Ganhar Dinheiro

Programas de afiliados: como depender menos deles?

Mostramos como depender menos de programas de afiliados e suas mudanças, e investir na busca de anunciantes diretos.

programa afiliados

Programas de afiliados, são uma das primeiras fontes de renda que um blogueiro ou webmaster tem em mãos quando começa seu projeto.Seja por que já tem um nome conhecido no mercado como uma forma eficiente de ganhar dinheiro online, seja por que já tem algum amigo ou conhecido que usa algum deles com sucesso, e acaba se tornando mais fácil ir por um caminho já trilhado. Mas apesar de termos programas que realmente funcionam como o Google adsense ou o Curso24horas, nem sempre é bom depender somente desses programas. Os mótivos são vários:

– Muitas empresas de afiliados não trabalham com transparência, repassando pouco do que arrecadam ao afiliado,mentindo na imprensa e as vezes ate dando calote, como por exemplo a Boobox.

-Muitos deles banem usuários sem aparente motivo, ou pior, banem usuários por que estão lucrando demais.Sim, parece bizarro, mas participo de um grupo no adsense com outros webmasters e 3 ou mais já foram banidos, sem ter feito nada contra o sistema ou fora das regras.Isso aconteceu no programa mercado sócios do mercado livre, e é fácil encontrar relatos parecidos no google.

-Muitas empresas mudam as “regras do jogo” a todo instante, caso do Submarino, Afilio e Lomadee, e a mudança nunca é pra melhoria para o lado do afiliado.O submarino, apesar de utilizar com certo sucesso, também volta e meia executa essas mudanças sem aviso.

Bom, resumindo, você pode perceber que quem utiliza um programa de afiliado, acaba “ficando na mão” desses programas, refém de suas mudanças e caprichos.Pois bem, vou mostrar algumas formas de sair dessa dependência.

Agregue serviços ao seu site

uma das formas de depender menos desses programas, é vender serviços em seu site.Se você escreve sobre SEO por exemplo, que tal oferecer consultoria a outros sites? Se você escreve bem sobre informática, por que não oferecer seus serviços na área? Se você cozinha bem, por que não oferecer seus serviços? Essa é uma excelente maneira de ganhar dinheiro com seu site, sem necessariamente depender de programas de afiliados nele.

Invista em Anunciantes diretos

Anunciantes diretos, na maioria das vezes dão até mais dinheiro do que programas de afiliados.Obviamente ,para conseguir isso, é preciso fazer seu dever de casa:

– Ter conteúdo original e de qualidade que atraia leitores
– Ja ter um certo publico,para oferecer de audiência a um anunciante
– Ter um layout agradável que desperte o interesse
– Ter um midia kit, com usas informaçòes sobre o site e seus valores.

Feito esse dever de casa, fica bem mais fácil correr atrás de anunciantes.

Venda você mesmo em seu site

Sim, ja falei em serviços ali em cima, mas existe algo mais precioso ainda que é possível de ser vendido em seu site:você mesmo(a)! Pois é, por que não escrever um ebook sobre o assunto do seu site? Por que não tentar dar palestras sobre esse assunto? Ou mesmo ministrar cursos em sua cidade? De repente você blogueiro ou webmasters, fala de um assunto que em sua cidade não existem cursos e aí é que você pode aproveitar a oportunidade!

Tudo que puder evitar que você seja “escravo” dos programas de afiliados é mais do que válido.

Conclusão

Pois é pessoal, espero ter mostrado de forma clara, os problemas que podem existir, quando dependemos exclusivamente de programas de afiliados para ganhar dinheiro em nossos sites e blogs, e como podemos tentar quebrar esse círculo de dependência.

E você? Que experiências negativas já teve com programas de afiliados?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
afiliados brasil
Afiliados Brasil: concorra a 10 ingressos grátis em nossa promoção relâmpago!
google adsense
Google adsense:5 mitos sobre ele em que você não deve acreditar!
dinheiro site
Dúvida dos leitores: como um site ganha dinheiro?
4 Comments
  • 19 19America/Sao_Paulo junho 19America/Sao_Paulo 2012 at 2012-06-19T12:27:32+00:000000003230201206
    Resposta

    Mestre, realmente nunca podemos investir em apenas uma fonte de renda, temos que mesclar o máximo que pudermos, isso porque volta e meia pode acabar uma delas e assim não entra em um enrascada. No começo do Blog na Carteira eu utilizava o programa de afiliados Netfilia, o qual estava me dando uma boa renda, só que ai eles do nada pararam de pagar por afiliados, e eu fiquei a ver navios. Na época eu usava apenas ela e tal, ai me complicou.

    A respeito da Boo-Box, pode me informar o que ocorreu contigo? Sei que a demora para liberar o pagamento é porque tem que esperar as campanhas terminarem e tal, mas pode esclarecer o que houve?

    Abraços Arlindo Armando

  • 18 18America/Sao_Paulo junho 18America/Sao_Paulo 2012 at 2012-06-18T23:08:48+00:000000004830201206
    Resposta

    Olá Almyr,
    Parabéns pelo artigo.
    Trabalho com blogs a um bom tempo e nunca conseguir ganhar algo usando programas de afiliados. Só ganhei com alguns anunciantes diretos e serviços de desenvolvimento de templates.
    Agora que eu estou iniciando em um nicho mais rentável, estou pesquisando muito para aprender à usar de forma eficiente os programas de afiliados.
    Abraços.

  • 18 18America/Sao_Paulo junho 18America/Sao_Paulo 2012 at 2012-06-18T15:44:48+00:000000004830201206
    Resposta

    Boas dicas! Programas de afiliados honestos costumam ser bons aliados no que se refere a constituir uma receita com seu blog. Mas é muito importante investir também na divulgação (não falo necessariamente em investir dinheiro, mas em investir tempo e esforço na divulgação). Além do conteúdo ser de qualidade, como foi bem citado no artigo.

    Abraços!

  • 17 17America/Sao_Paulo junho 17America/Sao_Paulo 2012 at 2012-06-17T14:30:47+00:000000004730201206
    Resposta

    Falou e disse Admin, Não precisamos ser reféns dos sistemas de afiliados. Os primeiros 50.000 visitantes do meu blog renderam R$ 40,00 no BOOBOX. O que é um número no mínimo desmotivador. em uma semana monetizando o meu blog, em parte conforme o que disse acima, arrecadei R$ 140,00. Ótimas dicas! abraços

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage