SEO

Meta description: o que é e como pode aumentar as visitas ao seu site?

Veja como uma meta description bem feita e chamativa pode gerar visitas mesmo para artigos não tão bem posicionados no Google

seo

Muitos webmasters e blogueiros investem em livros de SEO e estudos, sonhando com um site posicionado nas primeiras posições das pesquisas do Google. Porém, acabam deixando de lado outro fator muito importante: a meta description.

O que é meta description?

Basicamente, meta description é um descrição curta, inserida no código HTML, sobre o assunto de uma página ou post em particular. É aquele texto que costuma ser apresentado nos resultados de uma busca, abaixo do título da página, como por exemplo:

A importância da meta description

O objetivo da meta tag description é criar um resumo do conteúdo da página. Um erro muito comum é não usar esse recurso ou mesmo inserir diversas palavras chaves desordenadamente. Isso pode ser considerado SPAM pela maioria dos sistemas de busca, além de não trazer nenhum benefício para estas páginas. O fato é que os buscadores aproveitam o conteúdo da meta tag description sem interferir no rankeamento. Dessa forma o Google sabe exatamente o que exibir na descrição de cada resultado de buscas.

Como fazer uma boa meta description

Muitos blogueiros e webmasters não dão a devida atenção na hora de redigir suas descrições, gerando um fato curioso. Um resultado posicionado em segundo ou terceiro na busca do Google acaba conseguindo mais visitas do que o primeiro, justamente pela a descrição mais chamativa e adequada ao que o leitor está procurando.

Quer um exemplo? Suponha que estamos procurando por “lavar roupa” e o resultado da busca é:

Depois de ler os três, se você não sabe como lavar roupa qual resultado lhe parece mais atrativo? O que fala do assunto levemente, o que começa com uma piadinha ou o que já promete ensinar lavar roupa passo a passo? O terceiro certamente está mais de acordo com o que o usuário pesquisa. Percebeu que a meta description serve de isca para conquistar o clique do leitor? Nesse caso, estar posicionado como primeiro na pesquisa não garante visitas, uma vez que o terceiro lugar parece bem mais atrativo devido à sua descrição.

Obviamente, a meta description por si não gerará visitas, mas é um dos vários aspectos de SEO que merecem atenção. Veja como é possível otimizá-la:

– Pense no texto como um resumo para um leigo no assunto;
– Concentre-se nas primeiras 150 letras, pois essas serão exibidas nos resultados de busca (SERPs);
– Caso o seu foco seja compartilhamento (como o Facebook), concentre-se nas primeiras 300 letras, pois essas serão exibidas automaticamente quando um link é compartilhado;
– Jamais realize SPAM ou faça uma description apelativa que não condiz com o que é encontrado no texto, ou você certamente será penalizado por isso.

Espero que as dicas tenham sido úteis pois esse é um dos aspectos de SEO que pouca gente dá atenção, normalmente deixando que plugins gerem automaticamente essa descrição. O próprio Google costuma gerar uma meta description automaticamente caso não encontre uma. Experimente criar e otimizar você mesmo para começar a perceber melhores resultados vindos das buscas.

Que tal escrever o próximo artigo do seu blog já com isto em mente? Mãos à obra!

Referências: Easy SEO


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
dofollow links
Linkbuilding: conheça 50 blogs e sites em português com links dofollow nos comentários!
google panda update
Google Panda Update: novas mudanças entram no ar essa semana!
Como Fazer 301 de Um Artigo Para Outro Site No Blogger
2 Comments
  • 17 17America/Sao_Paulo março 17America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-17T01:40:19+00:000000001931201203
    Resposta

    A meta description dá muito resultado se bem aplicada, excelente dicas.
    Abraço!

  • 12 12America/Sao_Paulo março 12America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-12T20:03:27+00:000000002731201203
    Resposta

    Muito bom Almy, eu antes(no começo na blogosfera) não me preocupava muito com SEO,depois percebi que era extremamente importante aplicar as técnicas corretamente. A Meta Description deve ser leva à sério por nós blogueiros!

    Abraços !

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage