SEO

Search Masters Brasil 2014: diário de bordo, impressões e mais. Veja como foi

Minha experiência pessoal no Search Masters 2014 em São Paulo, tudo que rolou por lá, como foram as palestras e networking, confira!

Quem me acompanha aqui no mestre dos sites, sabe que sempre gosto de compartilhar minhas experiências nas idas a eventos, como já fiz no Afiliados Brasil 2014  e 2013. No último final de semana estive no Search masters 2014, evento sobre SEO , SEM, PPC e assuntos relacionados, organizado pelo Leonardo Cabral e pelo Flávio Raimundo. Vou contar aqui um pouco sobre como foi minha experiência por lá, minhas impressões e pontos positivos e negativos que notei.

Search-Master-Brasil-Blog

Contextualizando….

Antes de iniciar, esclareço que o relato abaixo é uma impressão bem pessoal, não tenho agência, nem sou dono de super portal, nem formador de opinião, não sou vendedor de ebook/curso, nem atendo clientes de SEO. Já fiz cursos na área e do pouco que sei aprendi nesses cursos, em dicas de amigos, panelinhas que participo networking que faço por aí, coisas que leio em sites nacionais e também de fora e principalmente: muitos, muitos, muitos testes em meus sites. O que me move a ir em eventos é muito mais encontrar os amigos, fazer networking, conhecer novas pessoas e estabelecer parcerias que possam ser benefícas para mim e as pessoas envolvidas. Não costumo ir a eventos esperando que as palestas irão mudar minha vida, revolucionar meus negócios, ou que irei aprender técnicas mirabolantes por lá. Claro que sempre podem surgir bons insights ( e dessa vez não foi diferente, voltei cheio de idéias), mas apenas para explicar qual é a minha visão, que não é a mesma de pessoas que reclamam que não aprenderam nada, e não entendem que palestra não é mini curso nem treinamento. São os mesmos que falam que ir a um evento como o search masters é perda de tempo. Bom, cada um sabe de si, ano que vem estarei lá novamente :o) Quis falar isso apenas para contextualizar que tipo de relato você irá encontrar aqui.

Search Masters Brasil 2014: diário de bordo

Vou separando pelos dias….

Quinta – 18/09 –

Parti de Vitória/es na quinta, para evitar a afobação de já chegar e correr pro evento. Já nesse dia, encontrei alguns amigos que também trabalham na área e conheço há alguns anos como a Liange Angeli , William Rufino, Roberto Costa, Jhonatas Ricardo, Milla Bessa e finalmente conheci o famoso Joni Oliveira e a esposa Amanda. Foi um dia bom para já trocar algumas idéias e dar boas risadas, afinal a vida sem um pouco de zueira não tem graça :p

Sexta – 19/09 –

Enfim o dia do evento. Encontramos mais alguns amigos, como o Juliano Torriani, Leo Barcelos,  Márcio Motta e Matheus, enfim, uma cacetada de gente. Depois que se começa a frequentar eventos é engraçado que fica sempre aquele clima de “volta às aulas”na chegada, todo mundo se abraçando, cumprimentando e tal, bem legal.

O evento começou com o Leonardo Cabral e o Flávio Raimundo fazendo a introdução e dando boas vindas aos presentes, foi aí que começaram as palestras

Daniel Imamura – O Daniel deu uma palestra bem bacana, falando sobre como validar suas ideias, com dicas para você aumentar as suas chances de sucesso na hora de lançar produtos ou serviços na internet. Foi bem direto ao assunto, e anotei várias idéias legais de estratégias que ele citou.

Alexsander Pelati – Atendendo aos desejos do público, além de oferecer um conteúdo show de bola, o Pelati exibiu vários cases muito bons de SEO, mostrando que tanto ele quanto a organização escutaram as críticas construtivas e entregaram muito conteúdo de valor. Gostei bastante, e a meu ver foi uma das melhores palestras do evento. Afinal, no Slide de powerpoint e na teoria tudo é lindo, mas mostrar o que foi feito e como foi feito, poucos tem a coragem que ele teve. Gostei bastante.

pelati sm

Foto:Divulgação Sm

Coffee Break– hora de encontrar mais gente, fazer contatos e trocar idéias. O espaço era bem legal, com stands da Bing e Uol Afiliados, onde era possível tirar dúvidas e ainda levar pra casa alguns brindes e vouchers das empresas para testes.

Alexander Distádio – a presença do Bing no evento com o Alexander e o stand foi muito bacana, sinal de que estão abrindo os olhos pra tentar conquistar uma fatia do nosso mercado. A palestra, sendo sincero, como já tinha visto no Afiliados Brasil, acabou sendo muito parecida. Mas foi bem bacana para quem estava vendo pela primeira vez. É importante que o mercado cresça e nos dê outras opções além da dependência eterna de tudo do google, acho qualquer esforço nesse sentido super válido. Curiosidade: ele falou sobre alguns projetos da nokia, inclusive com android. Até parceria com a Firefox tá rolando no Windows. Ele destacou que no Brasil, hoje vendem-se mais celulares com windows phone do que Iphones.( Também, 1 iphone custa 3 salários mínimos enquanto um windows phone básico ja sai por menos de 700, enfim… ). Achei interessante, mas alguns amigos acharam meio cansativo e preferiram ir almoçar mais cedo. Acabei indo também.

Bom, partimos pro almoço, e mais uma rodada de networking entre bifes e chopps. :o)

Rodrigo Nascimento, Victor Gamarra, Daniel Imamura e Eduardo Storini – O Leo Cabral fez uma mesa redonda com os 3 que foi bem legal, onde ele provocava algumas discussões e assuntos meio “polêmicos”, foi bem legal e deixou o clima mais descontraído. Além do conhecimento e experiência dos 3 que foi compartilhado e rolou numa vibe bem bacana.Acho desnecessário falar do currículo dos 4 não? heheheh

Natanael Oliveira – em uma palestra bem divertida, o Natanael mostrou sobre como o “cliente monstro” pode infernizar a vida de alguém. O tema principal  foram as 3 Regras de Ouro para você fechar contratos mais lucrativos e nunca mais precisar reclamar dos seus clientes. Eu me diverti e ri na hora e concordei com muito do que ele falou, mas a noite no bar, pensando e discutindo, o grande problema é que muitas vezes as contas chegam e infelizmente a pessoa não tem muita escolha a não ser aceitar um “cliente monstro”. Mas curti a palestra de todo modo.

Camilo Coutinho – o Camilo deu foi uma aula sobre SEO para vídeos, e várias dicas legais de como é possível fazer bons vídeos para aumentar sua presença online e como algumas medidas simples porém altamente eficazes, deixam seus vídeos em boas posições nas buscas e ajudam a divulgar seu site/empresa/negócio. Muito bacana mesmo. Anotei várias dicas e embreve novidades surgirão por aqui na área de vídeos. Senti que muita gente também curtiu.

camilo coutinho sm

Coffee Break – mais uma seção de gordices e network , show!

Pedro Dias- Confesso que me surpreendeu a palestra do Pedro Dias, tinha achado uma palestra dele que havia visto 1 ano atrás bem “caxias” , parecia que o mundo era perfeito e todos os dias ensolarados no mundo do SEO. A palestra que vimos foi um relato sincero sobre várias experiências e também mostrou coisas bem legais sobre como ocorrem as mudanças no Google, como os times interagem , curti bastante e notei que muita gente ao redor também.Inclusive alguns disseram que foi uma das 3 melhores palestras do evento. Mesmo na hora das respostas a perguntas da platéia, ele não ficou em cima do muro e respondeu tudo bem preto no branco, sem rodeios, curti.

E assim, foi o fim do primeiro dia do evento. Era hora de ir pro boteco curtir o que São paulo tem de melhor.

Além das trocas de idéias, até rolou uma aula sobre investimentos em Wall Street, onde as cervejas mudam de preço a todo instante de acordo com os pedidos do mercado:

investimentos

Sábado – 20/09 –

Tive uns contratempos pessoais, o taxista enrolou a gente, e no fim das contas acabei perdendo a primeira palestra do Mardem Reifison (mas me disseram que foi legal, bom pra quem já trabalha ou pretende trabalhar com fotografia nos projetos de seo/redes sociais, com cases bem legais.)

Fábio Lima – cheguei quando já tinha começado, mas mesmo assim, curti bastante o conteúdo que vi da palestra do Fábio sobre Facebook Ads, com vários exemplos e dicas, ele também contou algumas novidades interessante se reforçou o uso do Power editor, que muita gente ainda tem preguiça de conhecer e utilizar, o que é um erro grave se você quer usar todo o potencial do Facebook Ads. Ele mostrou como ele pode ser usado para conversões e não só para branding como todo mundo insiste em repetir por aí. Excelente!

Rodrigo Nogueira – O Rodrigo apresentou algumas dicas interessantes de como fazer para gerar tráfego sem gastar dinheiro com anúncios, e algumas estratégias que podem lhe render visitas e links, como uso de citação de outros blogueiros em seus artigos, uso de recompensas digitais (coisa que particularmente ja fiz e deu um resultado legal) entre outras idéias. Mandou bem.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Diego Ivo – O Diego Ivo aplicou uma excelente palestra sobre os passos para montar sua agência de seo, tudo que é preciso e muito mais. Explicou tudo com dados interessantes e uma linguagem bem acessível. Muita gente achou interessante, mas como não pretendo abrir agência de seo, aproveitei pra resolver algumas pendências pessoais.

Almoço – a organização mais uma vez ouviu as dicas dos participantes e colocou 2 palestras após o Coffe, para o pessoal poder almoçar mais confortável.

Gustavo Bacchin- Mobile First. A palestra do Gustavo foi um tapa na cara, de quem ainda não acordou para a realidade mobile que está aí a nossa frente. Vendas, conteúdo, está tudo lá, e quem não acordar vai ficar pra trás. Além disso, mostrou cases, exemplos, dados estatísticos e muito mais, tudo bem embasado e direto ao ponto. Ouvi de várias pessoas que foi a melhor palestra do evento. Eu particularmente achei que é uma das top 3

Rafael Damasceno – particularmente, me diverti muito nessa palestra, principalmente com as alfinetadas nos famosos “gurus de fórmulas”  e persuassão que andam por aí. Mas além dessa pequena parte mais divertida, o Rafael mostrou conteúdos e cases bem legais, muitos exemplos do que fazer (e também do que não fazer).Falou também sobre Otimização de Conversão, onde deu praticamente uma aula.

Rafael Rez – parte do trio que organiza o Afiliados Brasil e  referência em conteúdo no Brasil, a palestra do Rez era uma das mais aguardas e ele não deixou por menos. Com informações fresquinhas que trouxe de eventos de marketing e conteúdo nos Eua, foi uma excelente palestra, mostrou de verdade como que Conteúdo não é nada sem conversão e como cada conteúdo funciona em cada etapa do funil, muito legal mesmo.

rafael rez

O fechamento ficou a cargo do Leo Cabral e ficamos sabendo de algumas coisas interessantes sobre os eventos do ano que vem, como o Afiliados Brasil por exemplo. Bom, foi uma excelente jornada, agora era retornar para Vitória, não sem antes rever todo mundo para mais um network na rua de noite. Dizem que uma mente que se abre a uma nova idéia, jamais retorna ao seu estado original e particularmente é assim que sempre volto desses eventos, com a mente fervendo de novas idéias e vontade de colar em prática, fora as parcerias que surgem. Se você ficou com medo de tirar o escorpião do bolso esse ano, sugiro que ano que vem, retire-o e passe a frequentar eventos da sua área, é um aprendizado sem limites (assim como a zoeira claro)

nozes

#Buteco – faltou gente na foto, mas sempre falta =p

4 Pontos positivos do evento

– A organização do evento soube ouvir críticas e anseios do público que apareceram na Internet meses antes em grupos do Facebook e principalmente na área de cases, orientou alguns palestrantes a exibirem alguns cases, o que foi bem legal. Acho que isso só agrega valor ao evento.

– Outro fator importante  que curti foi trazerem “novas caras” para essa área, como o Vitor Gamarra e o Nathanael, além de renovar o mercado, aumenta a longevidade próprio evento e desperta mais o interesse dos participantes.

– Embora a localização seja meio complicada e afastada do centro, a  estrutura da Abimaq é bem bacana, inclusive a Internet do local era muito boa, muito melhor do que no Rebouças por exemplo. Eu particularmente já ia anotando as coisas e mandando pro Google drive na hora

– A Palestra extremamente sincera do Pedro Dias, esperávamos por algo assim há tempos e ele matou a pau.Meus parabéns também para o Pelati e os “Rafaéis” Rez e Damasceno que mandaram muito bem também.

4 Pontos negativos do evento

– Algumas palestras sobre negocios fugiam de search e entravam em administracao com teor muito subjetivo e superficial.

– Palestras patrocinadas sempre irão existir e claro, o evento necessita delas para sobreviver, acho perfeitamente normal. Mas alguns conteúdos acabam ficando maçantes e rasgando o verbo, meio chatos mesmo.

– Pouca abordagem de PPC , Adwords, etc.

– Aparentemente o foco do evento são agências (ou peço desculpas se não for e eu estiver falando merda enganado), mas sinto falta de pessoas que tem um grande site falando algo sobre SEO, contando uma experiência ou algo do tipo. Algo como fez o Paulo Lima no Afiliados Brasil 2013, mas mais focado em SEO mesmo. Claro, a pessoa nao precisa abrir dados, não vai entregar seu trabalho, mas ao menos contar uma experiência.

Sugestões

Localização: Não sei se foi boato que o Rebouças estava de reforma, mas acredito que lá teria sido melhor, mais próximo ao centro da cidade, achei a Abimaq meio afastada(embora tenha boa estrutura também), mas fica a sugestão do próximo evento ser no Rio de Janeiro ou Porto Alegre quem sabe, de repente novos ares sejam legais :o)

Coquetel: não sei se isso deixa o evento muito mais caro, mas acho que um breve coquetel ao fim do evento aproximaria bastante as pessoas, apesar do Coffee ser uma excelente iniciativa, não tem jeito, com umas cervejinhas o povo sempre se solta mais, perde a timidez e conhece mais as pessoas.Acho que acaba ate ajuda a divulgar mais o evento com povo tirando fotos no fim.

Conclusão

Indo direto ao ponto, eu particularmente gostei bastante do evento e pretendo ir no ano que vem, seja no Rio ou em São Paulo. Ainda existe uma mentalidade tacanha por aí que confunde evento com curso ou aula. ” Ah eu não vou, não vou aprender nada por lá”, “ah so vai dar ebooketeiro, to fora”. Ouvi esse tipo de coisa ates durante e depois do evento. A essas pessoas só posso desejar que continuem pensando assim, é bom que sobra mais espaço no mercado. Claro que existirão palestras que para você serão consideradas chatas, claro que existem palestras que o público é outro, claro que existe palestra de jabá( o evento precisa se pagar, ora essa). Mas existem várias palestras, em que uma única frase ou um único insight que o palestrante te dá,  faz repensar toda uma estratégia.

Colaboraram comigo no Artigo:  Leo Barcelos, Roberto Costa, Joni Oliveira, Milla Bessa e William Rufino.

P.S: Achei imagens no face por compartilhamento e por hashtag, se alguém for dono das fotos me avise que removo ou dou os créditos, o que preferir :o)

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
tags
Tags: entenda por que é importante dar atenção a elas em seus posts.
google panda
SEO: blogueiros apavorados com o novo update do Google Panda!
seo morreu
SEO não morreu! Participe do ConSEO e veja por quê!
13 Comments
  • Brendon Quintanilha
    17 17America/Sao_Paulo abril 17America/Sao_Paulo 2016 at 2016-04-17T23:02:17+00:000000001730201604
    Resposta

    Deus do céu! Me imagino em um evento deste porte um dia! Muito massa! Obrigado por mostrar detalhadamente!

    • admin
      25 25America/Sao_Paulo abril 25America/Sao_Paulo 2016 at 2016-04-25T08:28:40+00:000000004030201604
      Resposta

      Bom, tem o afiliados brasil agora em maio :o)

  • 8 08America/Sao_Paulo outubro 08America/Sao_Paulo 2014 at 2014-10-08T18:33:25+00:000000002531201410
    Resposta

    […] em troca dessa recompensa digital. É uma técnica bastante utilizada hoje em dia. No último search masters por exemplo, o Rodrigo Nogueira falou dela em sua palestra. Por ser um assunto interessante e por […]

  • 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T23:59:58+00:000000005830201409
    Resposta

    Super post sobre o evento, muito legal o review das palestras, ótimas observações!
    Obrigada pela citação, mais uma vez arrasou no resumão! \o/

  • 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T22:51:22+00:000000002230201409
    Resposta

    Você viu o que eu vi, Almy. Necessidade de networking atendida, palestras com insights que não mudam a sua vida mas ajudam a aprimorar o que se faz, vontade de um coquetel no final e, infelizmente para nós, um foco demasiado em agências para ajudar a pagar a conta do evento.
    O auditório da ABIMAQ custou um terço do preço do Centro de Convenções Rebouças (CCR) e isso faz toda a diferença nos custos do evento; o local é na zona sul, próximo a Congonhas e ao Metrô Conceição – Linha 1 Azul, mais tranquilo e com fácil estacionamento e, mesmo sem a pompa do CCR, atendeu com sobras à demanda.

  • Alex Pelati
    23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T16:02:19+00:000000001930201409
    Resposta

    Almy,

    Mais uma vez você fez um resumo bacana dos eventos. Obrigado pelos elogios à minha palestra, pode ter certeza que receber esses feedbacks, sejam positivos ou negativos, é muito importante para mim, pois estou no mercado há praticamente 10 anos e aprendi muito com o conteúdo compartilhado em blogs e eventos, por isso compartilho meu conhecimento sempre que posso, é uma forma de agradecimento e retribuição ao mercado.

  • 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T09:20:55+00:000000005530201409
    Resposta

    Que mais pessoas tirem o escorpião do bolso 🙂
    Excelente review Almy

  • 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T09:09:20+00:000000002030201409
    Resposta

    Muito bom o post. Parabéns..

    Apenas gostaria de fazer um comentario sobre seu ponto negativo a respeito de cases. MInha palestra era justamente sobre eles. Não falei apenas de fotografia e SEO, apresentei 3 grandes cases, de clientes e como resolvi cada um deles.
    Cases apresentados – Fotorgafo de caes, Claro 4g, GSK, Tricae.
    Em breve disponibilizo os slides.

    Uma pena que você não conseguiu chegar ( de metrô é mais rápido do que de taxi kkkk )

    Mas brincadeiras a parte, ótimo texto. Parabéns.

    Eu concordo com você que vamos ao evento muito mais do que apenas para ver palestras. Sua frase de que o evento é diferente de um curso é excelente. De fato os focos são outros e o Network e conversas de corredor no evento são o que fazem ele valer a pena. Conversei com várias pessoas e com isto novas ideias nasceram e quem sabe parcerias.. Pra mim o evento também foi muito proveitoso.

    Abraços.

    • 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T13:50:29+00:000000002930201409
      Resposta

      Bacana Mardem, como disse la no face, nem todos os taxistas por aí são honestos, na próxima vou de metrô huehueue

  • 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T08:50:49+00:000000004930201409
    Resposta

    Espetacular!
    Um ótimo post que resumiu bem tudo o que foi o Search Masters.
    Parabéns Almy, compartilhei na minha timeline. 😉

    Abs!

    • 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T13:51:03+00:000000000330201409
      Resposta

      Valeu Camillo, e parabéns pela palestra e pelo curso que está lançando!

  • 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T08:41:05+00:000000000530201409
    Resposta

    Ótimo resumo do evento Almy.

    Eu concordo contigo também em relação a falta de palestras ligadas a links patrocinados. É assunto que dá para ser muito abordado.

  • Boanerges
    23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-23T04:12:56+00:000000005630201409
    Resposta

    Parabéns Froes, Boa matéria!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage