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Mestres do SEO e Metabloggers: 7 mentiras em que eles querem que você acredite!

Como filtrar o que os mestres do SEO e metabloggers falam por aí, para não acabar caindo em mentiras e perdendo seu tempo e dinheiro.

mentira

Uma das coisas bacanas do Facebook, é poder utilizar os grupos e trocar idéias com pessoas da mesma área que você.Outro dia em um chat com o pessoal do grupo Adsense, conversávamos sobre como os ditos “mestres do seo”, “probloggers” e “metabloggers” adotam a política do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Induzem blogueiros e webmasters a adotarem uma conduta de ação, quando eles mesmos fazem tudo quase ao contrário.Não vou me eximir da culpa e “sentar no próprio rabo” para falar dos outros, mas há coisas que são gritantes que vemos por aí. E na maioria das vezes tento sim, fazer o que digo para os leitores fazerem, mostrando inclusive exemplos do que já fiz e já deu certo. Mas existem algumas coisas que lemos, e vemos pessoas repetindo como se fosse a verdade absoluta e não é bem por aí.Vou mostrar algumas dessas máximas e explicar um pouco sobre elas.O intuito do post não é atacar ninguém, faço o meu “mea culpa” que posso estar incluído aqui abaixo, mas a auto-crítica é sempre importante.Vamos lá:

1- Conteúdo é rei, com ele o SEO já está pronto.

Essa máxima é repetida a exaustão por palestrantes mestres em SEO e também por metabloggers internet afora.A grande verdade, é que nem sempre isso acontece.Você pode ter um conteúdo excelente, mas se seus concorrentes fazem blackhat, tem mais amigos que você, investem mais em linkbuilding e só postam artigos se baseando nas keywords mais buscadas, é bem provavel que você fique sempre dezenas de posições atrás deles, e seu maravilhoso conteúdo de qualidade acabe não sendo lido por ninguém.

Conteúdo é importante? Mas claro que é! Mas sozinho ele não faz milagre, e poucos probloggers e “mestres do seo” falam isso em suas palestras.

2- Foque no conteúdo e o dinheiro virá

Nem sempre.Conheço uma penca de sites ótimos, em que os webmasters não ganham tanto quanto gente que entrega sites porcos com abusos de keywords.Além disso, é preciso criatividade para explorar corretamente o conteúdo e suas visitas para transformá-las em dinheiro.Muita gente até tem boas visitas para seu conteúdo, mas simplesmente não sabe o que fazer com elas além de exibir um banner do adsense.Já dei dicas interessantes no post em que falo como ganhar mais dinheiro com as mesmas visitas que você tem hoje.A verdade é que tudo é importante, desde o momento da escolha do dominio.

3- Encher o site de anúncios não dá certo

Tem certeza? Visite o “sempre tops”, o Criar sites ou o “mundo das tribos” e volte aqui para me dizer que abarrotar o site de anúncios não dá certo. É óbvio que se você quer ter agências de publicidade anunciando em seu site, ou publicidade direta, é melhor não colocar anúncios para ganhar trocadinhos.Com certeza investir num bom midia kit e manter um layout clean é válido, mas o grande problema é que você pode fazer isso tudo e os anunciantes diretos não aparecerem, seja por falta de interesse, falta de jogo de cintura para conseguir anunciantes, falta de contatos, enfim, uma série de fatores alheios a sua vontade.E isso quase ninguém diz.

4- Não compre Links

Os mesmos probloggers que dizem para ninguém comprar links, são os mesmos a ficarem quietos quando uma empresa que faz venda de links chega para anunciar em um post patrocinado. E mesmo os que não fazem isso, ao usar qualquer ferramenta de analise e verificar os links deles, você descobre muitos links em rodapés de sites por aí, que com certeza só podem ter sido comprados.

5- Não faça Blackhat

Em maior ou menor grau, todos eles fazem, é so ver nas ferramentas de analise como o alexa.com ou semrush, a porrada que levam do Google a cada novo update, a cada mudança do algortimo.Não vou mencionar nomes para evitar polêmicas, mas segue o gráfico de visitas orgânicas de um deles nos último mês, a cada fim de semana ele cai mais e não consegue voltar pro patamar anterior:

queda blog

Se isso não é punição por uso de black hat, nem conteúdo copiado, o que mais pode ser? A concorrência roubando posições?

6- Não compre seguidores

Muitos blogueiros dizem para jamais comprarmos seguidores e que isso é um absurdo e tal. Eu mesmo já fiz posts falando sobre isso e por que acho que não vale a pena. Mas a grande verdade é que os mesmos probloggers que também dizem que não é bom comprar seguidores, não só compram como fazem propaganda de empresas que vendem scripts para ganhar seguidores.Um dia você entra no blog e a fanpage tem 300 fãs e 1 semana depois tem 2500? Fica bem difícil de crer que não houve manipulação.E se o blogueiro acha tão ruim comprar seguidores, por que então o faz? Não sei, a meu ver é um discurso meio conflitante.

7- Anuncie em blogs do mesmo nicho

Infelizmente, muitos probloggers recomendam a seus leitores que anunciem em blgos do mesmo nicho, mas quando o blogueiro tenta anunciar no site deles, recebe um sonoro não.Ou seja :”anuncie em blogs do mesmo nicho, desde que o nicho não seja o meu”.São raras as excessões de blogueiros que não agem assim, como por exemplo o Paulo Faustino do Escola dinheiro onde já anunciei, e outros como o Bruno do meta blog ou o Jair do Escola sites. Eu até concordo com a postura de não querer “fazer propaganda do concorrente” que alguns blogueiros adotam, mas um momento, então não mande seus leitores corrrerem atrás de blogs do mesmo nicho para anunciar não é mesmo? A meu ver fica um discurso incoerente.

Conclusão

Bom, o intuito do post não é atacar a ninguém diretamente, nem fazer uma pôlemica sem sentido apenas para “tentar ganhar visitas”, mas tem muita coisa sendo dita por aí e levada a sério como verdade inabalável, e não é por aí.Acho meio anti ético enganar os leitores para adotarem um certo comportamento, se você mesmo faz tudo ao contrário.O que você acha?

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admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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11 Comments
  • 19 19America/Sao_Paulo fevereiro 19America/Sao_Paulo 2015 at 2015-02-19T00:08:43+00:000000004328201502
    Resposta

    Este artigo é muito bom, pois ajudou a levantar questões de certo ao duvidoso em que muitos pro-bloggers afirmam sem cessar realmente que o que eles dizem é verdadeiro e nem sempre é assim.

  • 28 28America/Sao_Paulo fevereiro 28America/Sao_Paulo 2014 at 2014-02-28T16:36:35+00:000000003528201402
    Resposta

    […] Mestres do SEO e Metabloggers: 7 mentiras em que eles querem que você acredite! – Mestre dos … […]

  • 2 02America/Sao_Paulo agosto 02America/Sao_Paulo 2012 at 2012-08-02T01:14:10+00:000000001031201208
    Resposta

    Saber filtrar o que é um bom conselho e o que é puro markting ou tentativa de se promover é a chave para não cair em certas mentiras…

    Excelente artigo!

  • Jairo
    14 14America/Sao_Paulo julho 14America/Sao_Paulo 2012 at 2012-07-14T18:20:50+00:000000005031201207
    Resposta

    Gostei da número 3.. 🙂 E só porque de acordo com a matematica é melhor uma pessoa visualizar pelo menos 3 anuncios, do que apenas 1. Pois se esse “1” não agaradar ainda teria mais dois como tentativa de atrais um click.
    Mas no entanto querem pregar a risca a idéia de não colocar muitos anuncios, é claro que se usar muitos anuncios de forma irregular pode dar problemas, mas o criarsites nos mostra que é possivel colocar muitos anuncios de forma organizada, e isso reflete nos ganhos mensais que ele divulga la todo o fim do mês.

    Obs: Traduza esse seu template aew.. hehe

  • 11 11America/Sao_Paulo maio 11America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-11T14:25:01+00:000000000131201205
    Resposta

    Como já foi dito, é preciso filtrar o que se lê para absorver o melhor. Se eles praticam blackhat, não quer dizer que seja bom pensando num projeto mais duradouro. Todos sabem que o Google aperta o cerco a cada atualização contra as práticas ruins, e é bem provável que todos estes conselhos, em breve, sejam verdades.

    A opção de fazer a coisa certa é de cada um. Tomar as medidas recomendadas pode ser um investimento de longo prazo, já que por enquanto abuso de keywords, por exemplo, ainda funciona. Cedo ou tarde “a casa cai”.

  • 11 11America/Sao_Paulo maio 11America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-11T13:23:42+00:000000004231201205
    Resposta

    Mestre,

    Excelentes colocações, são realmente “mentiras” que são contadas ou então informações que são suprimidas.

    Eu mesmo sou um grande defensor de que “o conteúdo é Rei”, mas também nunca deixo de citar a importância de SEO dentro de um projeto como um todo. Bem completo o artigo.

    Abraços!

  • 11 11America/Sao_Paulo maio 11America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-11T08:13:36+00:000000003631201205
    Resposta

    Olá Almy,

    Realmente a coerência é fundamental no que falamos e fazemos. Todos os dias encontramos milhares de blogueiros opinando sobre SEO. Se filtramos tudo, talvez possamos aproveitar algo de bom. Não sou contra SEO. Ao contrário. Acho que é essencial para qualquer blog. Agora tentar fazer SEO de maneira puramente mecânica, sem nenhuma relevância, de forma descontrolada e atropelando certos princípios que ferem até a ética, não considero que seja boa coisa. Penso que ainda a melhor técnica de SEO que podemos fazer é a “velha” atenção aos nossos leitores em seus comentários e o contato de qualidade com nossa lista de assinantes. Quando se estar em um estabelecimento comercial, o que mais nos chama atenção é o atendimento que recebemos. Acredito que em um blog não seja diferente. O atendimento, a atenção com nossos leitores e prospectos é básico. Em meu blog gosto sempre de ter um canal aberto de contato com todos meus leitores e costumo até colocar meu email em artigos no intuito de estreitar um relacionamento e de alguma forma ser útil para eles.
    Parabéns pela sua sinceridade no post. Ótimo artigo.
    Marcelo Pessôa

  • 10 10America/Sao_Paulo maio 10America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-10T22:41:49+00:000000004931201205
    Resposta

    Almy, artigo fantástico. Impressionante como concordei com tudo. Obrigado por me avaliar como um blogueiro não hipócrita. Vejo que anunciar “concorrentes” é muito válido, pois na blogosfera há espaço para todos. vejo com uma parceria mais do que concorrência.

    Abraços,

  • Rubens
    10 10America/Sao_Paulo maio 10America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-10T18:41:32+00:000000003231201205
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    Cara, espetacular!!!
    A sinceridade sempre em primeiro lugar.

  • 10 10America/Sao_Paulo maio 10America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-10T18:30:07+00:000000000731201205
    Resposta

    Olá Almy,

    Sem tirar nem colocar uma palavra sequer, o que você mencionou já está de bom tamanho, existem muitos lobos vestidos em peles de cordeiros por esta enorme blogosfera.

    Muito bom o artigo.

    Abraços!

  • 10 10America/Sao_Paulo maio 10America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-10T17:59:51+00:000000005131201205
    Resposta

    Excelente texto Almy, exatamente sobre o que conversamos! 😀

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