SEO

Keywords: aprenda como escolher as melhores palavras-chave para seus posts!

Veja como é importante escolher corretamente as palavras-chave (keywords) dos seus artigos para melhorar sua SEO

Keywords

O objetivo da maioria dos webmasters pela Internet é um site com alto tráfego. Muitos deles investem em campanhas publicitárias, divulgação em redes sociais, promoções e muitas outras formas de divulgação. Mesmo que pensem que estão investindo em SEO (Search engine optimization, a arte de otimizar o site para conseguir visitas dos buscadores como Google e Yahoo), eles acabam descuidando de um aspecto bastante importante: a escolha das palavras-chaves (keywords) para seus artigos.

Obviamente, textos precisam de qualidade e originalidade. O intuito desse artigo não é ensinar a escrever um texto robotizado, para ser encontrado pelo Google. Mas é possível otimizar seu conteúdo em termos de SEO, sem perder a originalidade ou desmotivar o leitor.

Analisando a concorrência

Para escolher boas palavras-chave para seus textos é importante analisar a concorrência delas. Uma boa ferramenta para isso é o Google Keyword Tool, que mostra se as palavras-chave tem muitas buscas mensais e se há muitos concorrentes para elas. O ideal é procurar palavras que tenham um alto volume de buscas, mas concorrência baixa. Se você quiser fazer um teste, digite “limpar camurça” por exemplo, e ele mostrará a concorrência dessa palavra-chave bem com algumas alternativas à keyword procurada.

Lembre-se de marcar ali na esquerda <filtrar pela palavra exata>, ok?

google keywords tool

Outra boa ferramenta é o SeM Rush. Embora seja pago permite algumas pesquisas gratuitas diárias, escolhendo até por país.

Ele mostra os top 10 sites para essa keyword no país escolhido. Além disso, mostra o volume mensal de pesquisa bem como o custo do link se você pretende anunciar no AdWords para essas palavras. O que já te dá uma ideia se as palavras que escolheu tem muita concorrência ou não.

Dicas para  escolher as palavras-chave dos posts

Agora que você já aprendeu como analisar a concorrência, vamos a mais algumas dicas para quando for escolher suas palavras-chave:

– Se a palavra escolhida por você não tiver um bom volume de buscas no keyword tool, ou se ela for muito concorrida, ou ainda se você não tem ideia de qual palavra escolher, experimente usar palavras do título que também estejam no subtítulo e no primeiro parágrafo do post.

– Não coloque keywords que não apareçam no texto.

– Não abuse. É bom que a palavra-chave esteja no título e mais umas duas vezes no conteúdo. Não precisa repetir trocentas vezes a palavra no texto, já que pode cansar o leitor e deixar o texto robótico.

– Se possível, faça da keyword a primeira palavra do título do post.

– Embora estas dicas funcionem, não vire um SEO freak. Um bom conteúdo já é meio caminho andado na SEO de qualquer site, que acaba se divulgando sozinho. Mas se você puder ajudar…

Gostaria de conhecer a experiência de vocês. No que pensam ao escolherem suas palavras-chave? Já tiveram algum resultado nos seus sites quando começaram a prestar atenção nisso?


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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9 Comments
  • 8 08America/Sao_Paulo janeiro 08America/Sao_Paulo 2013 at 2013-01-08T23:04:22+00:000000002231201301
    Resposta

    Olá amigo Almy. Vou passar a usar mais essa ferramenta é bastante importante. Bom artigo.

  • admin
    18 18America/Sao_Paulo março 18America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-18T21:51:58+00:000000005831201203
    Resposta

    Com certeza Ezequiel!

    obrigado pela visita!

  • 18 18America/Sao_Paulo março 18America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-18T08:37:15+00:000000001531201203
    Resposta

    Olá Mestre, belo artigo, eu particularmente gosto muito de usar o Keyword Tool do google, dá para tirar bastante idéias para novos artigos e boas palavras chaves também.

    Abraço.

  • 17 17America/Sao_Paulo março 17America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-17T09:16:56+00:000000005631201203
    Resposta

    Com certeza Bruno, ainda mais que é dificl sempre ter ideias novas, acaba sendo uma maneira de expandir a criatividade tambem

  • 16 16America/Sao_Paulo março 16America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-16T23:19:01+00:000000000131201203
    Resposta

    Olá Mestre,

    Excelente artigo, eu mesmo uso essa ferramenta para analise o impacto de pesquisas, e acredito ser uma maneira muito interessante para pesquisarmos por assuntos que podem estar em alta dentro do nosso nicho de mercado.

    Abraços

  • 16 16America/Sao_Paulo março 16America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-16T21:30:00+00:000000000031201203
    Resposta

    Mas por que não?
    Não é por que você se cadastrou que é obrigado a anunciar não, pode apenas se cadastrar para usar a ferramenta, vale a pena! :o)

    Existe tambem o http://semrush.com mas esse é limitado a 10 queires diarias, se voce nao pagar.

  • 16 16America/Sao_Paulo março 16America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-16T16:51:39+00:000000003931201203
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    Só que ultimamente toda vez que uso o Keyword Tool ele deixa eu fazer a primeira pesquisa, quando tento fazer a segunda ele me direciona para a tela de login do Ad-words para fazer o login ou se cadastrar, como não tenho a intenção de me cadastrar 🙁

  • 16 16America/Sao_Paulo março 16America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-16T14:00:08+00:000000000831201203
    Resposta

    Olá Arlindo!

    Bom, eu tenho um site que sempre uso ele antes de escrever o post e escolher as keys.Só temos de ter cuidado para nao fazer um texto robotico, que seja algo de qualidade e util ao usuario.

  • 16 16America/Sao_Paulo março 16America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-16T11:46:23+00:000000002331201203
    Resposta

    Olá Mestre, acredito plenamente na qualidade dos serviços da SEM Rush, na verdade nunca usei, mas tenho amigos que ja utilizaram e disseram ser extremamente vantajoso. As palavras chaves realmente é nosso pote de ouro. Quando ficamos rankeados de modo vantajoso por uma palavra que tenha um bom numero de pesquisas nós ganhamos um grande numero de visitas altamente qualificadas.

    Abraços, Arlindo Armando

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