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Otimização de sites: 5 coisas que o usuário odeia encontrar no seu site!

Veja se você não está mostrando para seu visitante coisas que ele odeia encontrar em sites…

agregadores febre

Quem cria um site ou blog vez por outra esquece de uma peça importante da engrenagem: o visitante. A preocupação com redes sociais, linkbuilding e otimização para o Google e buscadores é tanta que a qualidade dos textos escritos é deixada de lado. E não para por aí! Muitas outras coisas que os webmasters fazem acabam deixando o usuário pra lá de irritado e com vontade de nunca mais voltar. Pois vamos enumerar 5 coisas que os usuários odeiam encontrar em um site.

1. Janelas estilo pop-up domination

Muitos webmasters se vangloriam de terem aumentado os assinantes do seu feed, ou os seguidores do Twitter utilizando o plugin pop up domination, que é aquela janela gigante que deixa a tela toda preta e não permite clicar em nada. Sim, os assinantes aumentam porque você enfiou goela abaixo do usuário essa propaganda. Porém, se o mesmo continua aparecendo, o usuário começa a ficar de saco cheio e sem vontade nenhuma de retornar.

2. Sites que abrem muitas páginas de vez

Parece brincadeira, mas ainda existem webmasters que acham ótimo abrir trocentas janelas na cara do usuário, sejam elas de sites que pagaram para aparecer, ou de sites “broders”. Enquanto você fica aí fazendo esse tipo de propaganda invasiva, seu visitante está xingando seu site e provavelmente não volte nunca mais. Além de passar uma imagem de total desespero para ganhar dinheiro em cima do seu visitante o link de fechar é sempre minúsculo, o que só irrita o usuário ainda mais.

3. Sites com rádio online

Não é piada. Até hoje existem webmasters que insistem em músicas na entrada do site. Alô, amigo webmaster! Não estamos em 99! Música na entrada do site passa imagem de amadorismo, além de irritar o usuário que porventura já esteja ouvindo música no PC (além da perda de tempo até descobrir onde está o botão de desligar aquela música maldita).

4. Sites com zilhões de anúncios

Ok, se depender do usuário seu site não teria nenhuma anúncio. Mas sabemos que sem eles não dá pra manter o site no ar. O problema é que a maioria dos webmasters exagera, poluindo o site com muitas propagandas, tornando cansativa a leitura. Tente sempre o equilíbrio e lembre-se: às vezes menos é mais. Poucas propagandas podem gerar até mais retorno que um site lotado delas.

5. Sites que obrigam a cadastrar email para acessar

Muitos sites só permitem o acesso ao conteúdo se o usuário se cadastrar, perdendo pelo menos 5 minutos. A maioria dos usuários não volta a esses sites. Portanto, você acaba afastando o usuário ao invés de criar uma boa base.

Conclusão

Se você quer manter o usuário no seu site, evite cometer esses erros, ok? Afinal, é o usuário que torna um site grande e não queremos que seus visitantes fujam, não é mesmo?

Se tiver mais alguma sugestão, é só deixar nos comentários ok?


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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6 Comments
  • 14 14America/Sao_Paulo março 14America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-14T09:05:08+00:000000000831201203
    Resposta

    Já tive meu site uma página exclusiva para a rádio. Retirei e nem me lembro porque!
    Acho importante aumentar a lista de feed, mas, isso tem que ser uma busca do leitor, não uma imposição. Tenho mais de um ano de Blog Nu Ar e aprendi que nada forçado é positivo.
    Quer muitos leitores?
    – Produza conteúdo relevante e atrativo! Não existe outra alternativa!

  • 20 20America/Sao_Paulo janeiro 20America/Sao_Paulo 2012 at 2012-01-20T18:14:15+00:000000001531201201
    Resposta

    Gostei muito da dica sobre os radios online na entrada do site. Uff, o trabalho que por vezes dá descobrir o botão off para desligar aquela inconveniente música preferida do webmaster…

  • 2 02America/Sao_Paulo novembro 02America/Sao_Paulo 2011 at 2011-11-02T01:27:30+00:000000003030201111
    Resposta

    Almy, creio que esta é mesmo a alma do negócio.

    O leitor deve ter sua atenção, primeiramente, presa ao conteúdo do blog. Se há formas de prender sua atenção à outros fatores externos, ou até mesmo evitando seu acesso ao conteúdo, ele não terá o menor motivo para voltar, muito menos para continuar com a janela do seu blog aberta.

    Boas dicas!

    Abraços!

  • 31 31America/Sao_Paulo outubro 31America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-31T15:15:46+00:000000004631201110
    Resposta

    Olá Almy,
    eu uso o pop up domination, e se ele for usado com bom senso penso que é útil tanto para o dono do blog como para os leitores.

    Nos meus blogs o pop up domination apenas é exibido de 7 em 7 dias (a um mesmo utilizador) e se ele não não quiser subscrever pode sempre clicar no botão para fechar.

    Agora, se o pop up aparece todas vezes que você clica para ler algum artigo do blog ou não tem opção de fechar, aí concordo concordo com você. Nesses casos eu abandono imediatamente o blog.

  • Jose
    28 28America/Sao_Paulo outubro 28America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-28T16:37:23+00:000000002331201110
    Resposta

    Outra duvida e como o senhor colocou os artigos relacionados abaixo do post, E o que queria saber mas mesmo muito era como colocar o botão “ler mais” e o resumo do post.

  • Jose
    28 28America/Sao_Paulo outubro 28America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-28T16:35:50+00:000000005031201110
    Resposta

    Olá. Muito bom o artigo!
    Venho aqui não pelo post mas por outro motivo.
    No tema do wordpress “o twentyeleven” , não aparece a sidebar nas págias mas eu quero adicionar, nos arquivos do servidor onde se situa a página, para chamar lá a sidebar.
    Aguardo a tua resposta 😉

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