Temas Variados

Responsabilidade social: que tal usar seu blog para ajudar ao próximo?

Veja como usar o espaço do seu blog para fazer o bem ajudar ao próximo e exercer sua responsabilidade social!

ajudar ao proximo

Ajudar ao proximo é sua responsabilidade tambem

A internet está cheia de blogs e sites, cada qual com sua audiência, seu público e seu nicho. Mas se existe algo que pode ser feito em qualquer site ou blog, independente de nicho ou audiência, é ajudar o próximo. Sim. Além de ganhar dinheiro, ou simplesmente ser um hobby, seu site pode exercer de forma bastante efetiva sua responsabilidade social. Pode parecer piegas ou um discurso meio demagogo, mas é a mais pura verdade: seu site pode fazer a diferença, e vou mostrar como.

Ajudar ao proximo em causas construtivas

Quantas vezes você já escreveu algum artigo sobre alguma causa em que acreditava, seja em defesa dos animais ou para ajudar o meio ambiente? Existem muitas causas úteis que seu blog pode ajudar a patrocinar, das quais sua audiência pode tomar conhecimento. Pode até ser uma organização como o grupo patinhas carentes ou a campanha do agasalho para algum asilo próximo a você.

Divulgue entidades não governamentais

Muitas entidades não governamentas que ajudam ao próximo não contam com o apoio necessário. Existem muitos projetos sérios e respeitáveis, seja na ajuda ao meio ambiente, como o Greenpeace, ou instituições que ajudam vítimas e familiares de pessoas com câncer como a Accaci. Há ainda outras que também executam excelentes trabalhos:

– Sociedade Viva Cazuza – criada por Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, essa instituição cuida de crianças e pessoas afetadas pelo vírus da AIDS e vem fazendo um excelente trabalho que merece todos os elogios.

– GACC Bahia – Entidade filantrópica do estado da Bahia com o objetivo de dar suporte a crianças carentes com câncer e a suas famílias, evitando o abandono do tratamento.

– União pela Vida – Atendem crianças e adolescentes com alimentação, assistência médica, dentária, educação, formação profissional e prática de esporte.

Que tal visitar o site de alguma delas e tentar ajudar?

ajudar proximo

 

E aí, qual foi a última vez que seu blog realmente foi utilizado para promover alguma mudança no que você vê de errado? Mais do que ganhar dinheiro na internet com seu blog, é preciso aprender a retribuir também. Seja a mudança que você quer ver no mundo e comece pelo seu site! Que tal postar sobre o trabalho de alguma dessas organizações essa semana mesmo?

Conta pra gente como você já ajudou o próximo com seu site e exerceu sua responsabilidade social!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
dinheiro internet
Como saber que um blog terá uma boa aceitação?
pente fino
Conheça o Pentefino.info, o escolhido da semana na nossa consultoria gratuita
Email marketing para iniciantes:chegou a hora de voce aprender!
3 Comments
  • 17 17America/Sao_Paulo julho 17America/Sao_Paulo 2012 at 2012-07-17T11:01:47+00:000000004731201207
    Resposta

    Boa postagem

  • 12 12America/Sao_Paulo julho 12America/Sao_Paulo 2012 at 2012-07-12T10:17:53+00:000000005331201207
    Resposta

    Olá Almy,

    Legal sua iniciativa, nós blogueiros temos uma grande responsabilidade com nossos blogs. Acho que nossa maior responsabilidade social, maior até que incentivar doações, é informar as pessoas da maneira correta. Ao contrário da mídia tradicional nós também fazemos parte do “povão” e nada mais certo que alertá-los sobre qualquer tipo de injustiça ou desigualdade que esteja ocorrendo dentro ou fora da blogosfera.

    Acredito que pessoas conscientizadas, e corretamente educadas, tendem a procurar por si só participar de ONG’s a praticar ações filantrópicas. Mas é claro, divulgar esse tipo de instituição diretamente também é muito importante.

  • 10 10America/Sao_Paulo julho 10America/Sao_Paulo 2012 at 2012-07-10T22:05:01+00:000000000131201207
    Resposta

    Se não me engano em 2009 teve um site (ativo até hoje, mas desatualizado) que juntou muitos blogueiros e alguns sites da web para criarem artigos com intuito de ajudar de alguma forma o leitor. Cada postagem poderia ou não ter um selo que mostrava a ajuda do blogueiro e divulgando o movimento. Um ano depois o site não se atualizou e eu entendi que se tratou de uma ação universitária para provar o poder da boa ação que não foi continuada, ou se não foi isso, foi de uma ONG.. Não vou dizer o nome pois faz muito tempo que escrevi artigos para ajudar e não sei quais são, mas estão no meu blog. Hoje em dia eu não posto muito sobre ONGs ou organizações legais a este ponto, mas ajudo duas ONGs regionais pelas quais tenho visto crescimento de perto. Como o foco da ONG não é o mesmo que o do meu blog, eu só menciono elas as vezes, é também uma questão de foco na vida do blog rsrsrsrs. Gostei da postagem.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage