Otimização de Sites SEO

Google PageRank: o que é e para que serve?

Entenda do que se trata o Google PageRank e veja por que é importante mantê-lo alto! google pagerank Há duas palavrinhas nas quais quem está começando um blog acaba esbarrando: Google PageRank. Todo webmaster que se preze precisa saber do que se trata e pra que serve. Por isso explicaremos… … Afinal, o que é o PageRank? PageRank (PR) é uma família de algoritmos que o Google utiliza para avaliar a importância dos sites numa escala de 0 a 10 (por exemplo, o yahoo.com tem PR 9). Esse número é arredondado, por isso é sempre um inteiro. Como exatamente é feito esse arredondamento é um mistério que só os engenheiros do Google podem dizer. Um site que tenha um PR alto significa que ele é importante na rede. Ou seja, o Google e outros mecanismos de busca dão importância a ele. Diz-se que o site possui autoridade sobre seu assunto ou área.

Como funciona?

O algoritmo leva em conta, basicamente, 5 fatores:

1. Número de pageviews – um site que gera muitos pageviews por visitante (de forma legítima, sem apelar para scripts de reload e coisas do tipo), está praticamente dizendo ao Google: “veja quantas páginas meu visitante está lendo! Viu como meu conteúdo é bom”?
2. Taxa de rejeição (bouncerate) – taxa de usuários que ficam menos do que um tempo específico em seu site (geralmente 30 segundos).
3. Frequência de atualização – quanto mais frequentemente um site é atualizado, melhor.
4. Relevância do conteúdo – artigos originais, bem escritos e que sejam relevantes é tudo que o Google quer ver. Por isso, quanto mais se investe nessa área, melhor. Sites que copiam artigos, ou que atiram pra todos os lados, tentando falar de muitos assuntos ao mesmo tempo para fisgar visitas do Google não costumam ter bom PageRank.
5. Links provavelmente é o fator mais importante.  Ele é dividido em 3: links externos, ou de seu site para outros sites. Links de sites com alto PR são mais relevantes do que de baixo PR. links recebidos, ou links de sites externos que apontam para o seu. links internos, seu site linkando para outras páginas de seu site. Quanto mais sites linkam para o seu, mais eles estão dizendo: “Google, esse site é ‘o site’!  Aumenta o PageRank dele!”. Ok, essa é uma explicação bem simples, mas a idéia é essa mesmo.

Como medir meu PageRank?

Bom, existem duas formas: você pode instalar a Google toolbar, ou pode acessar este site.

visitas do google

Melhore seu PageRank e acerte o alvo!

Por que é bom ter um PageRank alto?

Basicamente, um PageRank alto indica que seu site tem autoridade e que seu conteúdo é relevante, o que determina: 1. melhor posicionamento nas pesquisas e consequentemente mais visitas. 2. interesse nas agências de publicidade e demais anunciantes diretos. Indo direto ao ponto, seu site fica “com mais moral”.

Conclusão

Existe ainda muita discussão se o PageRank ainda é uma métrica relevante para o Google, mas como ele continua sendo atualizado, é algo que não podemos descuidar. Se você pretende conseguir anunciantes diretos, continue de olho! Aproveite os comentários e nos conte sua experiência! Como está seu PageRank? Referências: Mestre SEO e Saia do lugar


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
guerreiro seo
SEO: conheça o livro Guerreiro SEO, excelente para iniciantes!
Mandala: mais uma pirâmide disfarçada?
google speed teste
Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!
6 Comments
  • 23 23America/Sao_Paulo janeiro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-01-23T00:16:39+00:000000003931201401
    Resposta

    Atenção a falsas promessas é sempre importante.

    Sempre que um de nos míseros mortais temos a bela ideia de iniciar um blog, é comum que em sua grande maioria todos busquem informações de como dar inicio ao processo de criação, manutenção, etc…Porém vale citar que dentro desse pequenino universo já apelidado a um certo tempo de blogosfera, existem diversas pessoas aplicando verdadeiros golpes, com promessas de dinheiro fácil e rápido, que lhe será dado por apenas alguns míseros trocados que nem lhe fará falta.
    As vendas de E-book’s e materiais sobre o assunto tem se alastrado pela rede, e hoje qualquer um se diz entendedor da arte de se ganhar dinheiro na web, porém caro leitor, é importante filtrar muito bem todas essas promessas, evite preencher campos com seus dados também, afinal não se sabe quem é realmente a pessoas do outro lado, e o que pretende fazer com tantas informações.Lembre-se: não é preciso muito para ter seu nome e seus documentos fraldados, por isso digo é sempre bom ter o máximo de cuidado com isso.
    Outra coisa importante em meu ponto de vista é ter uma definição do assunto e do nicho que deseja entrar, e ter a certeza de que gosta do assunto que deseja dedicar boa parte do seu tempo, de nada adiante eu falar de carros se gosto de bicicletas e nem ao menos sei dirigir.
    Possuo hoje 4 blogs, porém o único que tem começado a render alguma coisa é o meu blog sobre games e tecnologia, pelo simples fato de gostar do assunto e ter saco de perder 4, 6, 8 horas da minha noite de sono focado nele, nos dias das citadas 8 horas não durmo, vou trabalhar virado, mas é a vida de blogueiro.Se vai dar certo ou não, isso já não está mais em minhas mãos, porém em dias de 100, 150 visualizações, não me deprimo, busco novos assuntos e tenho tentado buscar seguidores fieis, uma das coisas que atualmente tenho a pretensão de iniciar é um podcast, então se você teve paciência de ler tudo isso que escrevi, gosta de games, filmes, historia, me procure e vamos juntos nessa.
    O mais importante é não desistir.

    Parabéns pelas dicas foram de grande ajuda para mim.

    Grato.

  • 23 23America/Sao_Paulo dezembro 23America/Sao_Paulo 2013 at 2013-12-23T21:40:34+00:000000003431201312
    Resposta

    Belo artigo, muito bem explicado… vou já testar o pageranking, mas deve ser 0…

  • 13 13America/Sao_Paulo maio 13America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-13T22:44:08+00:000000000831201205
    Resposta

    Este Post me ajudou muito, o meu site esta com um pagerank baixo e as digas irão fazer com que ele aumente… assim esperamos.

    Obrigado!

  • 3 03America/Sao_Paulo outubro 03America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-03T18:50:06+00:000000000631201110
    Resposta

    muito boas dicas e muito bom artigo, vão me ajudar muito.

  • 21 21America/Sao_Paulo setembro 21America/Sao_Paulo 2011 at 2011-09-21T23:24:56+00:000000005630201109
    Resposta

    Aumentar o pagerank parece ser uma tarefa muito complicada, eu pensava assim. Mas depois de criar um blog, e tentar conseguir vários links que apontassem para o blog, consegui pagerank 2 já no primeiro mês. Não sei como, já que eu tinha vários outros blogs e nunca consegui um misero pagerank 1. Mas acredito que depois de ler vários blogs do mesmo assunto desse, peguei o conhecimento e entendimento do funcionamento.

    Mas mesmo com pagerank alto, isto não garante que seu blog será um sucesso!

    Parabéns pelo blog Almy Froes, os artigos já vão direto ao ponto, e explica 100%

    • 4 04America/Sao_Paulo junho 04America/Sao_Paulo 2012 at 2012-06-04T10:53:01+00:000000000130201206
      Resposta

      Verdade Sérgio, meu PR é 3, de um certo blog sobre design que tenho, e, infelizmente, ele não passa de 500 Visualizações de página =/

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage