Redes Sociais

O Facebook está roubando público dos sites? E agora?

Seu site anda perdendo visitas para o Facebook? Faça com que retornem!

facebook

Responda rápido: qual o primeiro site que você visita quando se conecta na internet? Se você respondeu Facebook, saiba que você não está sozinho. Recentemente, uma pesquisa da revista Exame revelou que os brasileiros ficam conectados em média oito horas por mês, superando a média mundial de 6,3 horas mensais. Essa média cresceu 33% em relação ao ano passado, e já é superior ao período médio dos norte-americanos. Antes que alguém discorde, o número é a soma do total de horas no Facebook sobre o número de internautas. Então, o número de pessoas que navegam na Internet e não usam o Facebook leva a média para baixo. Em todo caso, o número é bastante expressivo e nos leva a uma constatação: o Facebook está cada vez mais levando para si o tráfego que era destinado a outros sites.

Pode parecer meio estranha essa afirmação, mas recentes pesquisas mostram que o tempo que as pessoas passam no Facebook só cresce. E esse tempo poderia ser usado pelos internautas para navegar em outros sites. O seu, por exemplo.

De acordo com um outro estudo divulgado no Marketing Donut, o Facebook está até substituindo os sites de algumas companhias. Eles mostraram que em vários casos as pessoas preferem visitar a fanpage de uma empresa a procurar pelo site oficial da companhia. Isso demonstra o crescimento do Facebook e como ele está cada dia mais atraindo visitas. Além disso, é comum que pessoas passem horas jogando ou brincando em apps do Facebook, o que torna cada vez mais difícil fazer com que saiam de lá e visitem outros sites.

Então como trazer essas visitas que estão migrando para o Facebook de volta para seu site?

Invista em sua fanpage!

Se não pode vencê-los, junte-se a eles! Invista em fazer suas fanpages crescerem, compartilhe conteúdo com seus fãs e dê um jeito de colocar links para seus posts. É uma forma de as visitas saírem do Facebook para seu site novamente. E principalmente, divulgue em outras fanpages. Faça trocas com outros blogueiros, publique nas fanpages deles e eles publicam na sua. Com isso, o público de vocês só tem a crescer.

Facebook Ads

facebook ads

Embora seja estranho investir em algo que só ajuda o Facebook a crescer (e continuar roubando visitas), muitos blogueiros têm excelentes resultados anunciando seus posts para um público segmentado, direcionando-os para posts interessantes, ou mesmo para suas fanpages. Pode ser uma boa estrategia se você estudar a fundo o funcionamento do Facebook Ads.

Anuncie em fanpages

Uma opção quando o blogueiro não quiser parceria, é vender links em sua fanpage. Escolha uma fanpage com público bem ativo e com bastantes fãs. Lembrando que, oficialmente, o Facebook não permite anúncios em suas fanpages, mas um link para um post é praticamente impossível de ser detectado como anúncio. Em todo caso, quem deve se preocupar com isso é o dono da fanpage, que pode perdê-la. Se ele está confortável com isso, tudo bem.

E as outras fontes de visita? Volte a investir nelas!

Mesmo fazendo os passos acima, por que não dar atenção também a outras fontes para conseguir visitas, que você pode não estar dando a devida atenção. Nos posts Como conseguir mais visitas pro meu blog? Veja a resposta aqui!Dicas: explicamos como um blog consegue visitas sem gastar dinheiro! e Divulgação: como conseguir visitas de fontes que ninguém dá atenção! você pode ver soluções excelentes e gratuitas, que podem surpreender.

Conclusão

É cada vez mais claro que o Facebook está crescendo e isso é algo que não se pode deixar de considerar. Mas é importante saber como se adaptar a essas mudanças para que seu site não fique para trás.

E você? Acha que o Facebook também está roubando público do seu site? Conta para gente nos comentários o que você tem feito para evitar isso!

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
facebook
Redes Sociais: veja como conseguir mais visitas do Facebook!
Imersão em Mídias Sociais 3 – última semana para aproveitar!
ferramentas facebook
Facebook: 7 ferramentas excelentes!
5 Comments
  • Guto de FOZ
    15 15America/Sao_Paulo novembro 15America/Sao_Paulo 2015 at 2015-11-15T20:45:30+00:000000003030201511
    Resposta

    É terrivel, o facebook esta destruindo a internet… se isso for a web 3.0, estou fora!

    hoje nos temos 3 sites que sao bons e ruins, facebook, youtube e google.

    Os tres sao bons e ruins, ao mesmo tempo, pois geram conteudo demais, e “forçam” o usuario a ficar preso neles, pois devido ao tamanho, os outros sites acabam nao crescendo.

  • 21 21America/Sao_Paulo novembro 21America/Sao_Paulo 2014 at 2014-11-21T21:53:18+00:000000001830201411
    Resposta

    Discordo totalmente de você sobre investir em Fan Pages.

    Hoje mesmo eu entreguei minha Fan Page para outra pessoa gerenciar e exclui meu perfil do facebook por que o esforço que eu estava tendo para divulgar meu blog no facebook estava tendo resultados irrisórios.

    Apenas 1.2% do tráfego mensal no meu site estava vindo do facebook, mesmo apesar de ser a fan page o principal lugar em que eu me dedicava a fazer marketing de meu conteúdo.

    O próprio google sozinho já me trazia mais de 50% de todo o tráfego, apenas as pessoas pesquisando nele sobre palavras chave.

    Reddit é a melhor rede social para se fazer marketing. Mais de 30% do meu tráfego vem do reddit, pois o reddit é uma rede social completamente honesta em que você ganha de retorno exatamente aquilo que vc merece: se for bom vc fica no início do feed por um bom tempo.

    Já o facebook limita ad visualizações dos seus posts para seus “fãs”. Dos 800 likes que minha página tinha, apenas aproximadamente 60 pessoas visitavam meu site por mês. Isso é ridículo e um absurdo! Tanto tempo investido pra nada!!

    Facebook nunca mais. \o/
    Não vale a pena. É muito trabalho pra pouquíssimo resultado. Pense nisso antes de criar sua próxima fan page.

    • admin
      23 23America/Sao_Paulo novembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-11-23T16:17:35+00:000000003530201411
      Resposta

      Na verdade o artigo foi escrito bem antes do Facebook reduzir o alcance das fanpages.

      Mas valeu a visita e os coments!

  • 2 02America/Sao_Paulo outubro 02America/Sao_Paulo 2012 at 2012-10-02T08:32:16+00:000000001631201210
    Resposta

    Realmente parece que roubam visitas sim mas ainda temos gente que procura concentração e conteúdo. Um artigo grande e bem explicado não pode postado inteiramente e lido com conforto no Facebook. Se um blog só divulga imagens por exemplo, este sim está fadado ao fracasso pois é bem mais confortável ver centenas de imagens no facebook do que ver poucas por dia em um blog. É a minha opinião. Abraços

  • 17 17America/Sao_Paulo setembro 17America/Sao_Paulo 2012 at 2012-09-17T11:11:54+00:000000005430201209
    Resposta

    Olá Almy, dizem por ai que as redes sociais vão substituir os Blogs, será verdade? De qualquer forma temos que ficar atento as novas tendencias e trabalhar sério para usá-las a nosso favor.

    O Facebook é a maior delas!

    Um abraço e sucesso!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage