Temas Variados

O google vai dominar o mundo? – Uma análise dos últimos passos dessa empresa.

Como os últimos updates e lançamentos do Google apontam para o cenário de um monopólio cada vez maior do mercado na Internet.

Googles-Monopoly

Quem acompanha as notícias de tecnologia sabe que nos últimos dias o Google foi o assunto de reportagens que falavam sobre seus últimos passos. Se você não leu, vou explicar resumidamente sobre eles.

Google lança filmes no YouTube e Google Play

No mesmo dia em que o Google liberou a venda e aluguel de livros e filmes no Google Play, a gigante das buscas também anunciou a chegada ao Brasil do YouTube Movies. Desde 06/11, os usuários podem alugar e comprar vídeos diretamente do YouTube no formato HD e SD.

Google lança o knowledge graph em português

Embora exista desde maio, ele chegou ao Brasil com o nome Painel do Conhecimento. Como funciona? Ao procurar por uma cidade, por exemplo, além de encontrar links relacionados a ela, o Google vai exibir informações relevantes como área, população e pontos turísticos. Webmasters e blogueiros já protestaram, uma vez que ninguém precisará entrar nos sites para ter essas informações. Mas falaremos disso a seguir.

Google começa a responder as perguntas da busca

Como parte da interação surgida com o painel do conhecimento acima, o Google agora responde também a perguntas – um Yahoo Respostas instantâneos e sem spam, hehehe. Ainda são poucas perguntas que tem resposta, mas elas já funcionam como no exemplo abaixo:

painel amor

Clique para ampliar


Obviamente, webmsters que tem sites informativos e que respondem a essas buscas não gostaram nem um pouco disso, e com razão, como vou explicar a seguir.

A idéia desses serviços, obviamente, é que se passe mais tempo nos serviços do Google e menos em outros sites. O Google aos poucos vai esticando cada vez mais seus braços e aumentando sua participação na Internet. Será que chegaremos ao dia em que a Internet estará monopolizada pelo Google? Bom, vamos falar um pouco sobre isso…

O Google vai dominar o mundo?

Bom, conforme mostrei, esses 3 últimos passos do Google, apesar de parecerem insignificantes no cenário global como um todo, afetam o ecossistema da Internet com muito mais alcance do que parece. Antes de mais nada precisamos ter em mente que o Google é uma empresa, e como tal sempre almeja lucrar mais. Já falei sobre isso no artigo:

Atenção blogueiros! Google é um empresa! Entendam isso ou vão dançar!


Pois é, e esses seus últimos atos tem consequências importantes, principalmentes para o tráfego dos sites, e vou explicar o por quê.

Como o Google anda afetando o tráfego dos sites?

Imagine que você está na internet e quer saber o que é arroz, e digita na busca: o que é arroz? Bom, o Google já responde para você.

Você leu o que é o arroz, e não precisa entrar em site nenhum, não é? Mas eu que sou um webmaster, que fiz um artigo explicando o que é arroz, não recebi visita nenhuma. Entende agora por que os webmasters estão reclamando tanto? Mas o problema não acaba aí. Tudo bem, o Google não tem obrigação nenhuma de mandar visitas para meu site, afinal, ele não é um orgão do governo, nem nenhuma instituição que tenha obrigação de fazer isso, ele é , como já falei, uma empresa. E empresas precisam dar lucro. O problema é o que acontece no próximo exemplo que vou citar. Vejamos, imagine que você quer perguntar para o google: o que é ctr? Eis a resposta:

painel ctr

Clique para ampliar

 

Notaram? Ele cita como fonte o site da mestreseo, usando conteúdo do site. Porém, apenas mostra um link não clicável. Ou seja, ele pega informação do site, não dá nem um link para ele e ainda retira o tráfego, pois o usuário ja teve sua resposta, não precisa entrar em site nenhum mais. O Google usa seu conteudo, lhe plagia, e você não ganha nada por isso. “Mas isso não é o que o Google sempre tentou evitar que eu fizesse, com o algortimo panda?” Pois é, caro(a) leitor(a), exatamente. Parece até o discurso de uma empresa, não? Oh WAIt! Mas o Google é uma empresa…!

Como o Google anda Afetando o mercado da Internet?

Bom, de cerca de um ano para cá, vários setores começaram a reclamar da presença ostensiva do Google na Internet, com uma concorrência por vezes predatória, lembrando os tempos da Microsoft no passado quando sofreu processo nos EUA e Europa. No Brasil, o mais famoso foi o caso do grupo Buscapé, que alegava concorrência desleal do Google Shopping, que sempre aparecia antes nas pesquisas, privilegiando sua própria ferramenta (o que provavelmente o buscapé faria também se pudesse, mas enfim, não vamos entrar nessa discussão). Na justiça, o grupo Buscapé acabou perdendo.

google buscape

Outras empresas que começam a se movimentar são as do ramo de filmes e streaming como a Netflix e derivadas, e no ramo de aluguel de filmes, a Netmovies.

No ramo de conteúdo, entretenimento e informação, a coisa também não anda muito boa para a reputação do Google. Muitos jornais e editorias estão se desligando do Google News por não concordar com várias políticas da empresa.

Em relacão aos smartphones, uma pesquisa recente do IDC mostrou que o Android será a plataforma de 68,3% dos smartphones disponíveis em 2012, muito superior aos 18,8% atingidos pelo iOS, sistema operacional do iPhone. Em 2016, a consultoria prevê que o Android terá fatia de 63,8%, enquanto o iOS alcançará 19,1% de participação de mercado. É outro nicho em que o Google vem crescendo avassaladoramente.


Minha Opinião sobre o crescimento do Google.

Bom, como webmaster, é óbvio que não posso estar feliz com as últimas mudanças do Google, tanto no sentido de que os últimos updates do motor de busca terem sido nocivos aos webmasters, uma vez que não fez com que o conteúdo de qualidade fosse privilegiado, só privilegiou resultados do blogspot e outros serviços do Google como webmaster. Como toda boa empresa que quer lucrar, o Google vem adotando a política do faça o que eu digo não faça o que eu faço, e volto a repetir que é cada vez mais importante ter um site que dependa menos desse buscador. Já dei algumas dicas aqui:

Google: como depender menos das visitas dele?

Sei que é complicado e requer muito trabalho, mas ficar a mercê de uma empresa é bastante arriscado, não podemos ser inocentes como vejo em várias discussões sobre isso e achar que o Google é “bonzinho” e é só fazer conteúdo de qualidade e as visitas virão. Não, elas não virão e o webmaster que se prender a isso estará fadado ao fracasso. É preciso tentar novas estratégias, ver como aparecer mais para outros buscadores, e talvez até incentivar seus usuários a utilizarem algo além do Google. Ainda deve demorar bastante para que a participação do Google seja considerada monopólio e passível de uma investigação do Cade, ou qualquer órgão fiscalizador.

E você? Já havia observado esse surgimento do monopólio do Google na Internet? Acha que é exagero dizer que o Google quer dominar o mundo? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte: Hangout seo O globoTecmundoSearchengine watch

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
escrever artigos
Dêem boas vindas aos nossos novos redatores!
celular android
Versão mobile de sites: entenda por que são importantes!
como acessar a deep web
Como acessar a Deep Web: aprenda tudo aqui!
7 Comments
  • 8 08America/Sao_Paulo junho 08America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-08T19:25:55+00:000000005530201306
    Resposta

    Adorei o texto e concordo com cada palavra!
    Os espertos que se preparem!
    Valeu!

  • 13 13America/Sao_Paulo dezembro 13America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-13T19:05:37+00:000000003731201212
    Resposta

    Meus parabéns pelo post. Muito relevante e mostra bem a face maléfica do Google.

    Simplesmente ridícula a utilização do conteúdo MestreSeo sem um link e o mais interessante é que foram buscar a definição de ctr no mestreseo, mas o mesmo post não aparece em primeiro nos resultados da pesquisa.

    Com que moral o Google vai dizer que não se deve usar conteúdo alheio, etc.?

    Cada vez mais e penso que o Google não tem mais uma lógica pura para apresentar os resultados de suas pesquisas. O que eles querem mesmo é tentar fazer com que todos comam um pouquinho do bolo, mas a grande parte que fique para o Google e seu adwords, blogspot, youtube, etc.

    Está realmente na hora de começarmos a usar mais o Yahoo, Bing como motores de busca bem como outros servidores de email. Isso sem falar no Google+. Viva o Facebook!

    Abç.

  • 12 12America/Sao_Paulo dezembro 12America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-12T19:43:43+00:000000004331201212
    Resposta

    Olá Almy, eu sabia sobre o Google play, mas não sabia sobre todo o restante. É assustador, por que tenho a sensação que Google não vai se contentar em ter o domínio total da internet, isso será apenas o primeiro passo.
    Um grande abraço.

  • João
    12 12America/Sao_Paulo dezembro 12America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-12T13:33:44+00:000000004431201212
    Resposta

    Se não repararam, existe 2 links em baixo da definição: mais informações, e fonte.

  • 12 12America/Sao_Paulo dezembro 12America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-12T05:49:59+00:000000005931201212
    Resposta

    Eu acho que o Google já domina o mundo (da internet) 🙂
    No meu trabalho não vivo sem o Google, seja o Analytics, seja o Adwords para campanhas ou o Google para pesquisa. Assim como o e-mail com os alertas, o webmaster tools, o Keywords Tool para as campanhas e para inspiração nos artigos, ou o Youtube para difundir conteúdo multimédia.
    Sinceramente acho de mau gosto o Google oferecer este tipo de resultados com um link não clicável. Eles teriam mais a ganhar se os blogueiros recebessem o tráfego nos seus sites, visto que a maioria deles usa o Adsense. Cliques nas publicidades, retorno para o Google. Além disso é uma chapada de luva branca naqueles que mais ajudam o Google a ter resultados para as pesquisas com grande relevância: os blogueiros.

    Gostei do artigo, bem interessante. Quanto à dependência sobre o Google, essa sempre vai existir… O máximo que podemos fazer é reduzir essa dependência, anular nunca 🙂

    Um abraço

  • 10 10America/Sao_Paulo dezembro 10America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-10T20:48:35+00:000000003531201212
    Resposta

    Realmente é triste ver como as coisas acontecem na realidade.
    Foi tanta confusão por conta do Panda e só quem parece estar no prejuízo são aqueles que se esforçaram a vida toda para seguir as normas do Google.
    Vamos ver no que vai dar, mas isso é desanimador.

    Parabéns pelo artigo
    abraço

  • Sissym
    10 10America/Sao_Paulo dezembro 10America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-10T16:55:11+00:000000001131201212
    Resposta

    Se ele vai dominar, não sei, mas que o vejo em todos os lugares, sim, o encontro.

    Bjs

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage