. Sitemap

Um sitemap é super importante, não só para o Google como para outros buscadores como o Yahoo e o Bing. Você fornece aos buscadores (como o nome sugere) um mapa do seu site, para facilitar a indexação do conteúdo. Se você utiliza o WordPress pode instalar o plugin XML sitemaps, que gerará automaticamente o seu sitemap. Se você não utiliza o plugin vá até esse site aqui gerar o seu, baixe o arquivo e suba para seu site.
3. Google Analytics

Embora não haja comum acordo entre webmasters, ter seu site monitorado pelo Analytics pode ajudar a melhorar seu posicionamento no Google e  fornece estatísticas das visitas ao seu site que vêm pelo buscador. Se você ainda não se inscreveu, pode fazer isso aqui.

4. Conteúdo

Ao iniciar um site, é importante que ao menos no início, as atualizações sejam constantes, para que o google comece a perceber suas atualizações, e indexar seu conteúdo.Mas lembre-se de publicar conteúdo original e relevante. Não adianta fazer 5 atualizações por dia, mas com conteúdo copiado, ok?

E então, gostou das dicas? Tem mais alguma pra sugerir? Deixa aí nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
seo morreu
SEO não morreu! Participe do ConSEO e veja por quê!
pinguim google
SEO: Google lança Pinguim 2.0!
mitos sobre seo
SEO: derrubamos 7 mitos sobre otimização!
2 Comments
  • Jose
    30 30America/Sao_Paulo dezembro 30America/Sao_Paulo 2011 at 2011-12-30T19:36:46+00:000000004631201112
    Resposta

    Estou imociado com estes artigos que li até agora.
    Estou a ler os artigos do seo e até agora dos 2 que li acho que voce é um excelente profissional em seo. Cumprimentos.

  • 22 22America/Sao_Paulo julho 22America/Sao_Paulo 2011 at 2011-07-22T08:06:56+00:000000005631201107
    Resposta

    […] um sitemap do site para os buscadores e fazer o cadastro no Google Webmasters, conforme ensinei nesse post. Enquanto o Yahoo ainda está engatinhando neste sentido, o Bing também possui uma ferramenta […]

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage