Produtividade e Organização

Os 5 passos para um copywriting eficiente

Olá, esse é um Guest post do Arlindo Armando, e nesse artigo ele vai falar um pouco sobre copywriting 🙂

De nada adianta você ter um produto excelente, um site perfeito, se você não souber que palavras usar na hora de vender algo. E não importa se você é afiliado, ou se você é produtor (ou se é os dois), saber o que falar e quando falar é essencial.

E é sobre isso que vamos falar agora: Copywriting.

COPY O QUE?!

copy writing

Copywriting é simplesmente uma cópia de vendas. É aquilo que você fala, escreve ou faz para vender algo ou alguma ideia. Em outras palavras, é um processo de persuasão usando as palavras.

Se você é afiliado, por exemplo, na hora de recomendar um produto como afiliado, você precisa saber exatamente o que falar para aquela pessoa. Se não souber, certamente não vai vender quase nada. E se vender, significa que se tivesse feito um copywriting melhor você venderia mais.

Então, vamos ver exatamente quais são os passos para um copywriting eficiente 🙂

OS 5 PASSOS

Existem 5 passos que você tem que seguir no seu texto de vendas (seja lá o que você queira vender). Seguindo esses passos, garanto que seu marketing vai começar a gerar muito mais resultados do que gera atualmente. São eles:

  1. Chame a atenção
  2. Criando conexão
  3. O grande problema
  4. A melhor solução
  5. A oferta irresistível

Vamos ver o que fazer exatamente em cada um dos passos.

CHAME A ATENÇÃO

O primeiro passo é chamar a atenção daquela pessoa. Ela tem que se perguntar “Porque eu vou parar o que estou fazendo para ler o email desse cara, ou ver o vídeo dele?”, e tem que ter uma resposta que a convença.

Existem pessoas que começam um vídeo de vendas, por exemplo, pulando de paraquedas, ai depois começam o vídeo e explicam o que aquilo tem a ver com o conteúdo que a pessoa vai ver em seguida.

Esse exemplo que dei do pulo de paraquedas é aquilo que chamamos de “Interrupção de padrão”. Algo totalmente inusitado, as vezes até sem conexão com o conteúdo do vídeo, mas que chama a atenção.

Outra forma de chamar a atenção é dizendo o porque daquela pessoa ter que ficar ali, no vídeo. Por exemplo “Nesse vídeo você vai aprender a bla bla bla”. Lembrando que o benefício caso ele continue no vídeo tem que ser muito bom.

CRIANDO CONEXÃO

Agora que a pessoa já está prestando atenção em você, é hora de se conectar com ele.

copywriting vendas

Conexão (ou Rapport) é quando a pessoa se identifica com você, com sua história. Por exemplo, uma mulher que quer eliminar a celulite provavelmente já comprou vários remédios, tentou várias coisas, mas sem sucesso. E provavelmente ela também não se acha bonita no espelho, e tem medo de perder o marido.

Um texto como o abaixo certamente iria criar uma conexão bem interessante com essa mulher:

“Olá, aqui é a Fulana, e nesse vídeo vou te ensinar como eliminar a celulite de uma vez por todas, sem remédio, sem dietas mirabolantes e sem ter que fazer qualquer tipo de loucura….

…Eu lembro que quando eu tinha celulite eu comprava vários tipos de remédios diferentes. Lembro até que um deles eu tinha que tomar 2 comprimidos por dia. Eu comprava 3 desses por mês, e cada um me custava mais de R$ 500 reais.

Nenhum deles funcionaram. Eu continuava infeliz com minha celulite. Cheguei a quase entrar em depressão só em pensar que eu poderia perder meu marido por causa delas. Eu simplesmente não estava feliz.

Mas eu achei a solução…”

Claro que é uma história completamente fictícia, mas acho que você conseguiu entender o que é “criar conexão”.

ATENÇÃO! Não invente história, isso é uma questão de caráter. Conecte-se com seu leitor de forma verdadeira. O que vem fácil, vai fácil 🙂

O GRANDE PROBLEMA

Agora que você já criou a conexão com a pessoa, tem que mostrar que existe um grande problema na vida dela, e que ela tem que resolver hoje mesmo!

Aqui o ideal é você mostrar todos os pontos negativos em continuar com aquele problema. No mesmo exemplo da celulite, poderia falar coisas do tipo:

  • Não poder usar biquini
  • Se achar feia
  • Os outros te acharem feia
  • Ao se achar feia, você vai ser completamente infeliz

Enfim, descubra quais são os problemas de quem tem esse problema que você está resolvendo, e ataque ai.

A MELHOR SOLUÇÃO

Nesse momento a pessoa certamente já deve estar pensando “Ahhhh! Eu preciso resolver isso logo! Mas comooooo??!!!”.

Ai é que você apresenta a MELHOR SOLUÇÃO para ela: o SEU produto.

Sim, o seu produto tem que realmente resolver aquele problema. Se ele realmente ajuda aquela pessoa, não tenha medo de falar com todas as letras que a sua é a melhor solução para aquela pessoa.

Apresente o seu produto, e como ele pode ser o divisor de águas na vida dela.

A OFERTA IRRESISTÍVEL

A pessoa quer muito uma solução para aquele problema e já entendeu que a sua é a melhor solução de todas, mas ainda tem mais um passo: a oferta irresistível.

oferta irresistivel

Agora é hora de vender 🙂

Você vai apresentar o seu produto, todos os módulos, todos os bônus (MUITO IMPORTANTE!), e tudo que a pessoa vai receber ao comprar aquilo.

E quando você falar o preço (sempre fale o preço depois de mostrar tudo que a pessoa vai receber), a pessoa tem que pensar “Nossa, só isso!?”.

Quando sua oferta for realmente muito boa, isso vai acontecer com frequência. E isso é excelente, porque a pessoa paga com gosto. Ela está levando algo que tem muito mais valor do que aquilo que é cobrado.

Você tem uma venda, e um cliente extremamente feliz por ter dado o passo que faltava para resolver aquele determinado problema.

CONCLUSÃO

Bom, esses são os 5 passos para um copywriting que realmente funciona.

Espero que você aplique e tenha resultados em seus projetos 😉

Caso você queira saber um pouco mais sobre marketing de afiliados, dá uma passada lá no meu blog 😉

Deixe seu comentário abaixo, quero muito saber o que você achou 😀


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
redatores
5 DICAS PARA MELHORAR O CONTEÚDO DO SEU BLOG
visitas tv
Divulgação: 5 dicas úteis e importantes para aumentar as visitas do seu site!
internet site
Produtividade: como focar no seu site e não perder tempo na Internet!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage