Redes Sociais

Redes sociais : como fazer com que trabalhem a favor do seu site!

Aprenda como aproveitar o potencial das redes sociais para conseguir divulgação gratuita e constante para o seu site.

redes sociais
Muita gente que cria um blog não dá a devida atenção às redes sociais e acaba gastando uma bela grana em publicidade quando poderia estar aproveitando o potencial dessas redes. E o que é melhor? De forma gratuita! Já falei várias vezes sobre esse assunto, e mesmo que alguns leitores possam considerá-lo um tanto quanto repetitivo, acreditem: se eu não tivesse provas concretas de como esse assunto é importante, não voltaria a ele tantas vezes. Recomendo a leitura dos posts Redes sociais: entenda por que é importante criar o perfil do seu site! e Redes sociais: 10 erros para não cometer com o perfil do seu site!  nos quais falo da importância das redes sociais.Mas com clique com o shift apertado, para não sair dessa página aqui, é muito importante chegar até o fim deste artigo,ok?

No artigo de hoje quero dar uma ênfase em como fazer as redes sociais trabalharem a favor do seu site, aproveitando ao máximo o potencial delas. Vamos lá? Acompanhe…Incentive compartilharem seus artigos!

Ao convidar seu visitante a compartilhar seus artigos, seus posts, facilite isso para ele. Ofereça botões para compartilhar posts, ou incentivos para envio de posts por email. O importante é que o usuário não tenha trabalho nenhuma para passar adiante algo que achou interessante ou útil em seu site.

Participe, mas não faça spam!

Participar de uma rede social não significa postar 20 vezes o link de um novo artigo durante o dia inteiro. Ao contrário do que você possa imaginar, isso só irrita (e muito) seus seguidores. Há inclusive o risco inclusive de você ganhar antipatia deles como comento no post Redes sociais: cuidado para não se tornar um spammer!

Incentive o debate nas redes

Em seus artigos, saia de cima do muro. Deixe clara sua posição. O debate de ideias não só fortalece seu conteúdo, como chama atenção dos seus leitores. Concordem ou discordem, ao compartilharem suas opiniões nas redes, em ambos os casos seu conteúdo será exibido a muito mais pessoas. Nos seus artigos incentive o debate, faça perguntas, instigue o leitor. Chame-o para a ação!

Use o poder das ferramentas para medir seu alcance!

Existem ferramentas como o Timely, que não servem apenas para agendar seus posts nas redes sociais, mas também medem o alcance dos seus posts e quais assuntos estão gerando mais RTs e compartilhamentos. Recomendo fortemente o uso e em breve devo fazer um post sobre essas ferramentas.

Sei que o texto é breve, mas quis ilustrar algumas ideias. Constantemente me perguntam no email onde seria o melhor para gastar com publicidade, como se esse fosse o único meio de conseguir divulgação para um site. A publicidade pode ajudar – e muito – mas ela não é o único meio. Saber utilizar o potencial das redes sociais pode trazer excelentes resultados. Obviamente, anúncios e aliados ao uso dessas redes pode trazer um resultado ainda melhor. (Inclusive se quiser anunciar com a gente é só entrar em contato por aqui. 🙂 )

E você caro(a) leitor(a)? Como anda sua participação nessas redes? Como andam seus resultados? Aguardamos sua resposta nos comentários


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
twitter
Confira! Novas dicas para conseguir seguidores no Twitter
redes sociais
Não gosta de lidar com pessoas? Não crie perfil nas redes sociais!
ferramentas facebook
Facebook: 7 ferramentas excelentes!
1 Comment
  • 26 26America/Sao_Paulo janeiro 26America/Sao_Paulo 2012 at 2012-01-26T15:45:36+00:000000003631201201
    Resposta

    Muito bom mesmo. Eu já tenho contas do meu blog nas principais redes sociais,e aumento meus seguidores a cada dia. Mas fico sempre imaginando uma melhor forma de interagir com essa pessoas e fazer com que essas redes sociais fiquem mais chamativas ainda e assim deixe o meu blog mais visitado, claro. Abraços

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage