Redes Sociais

Redes sociais: seu site precisa delas?

Entenda se seu site ou blog realmente precisa estar nas redes sociais para não perder tempo à toa

redes sociais

Quem acompanha o Mestre dos Sites deve estar achando estranho o título desse post. Como já dei dicas em artigos como Redes sociais: entenda por que comprar seguidores é jogar dinheiro no lixo! e WordPress: conheça os melhores plugins para compartilhar posts nas redes sociais!  qual seria o por quê dessa mudança de postura?

Embora muitos estudiosos da internet e do marketing possam achar que estou falando besteira, há muita coisa a ser analisada quando se pensa em criar um perfil do seu site em uma rede social. Pense, por exemplo, no…

Nicho do seu site

Afinal, sobre o que seu site fala? Digamos que seja sobre peças para caminhão. Será que seu público-alvo – caminhoneiros e donos de oficinas – passa tempo suficiente no Twitter e no Facebook que justifique a atuação nessas redes? Note que não há preconceito ou coisa do gênero nessa afirmação. Caminhoneiros trabalham o dia todo e mal descansam à noite. Será que não vale mais a pena um anúncio do seu site em um posto de gasolina, ou fazer um marketing mais direito em algumas oficinas? Temos que ter em mente que alguns nichos  não tem muito a ver com as redes sociais. Simples assim.
Tempo

Diz-se por aí que tempo é dinheiro. Pois em muitos casos ele é mesmo. Se você tem que usar o tempo em que poderia cuidar de outros aspectos de seus negócios para ficar atuando nas redes sociais, pode ter um problema e não perceber. Será que você não agregaria mais valor a seu negócio focando em outras atividades? Veja abaixo se isso tem a ver com seus…

Objetivos

Se você quer colocar seu site para interagir com perfis nas redes sociais, pense antes o que espera delas. Aumentar seu público? Consolidar sua marca? Propagandear produtos do seu site de vendas? É preciso ter um objetivo bem específico para saber se as redes sociais podem mesmo te ajudar.

Medição do resultados

Se você chegou à conclusão d que redes sociais podem lhe ajudar é importante medir os resultados para saber se seu objetivo está sendo alcançado ou não. Ferramentas como o Google Analytics, e as métricas do Twitter e Facebook já podem lhe dar muita informação de como está sua atuação nessas redes, se estão levando visitas de qualidade ao seu site, ou se pelo menos estão ajudando a consolidar sua marca pela internet.

Os pontos que eu queria levantar eram basicamente esses, caro leitor. Não pense que só porque o site de “fulano” se deu bem nas redes sociais que o seu também vai. Muitas vezes ele nem precisa estar lá, pois seu público-alvo também não está. Se você concorda, discorda ou tem algo a acrescentar, os comentários estão livres para discussão, ok?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
redes sociais
Redes sociais: entenda porque serão cada vez mais importantes para as empresas!
redes sociais
Não gosta de lidar com pessoas? Não crie perfil nas redes sociais!
Imersão em Mídias Sociais 3 – última semana para aproveitar!
3 Comments
  • 4 04America/Sao_Paulo janeiro 04America/Sao_Paulo 2012 at 2012-01-04T22:08:57+00:000000005731201201
    Resposta

    Bem, eu concordo em partes, sobre a questão dos caminhoneiros por exemplo, hoje em dia é fácil ter twitter no celular, e em breve terá até na televisão, eu sei que é melhor e mais lógico o posto de gasolina, porém hoje qualquer coisa pode fazer sucesso na internet.

  • 10 10America/Sao_Paulo dezembro 10America/Sao_Paulo 2011 at 2011-12-10T01:42:14+00:000000001431201112
    Resposta

    […] 4)Mestre dos sites -Redes sociais: seu site precisa delas? […]

  • Jose
    8 08America/Sao_Paulo dezembro 08America/Sao_Paulo 2011 at 2011-12-08T22:26:39+00:000000003931201112
    Resposta

    Óptimo artigo Almy.
    Escreve muito bem e artigos como este é que devem vir.
    O meu artigo está breve a sair para a próxima segunda feira senão houver mal nisso espero que o meu trabalho resulte e que o meu blog fique um pouco mais conhecido 😉
    Até breve.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage