Ganhar Dinheiro

Investimentos: 5 dicas para blogueiros e webmasters.

Seus blogs e projetos online estão dando dinheiro? Veja nossas dicas sobre onde fazer seus investimentos para que esse dinheiro renda mais.

Ganhar dinheiro na Internet é o grande desafio de blogueiros, webmasters e empreendedores online. E algo que costuma ocorrer quando esses projetos dão certo e o dinheiro começa a entrar, é que quando esse dinheiro além de pagar as contas sobra um pouco, é dedicir onde investir. Existme no mercado muitas formas de se investir, e não existe necessariamente “a melhor”, tudo depende de uma combinação de fatores.Por isso, nesse texto, vou apenas ilustrar o cenário e te dar mais informações, para sua tomada de decisão. Além disso, antes de pensar qual tipo de investimento mais se adequa a você, é preciso ter 3 coisas em mente:

investimentos

1. Defina objetivos. Para que você quer juntar dinheiro? É para a aposentadoria, para estudar, para comprar uma casa?

2. Defina seu perfil de investidor(a). É uma grande oportunidade de o indivíduo se conhecer. Qual o nível de tolerância a risco, o que é importante para si? Essa autoanálise é essencial.

3. Busque informações. Procure informações sobre todos os tipos de investimento antes de tomar a decisão de aplicar o dinheiro.

Dicas de Investimentos

Separei os mais comuns, para observarmos suas vantagens e desvantagens. Antes que alguém me pergunte o por quê eu nao incluí a popuança é simplesmente por que a considero um péssimo investimento, rendimento ridículo e que só dá dinheiro pro banco. Mas como ela pode ser resgatada quando se quer, costumo deixar um pequeno valor equivalente ao meu “salário mensal” com os sites e blogs depositado por lá, caso eu precise desse valor para alguma emergência. Vamos as dicas de investimentos:

Ações

O investimento em ações é onde você compra “papéis” de empresas que estão na bolsa de valores e com eles de certo modo torna-se sócio delas, tento uma pequenina parte dela. Assim, comprando quando o valor deles é baixo e vendendo na alta tem-se uma excelente lucratividade, além dos dividendos que se recebe no fim do ciclo anual.O grande problema é o alto risco e a volatilidade.Existem excelente corretoras no mercado para investir, como por exemplo a IG investimentos.

Vantagem

  • Há a possibilidade de trabalhar em casa, ou seja, comprar e vender via online;
  • A compra e venda de ações pode dar-lhe uma grande rentabilidade ao contrário de títulos e algumas outras alternativas;
  • Não é necessário muito dinheiro para começar;
  • Recebe dividendos periodicamente;
  • A melhor parte sobre ações é que a maioria delas são líquidas;

Desvantagem

  • Da mesma forma que existe a possibilidade de uma grande rentabilidade, há também um risco maior de perder todo o dinheiro, inclusive do património investido no caso de ter de vender as ações em baixa;
  • Devido ao risco de instabilidade e incerteza dos mercados financeiros expostos a inúmeros fatores conjunturais, comprar ações pode ser comparado a um “jogo de poker”, cuidado com a euforia de uma primeira aplicação render bem porque pode mesmo tornar-se um “vício”;
  • Algumas ações tornam-se mais difíceis de comprar e/ou vender, quando há uma queda na bolsa e o valor das ações desce;

Imóveis

Se você já está pesquisando alianças de compromisso baratas e em breve pretende se casar, de repente, pode ser uma boa.

investimento-imoveis

Um dos investimentos mais conservadores, a idéia costuma ser comprar um imóvel para alugar e ganhar com seu aluguel e valorização. Tudo depende de como está o mercado imobiliário em sua cidade, existem cidades que estão em fase de crescimento e que tem bairros que irão valorizar, mas é preciso ter muito conhecimento do mercado. Existem capitais onde não há mais para onde se construírem imóveis e os que já estão prontos já atingiram seu valor máximo.Tudo depende de muito estudo.

Vantagem –Apesar de todos os acontecimentos, o momento é bom para investidores, pois a partir de agora, com a quantidade de imóveis a venda, foi gerado ofertas diversificadas, preços competitivos, metros quadrados com o preço abaixo do mercado e opção de portabilidade de financiamento imobiliário. Além disso, as construtoras já estão se adequando ao novo momento, diminuíram a quantidade de lançamentos e abaixaram os preços de estoque.Outra vantagem de comprar um imóvel no momento, é que o FGTS agora pode ser usado como entrada para a aquisição de imóveis novos, e o valor de ITBI ( Imposto sobre transmissão de bens imóveis) teve seu valor reduzido para reaquecer as vendas.

Desvantagem-Algumas das desvantagens se devem as altas das taxas de juros para empréstimos imobiliários, além disso, os bancos diminuíram a quantidade de concessões de crédito para a compra e construção em 33% no ano de 2015. Além disso,  a caixa econômica, só esta financiando 50% do valor total dos imóveis usados.

Se falarmos em imóveis novos, no lançamento, a quantidade de desvantagens aumentam devido aos atrasos nas entregas das chaves, que obviamente tem a ver com o atual momento do mercado, se estamos num momento de crise, ele também vale para as construtoras que muitas vezes não conseguem entregar o imóvel no prazo combinado.  Na cidade de São Paulo, foram registradas 2.748 reclamações de mutuários em relação ás construtoras, sendo que, 46% dos reclamantes deram entrada na justiça, totalizando 1.264 processos

Fundos de investimentos Multimercado

publicidade

Os fundos multimercados alocam os valores investidos em várias modalidades distintas, oferecendo mais liberdade aos gestores, pois podem investir em taxas de juros, ações, taxas de juros, DI, dentre outros, podendo investir até 20% do patrimônio total em ativos financeiros localizados no exterior — o que para a diversificação dos ganhos é muito vantajoso.

Vantagem – Além da diversificação por poder investir em tipos diferentes de ativos, alguns usam derivativos para hedge (proteção), garantindo, em alguns casos, o capital inicial aplicado.

Desvantagem- Esse tipo de fundo não é garantido pelo FGC. Sendo assim, é importante ter certeza sobre a credibilidade da instituição gestora do fundo. Possuem mais risco, pois podem alocar os recursos em ativos de maior risco. Para o caso de fundos multimercado de ações, mesmo para valores inferiores a R$ 20 mil há a incidência de imposto de renda. Caso o investimento seja feito diretamente em ações, esse valor é isento.

CDB

O CDB é uma modalidade de investimento que apresenta um risco relativamente baixo para o investidor. O FGC também garante os recursos em caso de quebra do banco em que os recursos estão investidos até o valor de R$ 250 mil.Somente pode ser negociado pelos bancos.

Vantagem – a rentabilidade do CDB é maior do que a da poupança e, com ele, você realmente vai ver o seu dinheiro render. Além disso, com os contratos pós-fixados é possível se beneficiar diretamente do aumento dos juros e, mesmo nos contratos pré-fixados, você pode fazer uma negociação direta com o banco para se beneficiar. Ou seja, além de saber exatamente o quanto vai ganhar, pode barganhar uma rentabilidade maior.

Desvantagem- Uma das principais desvantagens do CDB é o fato de que esse investimento é tributado pelo Imposto de Renda, que pode variar entre 15% a 22,5% dependendo do período em que o cliente deixar o dinheiro aplicado. Além disso, pode haver a cobrança do IOF caso, por algum motivo, a aplicação dure menos de 30 dias — o que é incomum, mas pode acontecer.Além da inflação diminuir a rentabilidade, os montantes que excederem o máximo garantido pelo FGC perdem a proteção.

LCI/LCA

lci-investimento

Esses investimentos têm um atrativo principal do que a isenção do imposto de renda sobre a rentabilidade e ausência de IOF. Eles são negociados pelas instituições financeiras e os recursos obtidos serão utilizados em projetos para o desenvolvimento imobiliário e agropecuário. Possuem a rentabilidade negociada diretamente com a instituição gestora, também podendo ser pré-fixada ou pós-fixada. Os pagamentos pós-fixados são baseados no CDI e os pré-fixados negociados com a instituição gestora.

Vantagem –Isenção de imposto de renda e IOF, trazendo vantagens no longo prazo.

Desvantagem- Como há várias modalidades e prazos, deve-se preocupar com os prazos mínimos para resgate, além das condições aplicadas para que perdas sejam evitadas. Aqui, o ideal é que o investimento fique até o final do prazo acordado aplicado.

Conclusão

Bem pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que vocês tenham tido uma visão mais clara sobre investimentos e como eles funcionam

E você? Como tem investido seu dinheiro?

Fontes: London Capital, Infomoney, Uol Economia, Rico.com.vc, Exame.


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
boo box
Programas de afiliados: por que a Boo box recebe tantas críticas?
evento fire 2015
FIRE 2015: diário de bordo, relatos e impressões sobre o evento!
ganhar dinheiro
Quer ganhar dinheiro com os visitantes do seu site? Seja útil para eles!
4 Comments
  • Jose Poupança
    25 25America/Sao_Paulo abril 25America/Sao_Paulo 2017 at 2017-04-25T23:10:17+00:000000001730201704
    Resposta

    Senti falta de um texto, mesmo que criticando, a boa e velha poupança rs rs

  • 27 27America/Sao_Paulo dezembro 27America/Sao_Paulo 2016 at 2016-12-27T12:05:43+00:000000004331201612
    Resposta

    Opa, Almy!

    Caí no site por acidente mas gostei bastante do conteúdo que você publica aqui.

    Realmente, juntamos algum dinheiro e por falta de conhecimento (ou muitas vezes de interesse), deixamos de aproveitar e trabalhar nosso dinheiro.

    Preciso aprender e estudar um pouco mais, para fazer o dinheiro trabalhar para mim!

    São excelentes essas 5 dicas! Gostei bastante viu?

    Abraços,
    Rafael

  • 16 16America/Sao_Paulo dezembro 16America/Sao_Paulo 2016 at 2016-12-16T23:30:59+00:000000005931201612
    Resposta

    Diante da crise da Previdência, temos aqui pensado muito sobre minha velhice. É tempo de se informar e poupar. Gostei muito das dicas!
    E parabéns pelo blog!
    Abraços!
    Celso

  • 12 12America/Sao_Paulo dezembro 12America/Sao_Paulo 2016 at 2016-12-12T14:51:27+00:000000002731201612
    Resposta

    Ótimas dicas!

    Eu estou investindo em lotes aqui na minha cidade, acredito que foi a melhor escolha já que sou novato do mundo dos investimentos.

    Abraço

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage