Produtividade e Organização

Produtividade: conheça 10 erros que os blogueiros cometem e que você deve evitar!

Veja se você já cometeu algum desses erros comuns aos blogueiros e como melhorar a partir deles

erros blog

Mesmo que você não esteja nessa situação esse artigo irá ajudar!

Muita gente, quando cria um blog, comete muitos erros antes de ver seu projeto ir pra frente, seja realmente um blog ou um site profissional. Também já cometi vários e cometerei outros tantos nessa caminhada. Mas uma coisa boa da Internet é podermos compartilhar e aprender com os erros uns dos outros. Já fiz um post sobre isso mais voltado a ganhar dinheiro com blogs. Assim, em uma visão melhor do todo, vou citar uma série de erros que ja vi blogueiros cometerem, alguns que ja cometi e mais alguns que algumas pessoas nem sabem que é realmente um erro.

Espero que essa lista seja útil.Vamos então aos 10 erros que os blogueiros cometem e quem você pode evitar em seu blog:

1. Escrever sobre algo que não gosta

Mesmo que muitas pessoas encarem o fato de ter um blog como um trabalho, ter paixão pelo que se faz é essencial. Ou isso ou você acabará se cansando. Não pense que seu leitor não percebe quando o texto foi escrito com prazer, ou com preguiça. Evite textos robotizados que imitam outros blogueiros, ou que sirvam apenas para ranquear no Google.

2. Não estudar

“Mas um blogueiro não ganha dinheiro só blogando por diversão? Blog não é zoeira, ganhar dinheiro sem fazer nada?” Se você pensa assim, é melhor ler este artigo onde explico porque ganhar dinheiro com blogs é dificil.

É preciso estudar sobre linguagens e plataformas de publicação de conteúdo, servidores web, configuração e otimização do seu site etc. Se você usa WordPress, estudar plugins ou como deixar seu site mais rápido e muito mais. Além disso, estudar sobre SEO  e novas formas de divulgar seu blog na internet e fora dela.

Já imaginou estudar um assunto do qual você não gosta? Terrível, né? Por isso, não cometer o erro 1 (e nem os outros) é de grande importância para o seu sucesso.

3. Falta de originalidade

plagiador

Você descobriu um assunto que gosta e quer escrever sobre ele, mesmo com muitos concorrentes nesse nicho. Isso não significa que você precise imitá-los. No Mestre dos Sites por exemplo, antes de postar vou a blogs de mesmo nicho como o Escola dinheiro do Paulo Faustino ou o Criar sites do Celso Lemes, para ter certeza de que não vou postar algo que eles estejam falando na mesma semana. Além disso, tento abordar os assuntos de forma diferente. Buscar sugestões de palavras-chave no Google Keyword Tool é uma forma de  tentar ser original ao escrever seus posts. Não vá na onda de outros escritores ou tente copiar seu estilo de postar ou o leitor se sentirá enganado e certamente vai parar de acesar seu site.

4. Brigar com leitores

É obvio que não dá pra agradar todo mundo, mas tente evitar problemas com leitores.Não baixe o nível, seja cortês. Se alguém tem de ser o mal educado da história, que não seja você. Isso acaba mostrando aos seus leitores que você não precisa  apelar para baixaria e que está acima de picuinhas, mostrando maturidade e profissionalismo. Quanto às críticas, elas sempre virão. Se forem construtivas, recomendo não apagar. Ninguém nasce sabendo tudo e nem está imune a erros. Todos erramos. Saiba fazer o filtro e tenha sempre humildade.

5. Abusar de anúncios

Um erro muito comum é poluir o site com anúncios, mesmo em um blog sem muitas visitas. Além de não darem dinheiro, deixam o site e colaboram para uma imagem de amadorismo e desespero. É assim que você quer ser visto pelo seu público?

6. Conteúdo indefinido

A não ser que seu blog seja um super portal (mas aí ele já não é mais um blog, né?) não dá pra sair postando cada hora sobre um assunto que não tenha nada a ver com o outro. É importante escolher seu nicho e focar nele. Tentar falar toda hora do assunto da moda para pegar carona afasta você do seu público-alvo e passa a imagem de um blog perdido. Até para possíveis anunciantes é importante definir nicho e público, definindo um possível merchandise.

7. Spam de comentários

Um erro comum entre blogueiros é achar que spam de comentários é so colar links nos comentários de outro blogueiro do mesmo nicho. Se seus comentários se resumem a “legal”, “bacana”, “belo post” e coisas do gênero, sem acrescentar nada ao post, à discussão, ou sugerir algo ao escritor, você está sendo tão irritante quanto um spammer. Fica claro que o comentário foi feito para fisgar cliques e visitas.

8. Brigar com outros blogueiros

blogueiros brigando

Por mais que você não concorde com a postura de algum blogueiro, evite brigas. Seus leitores estão esperando bons artigos e não lavagem de roupa suja, o que passa uma imagem de imaturidade e falta de profissionalismo. Isso sem falar no risco de um processo por danos morais. Acha exagero? Nos EUA uma mulher já foi presa por cutucar outra no Facebook.

9. Textos rasos ou mal escritos

Esse é um erro comum. Não adianta prometer algo no título do artigo e não cumprir no texto. Se prometeu explicar como usar determinado plugin para WordPress, explique. Não diga apenas que o plugin é bom e aponte outro blog que ensine como se instala. Ora, se você vai falar sobre algo, fale no seu blog. Acha chato escrever um texto longo? Quem disse que é fácil escrever um artigo com qualidade? Quando gostamos do que fazemos, isso vira um hobby, uma terapia. Daí a importância de gostar do que se escreve. Não escreva textos rasos e fracos só pra dizer que postou. Prefira postar menos vezes por semana para investir em artigos realmente úteis e bem pensados. Não saia enchendo linguiça só para dizer que posta todo dia, como fazem muitos por aí.

10. Spam nas redes sociais

Essa é batida. Já falei sobre isso umas 3 mil vezes em meus artigos, mas muitos blogueiros parecem não entender que o spam acaba tendo efeito contrário. As pessoas começam a ter raiva do seu site, enxergando você como um amador desesperado que implora por atenção. Veja também o post sobre mais alguns erros que não se deve cometer nas redes sociais.

Conclusão

Conforme falei, alguns desses erros eu mesmo já cometi. Quis fazer este artigo para abrir os olhos de blogueiros que talvez não tenham acordado para estes erros que não são tão fáceis de corrigir. Ao menos pode-se tentar. Tenho certeza que seguindo essas dicas e evitando esses  erros seu site tem tudo para ir para frente!

Já cometeu algum desses erros? O que aprendeu com eles? Compartilha com a gente nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Confira 7 dicas para seus sites bombarem em 2014!
ideias novos artigos
As idéias para novos artigos acabaram? Dicas para resolver esse problema…
erros blog
Começou um blog? Conheça alguns erros que você pode evitar cometer!
4 Comments
  • 5 05America/Sao_Paulo junho 05America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-05T15:08:55+00:000000005530201306
    Resposta

    @Almy também já cometi esses erros,porém o mais chato e aquele em que a pessoa cria um blog sobre ganhar bufunfa e como criar sites/blogs mesmo não sabendo fazer isso.Infelizmente vemos até pessoas (iniciantes) perguntando no afiliados brasil se teria problema criar um blog para falar somente de afiliados,coisa que na minha opinião hoje em dia não vale a pena e não compensa.

    Se eu fosse começar a blogar hoje eu escolheria criar de um assunto que tenho certo domínio e que gosto.Sites/blogs que divulgam seus ganhos,como os gringos,tem um pouco de culpa,pois indiretamente incentivam as pessoas a criarem sites do mesmo nicho, mesmo sem conhecimento algum,esperando ganhar muito dinheiro e não é a toa que tem muito metablogs e blogs sobre ganhar dinheiro aos milhares.

    Vamos esperar para ver qual será o próximo nicho da moda..por falar em moda depois que começaram a aparecer blogs de moda que ganham muito dinheiro,surgiu milhares de pessoas criando blogs de moda 3:) .

    Abraço!

  • 5 05America/Sao_Paulo abril 05America/Sao_Paulo 2013 at 2013-04-05T17:10:52+00:000000005230201304
    Resposta

    Grande Almy. Parabens pelas belas colocações. Creio que se todos os blogueiros seguissem estas tuas orientações, não existiria tantos blogs falidos. Irei com certeza pôr em prática o que mencionas.
    Na verdade ser blogueiro qualquer um pode ser, mas ser blogueiro de qualidade é previlégio de poucos.
    Um abraço..

  • 4 04America/Sao_Paulo abril 04America/Sao_Paulo 2012 at 2012-04-04T18:06:16+00:000000001630201204
    Resposta

    Excelente post, Almyr. Essas dicas me ajudaram a ver o meu blog com outros olhos. Como expressado no seu comentário no meu blog, eu não tenho escrito muito ultimamente. Esse post me deu uma injeção de ânimo para voltar a escrever.

    Muito obrigado pelo artigo e pelo comentário lá no blog.
    Abraço!

  • 4 04America/Sao_Paulo abril 04America/Sao_Paulo 2012 at 2012-04-04T09:38:57+00:000000005730201204
    Resposta

    Fala Mestre, com certeza todos esses erros podem e devem ser evitados, principalmente brigar com leitores e outros blogueiros, isso é o fim da picada.

    Abraço e sucesso.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage