Produtividade e Organização

As idéias para novos artigos acabaram? Dicas para resolver esse problema…

Está difícil ter idéias para novos artigos em seu site? Mostramos algumas dicas que com certeza irão lhe ajudar.

Veja se você conhece a história: seu site não é atualizado a mais de uma semana, você então abre o editor e se prepara para escrever o próximo artigo para o site não ficar desatualizado. Mas aí surge um pequeno problema. Você não tem idéia sobre o que vai escrever, tudo que vem na sua cabeça já está escrito e publicado. E pra ajudar, seu bloco de anotações não tem nenhuma idéia que você possa usar.

ideias novos artigos

Se você já passou por essa situação, bem vindo ao clube, muitos blogueiros e webmasters também passam por ela com certa frequência diga-se de passagem. Mas existem algumas coisas que podemos fazer para evitar que isso aconteça. E vou falar sobre algumas delas nesse nosso artigo de hoje. Não existe nenhuma técnica mirabolante, nem nenhum segredo no que eu vou falar, mas acredito que são dicas bem úteis, eu mesmo costumo usar várias delas. Vamos a elas…

Dicas para ter idéias para novos artigos

Claro que existem alguns tipos de sites, em que o assunto pode chegar a um esgotamento, ainda mais se é um site de um nicho muito específico. Mas algumas idéias continuam válidas:

 Bloco de Notas em qualquer lugar!

Bom com a tecnologia de hoje fica até estranho essa sugestão. Seu smartphone, por mais simples que seja, se não tem um aplicativo de anotações, deve ter pelo menos um gravador de som. A verdade é que nunca se sabe quando uma idéia boa irá surgir. Já tive idéias ótimas de artigos, indo comprar pão por exemplo, ou na fila do banco. O que fiz? Gravei no celular na mesma hora. Existem vários aplicativos como o Evernote por exemplo, ou mesmo editores de texto, que farão com que você não esqueça de uma idéia que surgiu na fila do supermercado. Falando sério, essa de “em casa eu anoto” não funciona, já perdi a conta de quantos bons artigos deixei de escrever nessa atitude.

Assista TV (principalmente jornais)

Sim, a Tv é uma fonte de idéias e informações excelentes para quem está sem idéias. Se você tem sites de variedades/saúde então, programas como “Bem estar” , “Mais voce” e derivados de outros canais, podem te dar muitas idéias legais sobre o que escrever. Jornais então, ajudam bastante a ter idéias de artigos sobre coisas que estão em alta na mídia. Já registrei muitos domínios enquanto assistia o jornal, encontrando possíveis nichos para sites.

Escute seus leitores

Pois é, uma coisa que sempre faço aqui, é perguntar aos leitores no fim do artigo sobre o que eles querem ler nos próximos artigos. Isso ajuda não só a conhecer mais seu público, como a ter mais idéias legais para novos artigos. Uma coisa interessante também é que quando você publica um artigo sugerido por um leitor, tem até mais chances dele ser linkado, compartilhado nas redes sociais e outros sites. Acaba ajudando a trazer mais visitas e também no linkbuilding. Emaisl recebidos dos leitores ou Feedback nas redes sociais também ajudam bastante.

Visite uma livraria

Pois é, uma dica interessante é ir até uma livraria e dar uma passeada por lá, pode render idéias interessantíssimas para novos artigos. Eu sempre passo na livraria quando estou no shopping, e sempre acabo anotando 2 ou 3 idéias novas pra artigos no celular. Tenta aí e me fala! :o)

Espie o quintal do vizinho

Não há mal nenhum em visitar os sites que são seus concorrentes, até por que é sempre saber para onde eles stão indo. Claro que você não vai sair copiando ninguém, mas podem surgir idéias de artigos que você leu por lá e que acha que pode escrever melhor. Pode ser até uma empolgação a mais para escrever melhor! Ferramentas como Similarweb e Semrush embora sejam pagas, permitem algumas pesquisas grátis por dia e podem dar uma boa idéia do que os concorrentes andam “aprontando” por aí.

Ubber Sugestt

Embora o site seja em inglês, ele pode ajudar a muito no desenvolvimento de novas idéias, ainda mais quando seu site é de um nicho super específico. basta colocar uma palavra chave qualquer, que ele lhe dá várias opções de assuntos para “destrinchar”. Já usei bastante. Quem sabe um pouquinho de SEO também pode se beneficiar, já que a maioria das sugestões são long tails interessantes. Clique aqui e conheça o Ubbersugest

Recorra aos amigos blogueiros

Uma idéia interessante, é chamar algum amigo blogueiro ou webmaster em algum chat (Facebook/ Skype/etc). Você podem combinar de um visitar o site do outro e um sugerir artigos ao outro, afinal um olhar externo pode sempre ajudar. Podem surgir idéias que você nem sonhava em ter, artigos totalmente novos e criativos. Experimente!

Visite Sites de Noticias

Sites de notícias também podem ajudar bastante, uma vez que são dezenas de notícias só na página inicial, o que já pode lhe abrir e muito os horizontes criativos. Falando em notícias, assistir ao telejornal também pode ser uma excelente fonte de inspiração, por que não?

Se mesmo assim tudo falhar, você ainda tem a chance de abrir seu site para guest posters. Caso não saiba do que se trata, o artigo abaixo pode ajudar:

Oportunidade: estamos abertos a guest posters!

Conclusão

Pois é, essa coisa de ter um “apagão de idéias”  é bem comum e acontece com todo mundo. Mas tomando algumas dessas atitudes que citei ali em cima, dá pra diminuir bem a ocorrência desse problema.

Fontes: Seroundtable , Sites & blogs , e Escola Dinheiro

Se você tem mais alguma idéia que eu não citei ali em cima, manda aí nos comentários, de repente complemento o artigo depois!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
redator
Redatores:veja no que prestar atenção antes de contratar alguem pra escrever em seu site!
contratar redator
Como realizar um processo seletivo para novos redatores
seu site
Entenda porque seus leitores param de visitar seu site!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage